Como Posso Unir-me à Congregação Unitarista de Pernambuco?
O Significado de Ser Membro
Escolher ser um membro de nossa comunidade é fazer uma afirmação - a respeito da comunidade e de si mesmo. É dizer "Sim" à nossa comunidade e a seus impulsos religiosos:
Chegar ao ponto de fazer tais afirmações não deve acontecer rapidamente ou casualmente. Você saberá que está pronto quando, depois de conhecer um pouco mais esta comunidade, encontrar-se dizendo que esta seja "minha comunidade". O processo de se tornar membro desta congregação é simplesmente um fato de indicar que concorda com os propósitos da Congregação e que está disposto(a) a apoiá-la, assumindo um compromisso público com os demais membros desta comunidade - naquilo sacramento/rito chamado de Confirmação (que inclui uma afirmação pública da Aliança da Congregação), o que significa fazer certas promessas a Deus, a si mesmo e aos demais membros de nossa comunidade. O processo pode incluir, dependendo de cada caso, o rito/sacramento de Batismo, contacte o(a) Ministro(a) para saber mais (em nossa congregação, não rebatizamos cristãos).
Também acreditamos que cada pessoa seja chamada a um ministério. Há uma vocação, um dever, ao qual Deus chama cada um de nós. Esses chamados mudam com o tempo. Às vezes somos chamados a ministrar basicamente às nossas famílias, em outras ocasiões para cuidar de outras pessoas, às vezes para ministérios de responsabilidade social, etc. Descobrir seu próprio chamado é uma grande responsabilidade da vida religiosa. Como Albert Schweitzer escreveu: "Não sei que deveres vocês escolherão em sua vida, mas eu sei que os únicos dentre vocês que serão verdadeiramente felizes serão aqueles que buscaram e encontraram formas de servir".
Um pensamento final: se juntar à Congregação não significa que se tenha alcançado um destino religioso, que se tenha respondido a todas as perguntas religiosas, ou alcançado a "salvação". Em vez disso, juntar-se a esta Congregação significa que você está disposto a começar uma peregrinação. A Congregação é um bando de peregrinos. Somos pessoas dispostas a, nas palavras das antigas Alianças puritanas, "caminhar em amor uns para com os outros".
Tornar-se membro é uma decisão de se tornar membro da comunidade chamada Congregação Unitarista de Pernambuco. É também uma decisão a respeito das próprias convicções religiosas. Ser membro tem uma dimensão comunitária e pessoal.
Dimensão Comunitária
Esta comunidade veio a existir, e continua a existir, porque um grupo de pessoas escolheu ser uma congregação, escolheu fazer uma aliança com Deus e uns com os outros para adorar a Deus no contexto dessa comunidade e compartilhar suas vidas religiosas juntos.
Adoração. Os ofícios dominicais são a vida desta comunidade. Nos reunimos para ouvir e contar as histórias de nossa tradição, para ponderar a respeito de nossos textos sagrados, para sermos desafiados e inspirados, para lidar com questões de fé e esperança e amor, para orar e cantar, e para abrirmos nossas mentes e corações ao Espírito que revive e renova nossas vidas.
Vida Comunitária. Também nos reunimos para desfrutar da companhia uns dos outros, em jantares e outros eventos sociais, para estudarmos e discutirmos assuntos de nosso interesse, para apoiarmos uns aos outros na busca de crescimento e maturidade religiosa, para educarmos nossos jovens, e para nos ajudarmos mutuamente o quanto seja possível.
Mordomia. Uma campanha anual de doação acontece, conduzida pelo Comitê de Mordomia, pedindo que as pessoas considerem que contribuições financeiras podem fazer para ajudar a obra desta comunidade. As contribuições são vistas como uma expressão de nossa própria vida espiritual e de nossa gratidão pela própria vida. Todas as contribuições são mantidas em sigilo. Anualmente, um relatório com o registro do quanto foi arrecadado e como o montante foi usado é divulgado pelo Comitê de Mordomia, durante a Assembléia Geral da Congregação.
Assembleia Congregacional. A pessoa jurídica da Congregação pertence aos, e é governada pelos, seus membros. Como uma organização democrática, a congregação escolhe seus ministros, elege seus oficiais, e adota um orçamento. Uma Assembleia Geral acontece anualmente em Fevereiro, e outras assembleias especiais em outras épocas. Todos aqueles que tenham idade legal, tenham sido membros por pelo menos seis meses e tenham demonstrado um compromisso contínuo para com a Congregação podem votar nas assembleias.
Desses quatro, a participação nos ofícios religiosos é claramente o principal aspecto de ser parte desta Congregação. Os outros aspectos são questões de interesse e habilidades pessoais.
Dimensão Pessoal
O que ser membro dessa comunidade significa para você é uma questão que só você pode responder. É tão difícil de responder quanto a pergunta "o que significa ser cristão?". Na verdade, de diferentes maneiras elas são a mesma pergunta. Esta congregação não define a resposta para todos em todos os tempos porque acreditamos que as pessoas devam ser livres para crescerem em sua fé dentro de suas próprias habilidades. Dessa forma, o significado pessoal do que seja ser um membro desta comunidade é o significado que você escolhe em sua própria vida.
Há, entretanto, quatro aspectos do Cristianismo que podem servir de base:
Kerygma, do grego, que significa: a mensagem, aquilo que é pregado e acreditado. Crenças são importantes, muito importantes para que sejam deixadas para credos impostos a todos. Nesta comunidade livre, apenas você pode definir o que você acredita. Concordamos a respeito da importância central da religião cristã, e os Ministros buscam ser fiéis a isso em seus discursos. Também buscamos explorar o sentido e as opções de crenças religiosas em nossos grupos de estudos.
Leitourgia, do grego, que significa: liturgia, adoração, ou culto. Nossas disciplinas de oração, meditação e estudo, pessoais e coletivas, nos ensinam a examinar as profundezas de nossos corações, a elevar nossos espíritos quando estamos desanimados e a alegrarmo-nos em tempos de regozijo. Cada pessoa precisa descobrir as disciplinas que lhe fortalecem, e ter a autodisciplina da prática regular.
Koinonia, do grego, que significa: vida comum, comunidade. Pessoas que adoram, estudam e trabalham juntas podem passar a se conhecer e se importar umas com as outras. Amizades nascem assim. Como? Veja Colossenses 3:12-16.
Diaconia, do grego, que significa: serviço. Um cristão é chamado para apoiar a justiça e misericórdia no mundo. Demonstramos nossa fé da melhor maneira “em ações, não em credos”, na maneira como vivemos e não nas crenças que proclamamos. A justiça social é parte de nossa tradição religiosa. Cada membro precisa encontrar as áreas às quais são chamados para ministrar ao mundo.
"...praticar a justiça, amar a misericórdia, caminhar humildemente com Deus." (Miquéias 6:8)