História do Wiki MdB: o guia online

As origens do Wiki MdB: o guia online:

Durante a pandemia de 2020 até a metade de 2022, houve um hiato na Maison du Brésil (MdB): o patrimônio ficou sem um diretor administrativo representando a parte brasileira na gestão do patrimônio. Ao fim do ano de 2022, foi eleita uma nova diretora brasileira, a Dra. Maria Ângela Santana Carvalho, para passar um curto período na MdB a fim de avaliar o estado do patrimônio e a qualidade de vida dos residentes após a pandemia do Covid19. Durante poucos meses, a Dra. Ângela Santana conviveu ativamente com os residentes da Maison e, em novembro/dezembro de 2022, ela elaborou e distribuiu um formulário online de sugestões de melhorias para a convivência e acolhimento dentro do patrimônio. Foi a partir desta iniciativa que vários residentes puderam apontar problemas infra-estruturais (conexão de internet, etc) e outras dificuldades/desafios situacionais de convivência dentro de um patrimônio tombado pela UNESCO em Paris.

Em um fim de tarde de uma quinta-feira (14 de dezembro de 2022), uma simples conversa iniciada sobre problemas com conexão de internet com a diretora Dra. Ângela rendeu uma longa discussão com o residente Dr. Caio Vaz Rímoli (CVR) sobre todos os incontáveis desafios administrativos/burocráticos de convivência que os estudantes e pesquisadores brasileiros vivenciavam em Paris ou na França em geral. O residente já tinha passado por várias dificuldades similares durante seu doutorado em Marseille. Entretanto, desta vez, por estar imerso em uma comunidade brasileira em Paris, ele pode ver que não somente ele passava por desafios angustiantes para encontrar esclarecimento e instruções administrativas na França, mas praticamente toda uma comunidade de estudantes e pesquisadores brasileiros recém chegados ao país. A grande maioria dos novos residentes questionavam as mesmas dúvidas e tinham as mesmas dificuldades para solucionar impasses administrativos básicos. Frequentemente as instruções disponíveis na internet eram ambíguas ou relativamente dúbias, e mesmo indagando pessoalmente os servidores públicos franceses nas instituições responsáveis era difícil de se obter informações claras. De modo geral, sempre se precisou investir muito tempo e de um certo traquejo mínimo de língua francesa para filtrar o que importava e solucionar problemas relativamente simples de convivência. Nesta conversa, Caio sugeriu a criação de uma plataforma online tipo um Wiki ("Wikipedia" de um tema) voltada para os residentes da MdB, da mesma forma que já existia no seu laboratório de trabalho em Paris. A ideia foi bem aceita pela diretora Ângela, mas ela já adiantou que para funcionar realmente teria que ser algo elaborado e mantido pelos próprios residentes da MdB, e não pela administração da MdB.

De dezembro/2022 a março/2023, o residente estudou diversos formatos de wiki já disponíveis na internet, mas todos eles tinham algum detalhe de funcionamento que não tornavam a plataforma ideal: gratuita, de fácil acesso, simples de se controlar e de ser editada por um comitê de residentes cuja formação técnica é muito diversa. O residente chegou à conclusão que seria mais garantido manter um wiki por diversas gerações de residentes da Maison se a plataforma online fosse um site feito no google sites, que é simples de ser modificado e de ser ensinado a editar. Entretanto, acumular todas as informações, reescrevê-las de forma organizada, padronizada e protocolada, informando a data/período de funcionamento daquelas instruções estava tomando muito tempo pessoal e não estava sendo fácil implementar esse projeto voluntário sozinho em paralelo com sua pesquisa de pósdoc. O projeto estava teoricamente estruturado, mas precisava de ajuda de outros residentes para acelerar a implementação prática do Wiki MdB. Neste período a diretora Dra. Ângela Santana voltou ao Brasil para continuar seu trabalho na CAPES e um novo diretor foi indicado temporariamente para gerir a Maison: o Dr. Antônio Brasil.

Em uma noite de sexta-feira (31 de março de 2023), houve uma reunião geral convocada pelo comitê dos residentes da MdB, liderado pelo Dr. Douglas Nunes Abreu (DNA), junto do atual diretor Dr. Antônio Brasil. Vários novos residentes participam da reunião. Nela, houve a criação do conceito de comitê estendido para acomodar um grande número de residentes participantes, consistindo de vários pequenos comitês com funções independentes.  Caio discute e propõe a ideia do WikiMdB na reunião. A ideia é bem recebida por todos presentes e a ideia do projeto é discutida mais a fundo, sobretudo de como implementá-la e mantê-la ao longo de gerações de residentes. O comitê estendido foi composto por 2 sub-comitês (o de acolhimento e o de divulgação) e eles se responsabilizaram por ajudar a coletar e organizar informações administrativas para serem adicionadas ao Wiki, que inicialmente seria implementada por Caio. Ao fim desta reunião do dia 31 de Março de 2023 houve a formação dos Gestores do Wiki e, a partir daí, o "Wiki MdB: o guia online" começou a ser construído na prática.

Em um sábado à noite de Abril (08 de Abril de 2023) o "Wiki MdB: o guia online" foi finalmente lançado/publicado online, mas somente a estrutura inicial. Ao longo das semanas seguintes, o Wiki foi atualizado na medida do possível, quase que semanalmente durante os finais de semana ou nos horários livres dos Gestores do Wiki.

No sábado do dia 17 de Junho de 2023, na celebração da Fondation Maison du Brésil de 64 anos, o Wiki MdB: o guia online é publicamente apresentado durante o evento para a comunidade brasileira de estudantes e pesquisadores em Paris, embora ainda estivesse em desenvolvimento.


[update: 2023.06.20 by CVR]

Gostaria de ajudar com o desenvolvimento do Wiki MdB: o guia online?

- Ajudar como Contribuidor do Wiki -

- Contribuir anonimamente

Wiki MdB: Le guide d'instructions administratives pour les étudiants et chercheurs Brésiliens en France.

Wiki MdB: O guia de instruções administrativas para estudantes e pesquisadores brasileiros na França.

Wiki MdB: The guide of administrative instructions for Brazilian students and researchers in France.