Independente da época do ano, Black Friday, Dia das Mães, Natal ou até mesmo Páscoa, o Merchant Center ferve em uploads, mas também tropeça em erros. Quando menos se espera, o que o inocente do cliente faz? Busca ajuda em prantos ao nosso time, claro 💪!
Tome nota para saber como lidar com esta tarefa!
Uma conta de shopping deve começar a ser analisada pelo Gearloose e não diretamente pelo Merchant Center. Por quê? Porque ele dá uma visão geral resumida na primeira tela de tudo o que o Merchant Center "esconde" em diversas telas.
Muitos agentes acessam o Merchant Center diretamente sem passar pelo Gearloose. Com isso, muitos deles não tomam conhecimento do que está faltando no site. Verificar os erros de conta dentro do Account Issues no Merchant Center não é errado, mas a informação dentro dele é simplista e não mostra necessariamente a causa matriz do problema - que é aquela que está informada exclusivamente no Gearloose e que deve ser guiada pelo cliente para que conserte-a.
Aqui: gearloose.corp.google.com
Busque a conta pelo MCID (Merchant Center ID) no campo de busca no canto superior direito. Você também pode buscar pelo CID do Ads, desde que as contas estejam vinculadas.
É possível pedir revisão de uma conta diretamente dentro do Gearloose. Muito mais rápido e prático.
Duas coisas:
1- conserto de erros
2- adaptar produtos (se necessário)
Eles fazem parte da tarefa de Shopping Feed Optimization. Alguns estão sob nosso alcance, podendo ser corrigidos com uma regra ou feed suplementar. Outros dependem de ação do cliente.
Entenda os mais comuns e como proceder
Unavailable desktop/mobile landing page: ocorre quando um produto encontra-se no feed, mas não no site. Muitas vezes a página deste produto, ao ser acessada, denota-se o erro 404. Recomende o cliente a remover o produto do feed ou que possa voltar o produto ao site, mas que exiba nele uma informação de que está indisponível.
Pending initial review: quando uma conta no Merchant Center tem seu feed reprovado por conta deste status, isso se deve ao fato de que o robô do Google não conseguiu acessar o site para fazer a leitura do arquivo e produtos. Para isso, siga este artigo e insira as linhas necessárias dentro do arquivo robots.txt. https://support.google.com/merchants/answer/6098185. Neste caso, necessita-se de uma ação do cliente.
Invalid value [gtin/mpn]: o GTIN/MPN é um valor obrigatório para produtos que necessitam de identificação. Trata-se basicamente do código de barras (no caso o GTIN) ou identificação do fabricante (no caso o MPN). Peça para o usuário verificar o produto e os valores são válidos. Use esta documentação como referência: https://support.google.com/merchants/answer/6324461. Você também pode usar o atributo identifer_exists para declarar que um determinado produto não necessita de GTIN.
Promotional overlay on image [image link]: produtos com marca d'água ou qualquer tipo de informação em texto contido nela. Dica: clicando em Configurações > Melhorias Automáticas > Editar Melhorias automáticas de imagem, o Merchant Center consegue consertar automaticamente algumas imagens. Veja bem: algumas. Se o cliente puder fazer essas melhorias por ele próprio, seria melhor.
Mismatched value (page crawl)[availability/price/sale_price]: ocorre quando o robô do Google encontra outra informação na página, diferente daquela que está no feed. Este cenário ocorre quando:
o cliente atualizou o preço no site e não no feed (ou, o feed já está atualizado, mas ainda não a subiu);
muitos clientes inserem o preço de desconto (de boleto, ou cartão "cliente") dentro do atributo price ou do sale_price. Estes preços não são válidos como promoção.
o cliente pode estar usando dados estruturados em sua página, pela qual o valor pode ser diferente. Para checar, utilize esta plataforma e procure se o atributo price contém o preço indevido;
E se tudo estiver correto? Pode ser que, de fato, tudo esteja correto, mas infelizmente o erro surgiu. Recomenda-se o usuário remover o produto e subí-lo novamente com um outro ID;
Alerta é alerta, erro é erro? Okay… mas isso não impede de receber nossa humilde atenção. Para prevenir futuros erros, ou até mesmo aperfeiçoar o feed, a fim de deixar uma descrição melhor ou inserir identificações e informações, atente-se à notificação de alertas como este:
Já temos listado no Tech Helper os erros mais comuns no Merchant Center. Acesse eles:
Você pode conhecer mais sobre os erros do Gearloose através desta documentação interna:
Regras devem ser criadas em situações em que o feed exige alterações de impacto em sua origem de dados ou modificações em determinadas visualizações. Existem três tipos de ambientes que podem-se trabalhar: origem de dados, modificações e feed suplementar. Entretanto, vamos considerar nesta leitura situações envolvendo cenários.
