Se não encontrar aqui a informação que procura, envie um e-mail para o professor: liandroroger@virtual.ufc.br
Para ver o documento oficial contendo o plano de ensino da disciplina, clique aqui.
Possibilitar ao aluno conhecer e exercitar noções básicas de desenho.
Permitir ao aluno a criação de uma consciência das formas visuais.
Auxiliar no desenvolvimento de habilidades de percepção visual e representação gráfica.
Oferecer um espaço para o estudo de métodos e técnicas básicas de desenho.
A disciplina será conduzida por meio de um mix dinâmico de métodos que pode incluir aulas expositivas, exercícios práticos, demonstrações de processos, estudos supervisionados, discussões e reflexões, sessões de tira-dúvidas, trabalhos globais e orientações individuais.
A avaliação será realizada em 3 (três) etapas:
ETAPA 1: Desenho de observação (vale 4,0) - A atividade de avaliação da 1a Etapa será feita em sala, em data específica durante o tempo da aula e cobrirá os principais conteúdos vistos no início do semestre (linha e proporção).
ETAPA 2: Desenho construtivo (vale 4,0) - A 2a Etapa da avaliação também será uma atividade prática feita em sala, em data definida e durante o tempo da aula, cobrindo os principais conteúdos vistos no meio do semestre (perspectiva e forma).
ETAPA 3: Práticas especiais (vale 2,0) - Na 3a Etapa, cada estudante deve escolher 1 (uma) dos trabalhos que fez durante as aulas de "práticas especiais", a serem realizadas próximas ao final do semestre, e entregar como atividade para avaliação.
A soma das pontuações das três etapas totalizam 10,0 (dez) como nota máxima.
Os critérios de avaliação serão os seguintes:
Pertinência: o desenho precisa ser referente às atividades práticas da respectiva etapa;
Integridade: o desenho entregue precisa estar completo, sem partes faltantes ou etapas omitidas;
Relação evidente entre o trabalho e as aulas: é preciso haver uma conexão perceptível e coerente entre o desenho e os conteúdos estudados naquela etapa;
Empenho percebido: é esperado que haja uma percepção mínima de empenho na realização da atividade;
Qualidade geral: é esperado que haja cuidado e atenção a aspectos gerais que envolvem a realização e a entrega do trabalho, por exemplo: identificar devidamente o seu trabalho com nome; revisar o trabalho antes de entregar; sempre que possível, evitar ruídos excessivos como amassados, rasgões, manchas, sujeira, etc.
Importante saber: Os trabalhos não serão avaliados por meros juízos de valor como "bom/ruim", "bonito/feio" ou "bem-feito/mal-feito". Não será feito nenhum tipo de "ranking" classificatório entre os estudantes - cada um será avaliado em suas particularidades, com auxílio das percepções contextuais construídas pelo professor ao longo das aulas. Caso julgue necessário, o professor poderá solicitar ao(à) estudante arquivos, materiais e/ou informações adicionais para complementar e/ou contextualizar o trabalho, de modo a tornar o processo de avaliação o mais coerente e justo possível. Os critérios e regras da avaliação não significam, obviamente, que estamos em busca de "perfeição" - temos tolerância com pequenos erros ou falhas dentro de um limite aceitável do bom senso; apenas trabalhe da melhor forma possível dentro das suas capacidades. Entretanto, nos casos em que forem identificadas atitudes corruptas, má-fé ou desonestidade na realização do trabalho ou em qualquer das etapas, requisitos ou critérios que ele envolve, a avaliação do respectivo trabalho poderá ser considerada nula.
Lápis comum e papel comum são suficientes. Sempre temos esses materiais disponíveis no ateliê do curso.
Alternativamente, cada estudante pode, também, utilizar seus próprios materiais, caso prefira. Nesses casos, a título de sugestão, recomenda-se: lápis ou lapiseiras de minas variadas (HB a 4B), borracha plástica comum, borracha limpa-tipos, apontador e/ou estilete, papel comum e/ou papel especial para desenho (folhas individuais ou tipo bloco / caderno / sketchbook). Vale ressaltar que adquirir materiais próprios não é obrigatório, e que os itens listados aqui são, meramente, uma sugestão. Nenhum estudante será prejudicado ou beneficiado em seu rendimento com base no tipo de material utilizado, de modo que o principal elemento norteador da disciplina é o conteúdo, não a ferramenta.
Caso o/a estudante deseje utilizar outros materiais e equipamentos da Universidade (laboratórios, mesas digitalizadoras etc.), por gentileza entrar em contato com o professor para que sejam articuladas as providências.
HALLAWELL, Philip. À mão livre: a linguagem do desenho. São Paulo: Melhoramentos, 1994.
MARTÍN, Gabriel. Fundamentos do desenho artístico: aula de desenho . São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.
MATERIAIS e técnicas: guia completo . São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia criadora: nova versão. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
MENEGOTTO, José Luis; ARAUJO, Tereza Cristina Malveira de. O desenho digital: técnica & arte. Rio de Janeiro: Interciência, 2000. 136 p. ISBN 8571930392 (broch.).
PIPES, Alan. Desenho para designers: habilidades de desenho, esboços de conceitos, design auxiliado por computador, ilustração, ferramentas e materiais, apresentações, técnicas de produção . [São Paulo]: Blucher, 2010. 223 p. ISBN 9788521205081.
SAUSMAREZ, Maurice de. Basic design: the dynamics of visual form. Nova York: Reinhold Book, c1964.
WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Além da bibliografia oficial listada acima, seguem, abaixo, outras referências úteis:
DRAWABOX. Lições de desenho construtivo. Disponível em: <http://www.drawabox.com>
EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
HODDINOTT, Brenda. Drawing for dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, 2003.
METZGER, Phil. La perspectiva a su alcance. Madrid: Taschen, 2008.
PROKO. Figure Drawing. Disponível em: <http://www.youtube.com/prokotv>
As notas e frequências só serão lançadas no SIGAA ao final do semestre, após o encerramento das aulas.
Entre em contato com o professor (liandroroger@virtual.ufc.br) e simplesmente peça para ele reconsiderar a avaliação, argumentando o porquê de você achar que sua nota deveria ser diferente.
Por favor, entre em contato com o professor (liandroroger@virtual.ufc.br) e o informe onde está faltando citar o crédito ou a referência de algum conteúdo das aulas. Ele pesquisará e providenciará a informação a você, e ainda ficará grato pela sua contribuição! :)
Liandro Roger, cartunista e professor. Crio desenhos e quadrinhos, às vezes brincando um pouco também com animação. Ensino sobre arte, design e criatividade na Universidade Federal do Ceará.
Portfólio: www.liandro.art
Instagram: @liandro.art