Expandindo nosso treino com formas tridimensionais, vamos explorar formas orgânicas criadas a partir das formas básicas (caixas, cilindros e esferas) que estudamos anteriormente. Tudo isso servirá de base para que, com treino, consigamos desenhar praticamente qualquer coisa: por exemplo, a figura humana, que exploraremos de forma introdutória como ápice deste assunto.
Imagine que as três formas básicas - esfera, caixa e cilindro - não são rígidas, mas feitas de algum material super elástico, flexível e modelável. Imagine que elas podem ser esticadas, amassadas, retorcidas, curvadas, dobradas, deformadas.
Essa flexibilidade na alteração das formas básicas permite a criação de formas derivadas delas que sejam mais orgânicas - não geométricas ou "monolíticas", mas dinâmicas, naturais e, de certa forma, até "vivas" ou animadas. Se você consegue imaginar suas esferas, cilindros e caixas como se fossem feitos de massinha de modelar ou algo parecido, não precisa ficar limitado a desenhar apenas formas "básicas"; pode transformá-las e adaptá-las livremente como precisar.
Abaixo, é possível ver alguns exemplos com explicações adicionais. Mas lembre-se que o maior segredo é praticar!
Duração: 21'54"
Desenhe livremente formas orgânicas diversas. Você pode pegar qualquer uma das três formas básicas como ponto de partida e imaginar a aplicação de alguma força que a deforme: curvar, dobrar, torcer, amassar, esticar. Talvez imagine de que tipo de material essas formas/objetos seriam feitos. Use sua imaginação para brincar com as possibilidades e, se precisar, busque inspiração no mundo real.