História da MdB

História do prédio da Casa do Brasil:

Em 1952, o governo brasileiro encomendou a Lucio Costa o projeto da Maison du Brésil. Costa fez um esboço e descreveu em detalhes a "casa do estudante brasileiro" em uma carta de 1953, mas confiou a Le Corbusier o desenvolvimento do projeto e a direção da construção do edifício. Embora tenha mantido o projeto arquitetônico básico, Le Corbusier introduziu uma série de modificações no esboço original que foram suficientemente importantes para que Lucio Costa se distanciasse gradualmente do projeto.

Inaugurado em 1959, o fruto dessa colaboração conflitante destaca-se como uma obra representativa da arquitetura do século XX. O uso de concreto bruto, o jogo de contrastes entre massas e materiais, a policromia, o uso de pré-fabricação e a concepção racionalista dos espaços internos - cujos móveis foram projetados por Charlotte Perriand e Jean Prouvé - fazem desse edifício um elemento reconhecido do patrimônio arquitetônico moderno, listado em sua totalidade no inventário francês de monumentos históricos desde 1985.

Fechado para reforma em 1997, o edifício passou por uma ampla reabilitação com o objetivo de oferecer aos moradores quartos equipados e instalações compatíveis com as exigências da vida moderna, além de reorganizar os espaços culturais com o objetivo de divulgar a cultura brasileira para um público amplo. Com o apoio do governo brasileiro, do Ministério da Cultura da França e do Conselho Regional de Ile-de-France, a restauração devolveu ao edifício sua glória original.

A reabilitação foi realizada pelos arquitetos Bernard Bauchet e Hubert Rio, em estreita colaboração com a Fondation Le Corbusier, o Laboratoire de Recherches des Monuments Historiques, os Architectes des Bâtiments de France e o Ministério da Cultura da França. O projeto envolveu todos os ofícios e as técnicas mais avançadas para respeitar a escolha inicial de materiais e cores e, ao mesmo tempo, garantir a longevidade do edifício.

Quando foi reaberta em setembro de 2000, a Maison du Brésil teve todas as suas áreas comuns e salas reconstruídas de forma idêntica. A pedido da Fondation Le Corbusier, uma sala "testemunha" que podia ser visitada foi reformada em seu estado original, com seus móveis de 1959 restaurados. O saguão de recepção, com seus painéis de vidro ondulados, ladrilhos Modulor, caixa de correio de vidro, claraboia e móveis de concreto, foi restaurado à sua antiga glória. O teatro, com seus assentos projetados por Jean Prouvé e sua pista de dança, recuperou suas cores originais e seu teto de concreto bruto. Como uma homenagem ao centenário de Lucio Costa, essa sala recebeu o nome do arquiteto em 2002.

Atualmente, a Casa do Brasil é visitada todos os meses por cerca de 500 amadores, estudantes e profissionais da área de arquitetura. Um folheto sobre a arquitetura da Casa, incluindo fotos e plantas, foi publicado em 2001 para eles. Em 2002, uma exposição permanente sobre os projetistas, a construção e a restauração do edifício foi instalada no saguão de recepção.

Nota: 

O conteúdo desta página é a tradução direta do texto original emitido pelo site oficial da Fondation Maison du Brésil.

[update 2023.04.29 by CVR]

Gostaria de ajudar com o desenvolvimento do Wiki MdB: o guia online?

- Ajudar como Contribuidor do Wiki -

- Contribuir anonimamente

Wiki MdB: Le guide d'instructions administratives pour les étudiants et chercheurs Brésiliens en France.

Wiki MdB: O guia de instruções administrativas para estudantes e pesquisadores brasileiros na França.

Wiki MdB: The guide of administrative instructions for Brazilian students and researchers in France.