Como uma igreja cristã liberal e ecumênica, a Congregação Unitarista de Pernambuco é parte do Corpo de Cristo, da igreja católica (universal) e apostólica. O estilo de nossas diferentes celebrações pode ser familiar a você, ou pode ser diferente daquelas às quais você esteja acostumado ou acostumada. Entre nós, tentamos refletir a diversidade presente no Cristianismo, incluindo elementos de muitas tradições cristãs, combinando-as para criar um mosaico de novas experiências litúrgicas afirmativas.
Como uma igreja unitarista, em nosso meio há diferentes compreensões acerca do sentido dos sacramentos cristãos. A maioria de nós acredita que a participação externa nos sacramentos cristãos (o Batismo e a Comunhão) não é necessária para um genuíno discipulado cristão; contudo, ainda que não enxerguemos os sacramentos como uma espécie de exigência para estarmos de bem com Deus, a maioria esmagadora de nós os celebra continuamente como, pelo menos, um memorial à nossa fé. Aqui tentaremos explicar sobre os sacramentos/ritos da Comunhão e Batismo.
Batismo
O Batismo é compreendido de diferentes maneiras pelos membros de nossa congregação. Alguns abraçam a visão sacramental, compreendendo-o como um rito de iniciação à Igreja cristã – uma porta através da qual alguém é recebido como membro da Igreja, um sacramento da graça Divina e uma aliança iniciada por Deus. Outros compreendem-no apenas como um rito de boas-vindas e ação de graças pela vida de uma criança, já que, para essas pessoas, apenas adultos devem tomar decisões sobre sua própria filiação religiosa. Outros, ainda, não veem nenhuma das duas possibilidades como necessárias – optando, assim, por não terem tal tipo de rito celebrado em favor de seus filhos ou deles mesmos. Essa diversidade de opiniões é aceita entre nós; pois acreditamos que há espaço para diferentes compreensões no seio da Igreja. Diferentemente de outras tradições cristãs, em nossa congregação – apesar de a maioria de nossos membros o celebrarem – o batismo não é uma exigência imposta para que alguém seja aceito como membro pleno de nossa comunidade. Também não há uma idade normativa para que alguém seja batizado. Assim, crianças, adolescentes e adultos de todas as idades podem ser batizados. Entretanto, como o batismo cristão é celebrado uma única vez na vida, não rebatizamos pessoas em nossa congregação. Aqueles que já foram batizados (em qualquer tradição cristã), e desejam fazer uma reafirmação de sua fé pessoal como adolescentes ou adultos, podem fazê-lo no rito de Confirmação (ou Afirmação de Fé).
Comunhão
Quase todos os nossos ofícios litúrgicos incluem a celebração da Comunhão (Eucaristia, ou Santa Ceia) porque, de acordo com os Evangelhos, Jesus disse “Façam isto em memória de mim." (Lucas 22:19). Como no caso do Batismo, entre nós também há diferentes compreensões acerca da Comunhão, e essa diversidade é também bem-vinda entre nós.
Entre nós celebramos aquilo que chamamos de “Comunhão aberta”, ou seja, você não precisa ser um membro desta igreja (ou de qualquer igreja), não precisa ser um cristão, para participar deste rito; só precisa ter o desejo de celebrar o Banquete da Vida, ao qual todos são bem-vindos
Para receber a comunhão, você entra numa fila, ao final da qual o Celebrante ou outro ministro lhe oferecerá a hóstia embebida em vinho (suco de uva sem álcool), ou um pequeno pedaço de pão e um pequeno copo do mesmo tipo de vinho. Se você estiver entre nós e não desejar receber a Comunhão, pode permanecer sentado, ou pode dirigir-se à mesma fila e aproximar-se do ministro com seus braços cruzados sobre o peito, para que o mesmo lhe ofereça uma benção, em vez dos elementos da Comunhão. Após receber os elementos da Comunhão (pão e vinho) ou receber a benção, você poderá retornar a seu assento.
Para maiores informações a respeito de celebração de sacramentos ou ritos, contacte um dos Ministros da Congregação.