Para este cenário é mais adequado usar o processo por regra, já que ele atingirá todos os produtos de uma vez. Note: estamos considerando neste cenário um impacto onde uma regra atinja todos os produtos.
1- Busque pelo atributo identifier_exist para adicioná-lo:
3- Escolha o valor (na maioria dos casos, escolhemos NÃO)
4- Clique em Ok, salve e aplique.
Como este cenário envolve apenas alguns produtos, ou seja, produtos escolhidos a dedo pelo cliente, o processo reflete-se ao uso de Feed Suplementar. O atributo adequado para este processo deve ser o exclude_destination.
1- Crie um Feed Suplementar
2- Abra o Google Sheets gerado e na célula A1 insira o valor ID, enquanto na célula B1 insira o atributo exclude_destination.
3- Cada valor inserido da segunda linha para baixo deve corresponder ao ID de produto que o cliente deseja remover do feed.
4- Adicione o valor correspondente a cada ID. Se o cliente deseja remover do Google Shopping use o valor Shopping_ads. Se deseja remover do remarketing dinâmico, utilize Display_ads. Ou, se deseja remover das listagens gratuitas, use Buy_on_Google_listings.
1- Procure pelo atributo custom_label (ou rótulo personalizado)
3- Trabalhe de acordo com a lógica da condição que necessita para atingir os produtos que quer alcançar. Neste cenário, usamos um condicional que o atributo price deve ser maior que 300.
4- Insira um valor personalizado para identificação deste custom_label
5- Clique em Ok, salve e aplique.
1- Siga os passos de criação de feed complementar do cenário "o cliente pediu para excluir alguns produtos";
2- Abra o Google Sheets gerado e na célula A1 insira o valor ID, enquanto na célula B1 insira o atributo custom_label_0. (custom_labels podem ser adicionados de 0 a 4, mas antes de inseri-los, certifique que o feed não contenham rótulos existentes com o valor que esteja inserindo).
3- Adicione o valor correspondente a cada ID. Esta personalização é muito independente do próprio cliente, pois apenas ele que conhece em seu rol de produtos aqueles que são os mais vendidos. Insira o valor que deseja:
4- Processe o feed complementar
A bota a seguir parece bonita. Mas seu título é muito comum e pouco intenso.
Uma consultoria de Shopping Feed Optimization é aberta com o intuito de aperfeiçoar este título. Lembre-se que você não precisa ser um especialista em marketing para saber o que é melhor para o alcance do produto. Apenas tome ciência do que é importante conter em um título:
Marca
Material/Estampa
Tamanho/Peso/Largura
Cor
Gênero
Idade
Aplicando estas melhorias, perceba como o feed fica mais atrativo:
E como essa melhoria foi feita? Notamos que o feed contém atributos que valorizam a informação do produto. Perceba que os atributos Marca, Material, Cor, Tamanho e Gênero estão contidas nos dados processados:
Dessa forma, aproveitamos estes atributos e criamos modificações por meio uma regra. Veja como montamos esta otimização:
Neste produto, usamos o atributo "título" e usamos uma modificação do tipo "Append". Este tipo adiciona palavras depois do título atual. Selecionamos os atributos mencionados acima, entretanto, note que entre eles adicionamos espaços vazios, que justamente condizem com o espaçamento de um valor para o outro.
Uma vez salvo, a regra é processada em até 3 dias.
Depois de customizar seu produto e deixá-lo preparado para anunciar, saiba que você pode escolher quais deles podem estar visíveis ou não em uma campanha. Como fazer? Siga os passos:
1- Acesse uma campanha de Shopping e clique para acessar um Grupo de anúncio:
2- Ao acessar este Grupo de anúncio, note que estará disponível os Grupos de produtos. Passando o mouse em cima deste, surgirá o botão de +, que irá sugerir para adicionar uma subdivisão.
3- A tela a seguir mostrará todos os produtos do feed disponíveis, pelo qual o cliente pode escolher qual deseja anunciá-los.
4- Escolha qualquer opção, entre elas o rótulo personalizado (custom_label) para selecionar os produtos pelo qual deseja anunciar.
Curtiu?
Temos um material de treinamento disponível para todos - e atualizado. Acesse:
Shopping Ads: Introdução ao Google Merchant Center
Shopping Ads: Shopping Feed Setup
Shopping Ads: pré/pós-processamento, contas suspensas e campanhas