Somos uma comunidade cristã liberal, de espírito ecumênico, mas enraizada na tradição teológica unitarista de comprometimento com a liberdade, razão e tolerância.
Como unitaristas, não se exige de nós que abracemos uma lista de crenças (=um credo). Para nós, a essência de ser igreja é ser uma comunidade – uma unidade de espírito entre cada um dos membros, e uma unidade de espírito entre as pessoas da igreja e Deus. Não prometemos acreditar, prometemos buscar. Não valorizamos a igreja por ela oferecer respostas; a valorizamos por ela ser um lugar onde podemos questionar juntos. Nossa alegria mais profunda vem do apoio que damos uns aos outros na jornada.
Nossa comunidade se une em torno de uma aliança que fazemos uns com os outros e com Deus, e a adesão a esta aliança é a única exigência “de crença” feita para que alguém se torne parte desta comunidade. A comunidade é formada por pessoas que podem ter diferentes concepções a respeito de vários pontos da tradição cristã, mas que, assim mesmo, se esforçam para construir uma comunidade de fé juntas.
Nosso culto é formal – isso é, seguimos uma liturgia tradicional, que segue o calendário do Ano Cristão, com celebrações especiais da tradição unitarista, e outras datas mais marcantes para nossa própria comunidade. Para saber o que a comunidade unitarista acredita, você tem de observar como ela celebra: nossa liturgia é uma declaração do que acreditamos. Celebramos a Santa Comunhão, também chamada de Eucaristia, todas as vezes que nos reunimos, e absolutamente todas as pessoas são convidadas a participar – independentemente de serem membros de nossa comunidade ou não, ou de serem membros de alguma outra igreja ou não -, sendo esta uma declaração de fé no amor incondicional de Deus para com todas as pessoas.
A seguir, você poderá encontrar ligações para o texto de nossa Aliança e uma explicação geral de algumas compreensões teológicas que regem nossa comunidade: