História da CIUP

A Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP) nasceu após a Primeira Guerra Mundial, a partir do sonho e do desejo de personalidades envolvidas na vida pública e de filantropos excepcionais. Eles queriam contribuir para a construção de um mundo pacífico, criando um local dedicado a intercâmbios internacionais.

A CIUP nasceu de uma combinação de preocupações higiênicas e pacifistas no final da Primeira Guerra Mundial e de um desejo de responder à crise de moradia. A ambição de seus fundadores era criar uma "escola de relações humanas para a paz", oferecendo aos estudantes franceses e internacionais condições de moradia e estudo de qualidade em um local propício para reuniões e intercâmbios multiculturais.


André Honnorat, um dos fundadores da Cité Universitaire, expressou em 1919 o desejo de criar "um lugar onde os jovens de todos os países pudessem, na idade em que são feitas amizades duradouras, ter contatos que lhes permitissem conhecer e apreciar uns aos outros".

Em 1920, como Ministro da Educação Pública e das Belas Artes, ele e Paul Appell, matemático e reitor da Universidade de Paris, conceberam uma Cité projetada para acomodar estudantes das universidades parisienses. Para os dois homens, defensores do pacifismo internacionalista e membros influentes dos círculos que trabalhavam em torno da Liga das Nações, a educação dos jovens e os intercâmbios entre os países poderiam fornecer uma base para a paz e evitar o retorno de um conflito mundial.

Para alcançar esse ideal, eles encontraram em Émile Deutsch de la Meurthe, um próspero industrial e chefe da Pétroles Jupiter, que se tornou a SHELL France, o primeiro grande patrono que, em 1925, financiou a primeira residência, a Fundação Emile e Louise Deutsch de le Meurthe.


Após a construção da Fundação Deutsch de la Meurthe, foi necessário dar à Cité Universitaire a dimensão internacional prevista desde o início por André Honnorat. Com o apoio do talento administrativo e jurídico de Jean Branet, um conselheiro estadual que se tornou presidente e CEO da Pétroles Jupiter em 1924, e da generosidade e do compromisso do banqueiro David David-Weill, foi criada uma fundação nacional, uma associação sem fins lucrativos.

Ela foi reconhecida como um serviço de utilidade pública em 1925 e formou a base para o desenvolvimento futuro desse projeto visionário. Jean Branet redigiu os estatutos da fundação e deu à Cité universitaire sua organização. Ao seu lado, David David-Weill assume a função essencial de tesoureiro. Graças a suas várias doações, a Cité Universitaire pôde adquirir um hectare e meio de terra em 1927 para ampliar sua área. Esse projeto, que não era muito fixo no início, foi transformado ao longo dos anos graças ao envolvimento de personalidades influentes, cada uma trazendo seu próprio modelo cultural e visão de mundo em um contexto geopolítico em constante mudança.


Nota: texto é a tradução do site oficial da CIUP (aqui).


[update: 2023.05.09 by CVR]

Gostaria de ajudar com o desenvolvimento do Wiki MdB: o guia online?

- Ajudar como Contribuidor do Wiki -

- Contribuir anonimamente

Wiki MdB: Le guide d'instructions administratives pour les étudiants et chercheurs Brésiliens en France.

Wiki MdB: O guia de instruções administrativas para estudantes e pesquisadores brasileiros na França.

Wiki MdB: The guide of administrative instructions for Brazilian students and researchers in France.