La Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP)

A Cité Internationale Universitaire de Paris (CIUP) é um campus único no mundo. Todos os anos, ela recebe 12.000 estudantes, pesquisadores e artistas de 150 nacionalidades em suas 43 casas. Ela não oferece educação, mas um modelo original de vida coletiva. Um laboratório de ideias para pensar o mundo de amanhã, a Cité internationale é uma Cité-monde no coração de Paris.

A Cité Internationale Universitaire de Paris é uma instituição única no cenário universitário e institucional francês. Ela é administrada por uma entidade de direito privado, a Fundação Nacional Cité Internationale Universitaire de Paris, reconhecida como utilidade pública por decreto de 6 de junho de 1925. As Universités de Paris são proprietárias dos edifícios. É por isso que a Cité Internationale é um ativo para a atratividade internacional das universidades parisienses e da Ile-de-France. Ela apoia sua política internacional, oferecendo boas-vindas personalizadas a seus estudantes e pesquisadores internacionais.

Concebido em 1925, no contexto do movimento pacifista entre guerras, por personalidades excepcionais, o projeto da Cité Internationale era criar um local dedicado a intercâmbios internacionais, onde jovens de todo o mundo aprenderiam a viver juntos e, ao retornarem a seus países, manteriam laços duradouros que promoveriam a amizade entre os povos. A Cité Internationale foi construída com base em valores fortes: tolerância, solidariedade, diálogo entre culturas e paz.

La CIUP sempre foi pioneira no campo da mobilidade internacional e da recepção de estudantes e pesquisadores internacionais. Há quase 20 anos, ela desenvolve serviços de recepção personalizados que tratam de todas as questões relacionadas à mobilidade e à integração de estudantes e pesquisadores internacionais, sejam eles residentes ou não no campus. Com o apoio da cidade de Paris e da região de Île-de-France, ela estabeleceu a meta ambiciosa de desenvolver uma verdadeira "cultura de boas-vindas".


Nota: texto traduzido diretamente do site oficial (aqui).

[Update: 2023.05.09 by CVR]


A CIUP é uma instituição única no cenário universitário e institucional francês. Uma fundação de direito privado reconhecida como de utilidade pública, ela é organizada de acordo com um modelo de governança federativa.

Uma fundação nacional (La Fondation Nationale Cité Internationale Universitaire de Paris) garante a coordenação geral e gerencia os serviços comuns, bem como as casas não vinculadas a um país ou escola. Fundações específicas gerenciam as casas diretamente ligadas a um país ou a uma escola. O conselho de administração da fundação nacional inclui cinco representantes do colégio de presidentes dessas fundações autônomas. Na fundação nacional, assim como nas fundações específicas, a Chancelaria das Universidades de Paris tem um lugar especial. Todos os ativos da Cité internationale pertencem às Universidades de Paris, representadas pela chancelaria.


A CIUP é uma fundação nacional de direito privado reconhecida como utilidade pública por decreto de 6 de junho de 1925. Ela é administrada por um conselho de administração atualmente presidido por Jean-Marc Sauvé. Dirigida por Guillaume Tronchet, a delegação geral, sob a autoridade do presidente, implementa as resoluções do conselho de administração e garante que as missões da CIUP sejam respeitadas, de acordo com seus estatutos e os atos de doação. A fundação nacional garante a coordenação entre os vários componentes da CIUP, principalmente por meio da promulgação de regras operacionais comuns e da realização de projetos de desenvolvimento ou projetos de interesse comum. Ela também gerencia as 21 casas (incluindo a Fondation Lucien Paye, que é uma fundação protegida) pelas quais é responsável e os serviços da Fundação.

Fundações específicas reconhecidas como de utilidade pública administram as 22 casas diretamente ligadas a um país ou a uma escola. Há também uma casa administrada por uma instituição pública. Elas têm total responsabilidade pelo funcionamento e pela vida de sua casa (orçamento, admissão de residentes, atividades) e têm os direitos e as obrigações do proprietário, em especial a conservação e a manutenção da casa. Elas são administradas por seu próprio conselho de administração, presidido pessoalmente, no caso das maisons de pays, pelo embaixador do país. Um diretor, escolhido pelo conselho, é responsável pela administração da casa e pela execução das decisões de seu conselho.


O colégio de fundações reconhecidas como de utilidade pública se reúne pelo menos uma vez por ano com o presidente da fundação nacional e seu delegado geral para se informar sobre os projetos em andamento na CIUP. É também o local onde as sensibilidades, preocupações e apreciações dos diferentes estados podem ser expressas. Outro órgão, a conferência de diretores, reúne os diretores das casas e serviços todos os meses para discutir a vida no campus e coordenar projetos conjuntos.


Todas as casas são gerenciadas por diretores, geralmente professores universitários ou funcionários diplomáticos dos países que representam. Eles são responsáveis pelo bom funcionamento de sua casa e pela vida cultural da casa. Eles são os interlocutores privilegiados dos residentes, de cuja seleção participaram, e garantem sua boa integração e a qualidade de sua estadia acadêmica e pessoal.

Clique aqui para baixar o estatuto da CIUP.


Nota: texto traduzido diretamente do site oficial (aqui).

[Update: 2023.05.09 by CVR]

Gostaria de ajudar com o desenvolvimento do Wiki MdB: o guia online?

- Ajudar como Contribuidor do Wiki -

- Contribuir anonimamente

Wiki MdB: Le guide d'instructions administratives pour les étudiants et chercheurs Brésiliens en France.

Wiki MdB: O guia de instruções administrativas para estudantes e pesquisadores brasileiros na França.

Wiki MdB: The guide of administrative instructions for Brazilian students and researchers in France.