Uma das task que mais tem caído para muitos agentes é a famosa migração para o Analytics 4.
Como sabemos, o Universal Analytics será descontinuado em Julho de 2023 e todos que ainda estão estagnados nessa versão deverão migrar até essa data.
Migrar pode parecer um bicho de 7 cabeças, principalmente pela falta de documentações oficiais e etc, porém, não é uma tarefa nada difícil, claro, dependendo do contexto.
A única diferença entre as migrações é que quando o caso é um GA4 E-Commerce Migration, você deve migrar o cliente para o GA4 e ativar o módulo de Enhanced E-Commerce também nessa propriedade.
Caso a task seja um GA4 Migration, o Enhanced E-Commerce não é necessário, faça apenas se o cliente solicitar.
Para o Enhanced E-Commerce temos alguns contêiners já prontos aqui no Tech Helper, onde você pode importá-los dentro do Google Tag Manager do cliente e o contêiner terá todas as tags necessárias. Procure a página da plataforma do cliente (CMS) na seção de Soluções CMS e verifique se a plataforma já tem um contêiner para GA4 pronto.
Caso não tenha um contêiner pronto para a plataforma do cliente, clique no link abaixo para ver o tutorial para fazer o Enhanced E-Commerce pro cliente:
OBS: Nessa documentação, eu não irei entrar em detalhes sobre o Enhanced E-Commerce ou como você pode realizar esse tipo de migração, pois o mesmo processo deve ser feito manualmente para o GA4 na maioria das plataformas, com migração do GA4 ou não.
Portanto, caso você precise migrar o Enhanced E-Commerce pro seu cliente também, siga as documentações (links acima) desse tema aqui no Tech Helper (contêiners prontos ou tutoriais).
A migração exige alguns padrões de qualidade simples, você deverá começar mapeando o que deverá ser migrado.
De cara já vamos listar por aqui a única coisa que poderá ser migrada para o GA4: Metas e E-Commerce caso solicitado!
Mesmo que seja um caso de GA4 Migration ou GA4 E-Commerce Migration, as metas serão migradas. O E-Commerce só precisará ser migrado caso o cliente solicite ou utilize os relatórios de E-Commerce no UA.
E nesse momento alguns clientes podem questionar: "E meus funis e filtros?" / "E meu remarketing?".
Devemos lembrar o cliente que o GA4 foi trabalhado pra ser mais fácil de manusear, portanto, essas partes que exigem uma configuração maior ou mais específicas foram cortadas nessa versão, sendo assim, explique para ele que a única migração que será feita será da propriedade e das metas e caso seja um caso de GA4 E-Commerce Migration, os relatórios de e-commerce.
O GA4 é mais enxuto nessas questões específicas de configuração, portanto ajude o cliente a tirar as dúvidas buscando ajuda no grupo de SME's ou nas documentações do Analytics caso a dúvida seja muito específica.
Agora seguindo o mapeamento da migração, acesse a propriedade do Universal Analytics que o cliente deseja migrar e verifique a opção Configurações de E-Commerce.
Caso as opções de e-commerce estejam desativadas:
Significa que você NÃO precisará fazer o E-Commerce Migration, apenas a migração das metas.
Caso as opções de e-commerce estejam ativadas:
Você deverá ir nos relatórios de E-Commerce do cliente e verificar se tem o relatório de receitas.
"Conversões > E-Commerce > Visão Geral"
Caso o cliente tenha relatórios de E-Commerce preenchidos no Universal Analytics (print abaixo), pergunte para o cliente se ele utiliza esses relatórios pra algo. Alguns clientes possuem os relatórios, mas não visualizam ou não sabem que existe (geralmente nesses casos o cliente instalou o Analytics por alguma integração de CMS).
Caso ele diga que utiliza esses relatórios, você TERÁ que realizar o GA4 E-Commerce Migration, para que o cliente consiga acompanhar os relatórios de E-Commerce também no GA4, além de migrar as metas.
Agora caso ele diga que não utiliza esses relatórios, você pode avisar que irá migrar apenas as metas. Se ele aprovar e concordar, você não precisará fazer o GA4 E-Commerce Migration, apenas migre as metas.
Após confirmar com o cliente sobre o E-Commerce e definir se irá migrar ou não, você pode começar o mapeamento das metas.
Entre na seção "Administrador" e na coluna "Vista" clique na opção "Metas".
Caso a seção de Metas esteja vazia
Digamos que você deu sorte por agora. Sem metas a migração será bem mais tranquila, pois você precisará apenas instalar a tag do Analytics no GTM ou no site do cliente, e, caso ele precise, o Enhanced E-Commerce.
Agora caso ele tenha algumas metas:
Você deverá perguntar ao cliente quais metas ele deseja migrar.
Nesse momento poderá ocorrer algumas situações, como por exemplo:
Cliente não saber responder, ou dizer que irá verificar com alguém. Para esses casos peça para ele definir quais metas serão migradas e faça um follow up com ele e defina o que será migrado.
Caso ele diga que não quer nenhuma meta, você não precisará migrar nada.
Agora caso ele diga que quer todas, ou sinalize algumas, você deverá migrar.
Vamos aprofundar um pouco no tema sobre metas daqui a pouco.
Por agora vamos iniciar o processo de migração.
Para iniciar o setup do Analytics 4, precisamos fazer algumas configurações primárias. Siga o passo a passo abaixo:
OBS: Pode ser o que o seu cliente já tenha uma propriedade do GA4 criada, caso ele já tenha uma, pode pular direto para o passo 3.
1 - Na propriedade do UA que será migrada do cliente. Clique na opção "Assistente de configuração do GA4" na coluna central.
2 - À direita, clique em "Vamos começar" e em seguida, aparecerá um popup. Clique em "Criar propriedade". Aguarde finalizar a criação da propriedade e em seguida clique em "Acessar propriedade do GA4".
3 - Ao fazer todo o processo do passo 2, a propriedade criada do GA4 irá abrir em uma nova aba do navegador. Abra essa aba e você deverá ver a propriedade do GA4 criada, conforme print abaixo.
4 - Na coluna da propriedade (esq.), clique em "Configurações de dados" e em seguida clique em "Coleta de dados".
5 - Clique no botão "Vamos começar" no canto superior da página que irá abrir para ativar os Indicadores do Google (Google Signals). Em seguida irá abrir o setup do Google Signals, basta clicar em "Continuar" e depois em "Ativar".
6 - Após ativar o Google Signals você voltará para a tela de "Coleta de Dados". Após voltar, role até o final da página a direita, expanda a opção "Confirmação da coleta de dados do usuário" e clique no botão "Eu confirmo". Após isso a mensagem "Recebida" deve aparecer.
7 - Feitas as configurações de coleta de dados, vamos precisar linkar a conta do Google Ads do cliente nessa propriedade do GA4. No menu da esquerda (Coluna propriedades), role até a opção "Vinculações do Google Ads"
8 - Clique na opção "Vincular", após isso irá abrir a janela para você escolher a conta que será vinculada. Clique no botão "Escolha as contas do Google Ads" e selecione a conta do Google Ads do cliente e clique em "Confirmar" no canto superior direito.
OBS: O cliente pode não encontrar a conta do Google Ads dele nesse momento. Certifique-se de que ele está logado na mesma conta do Ads ou que ele tenha acesso administrativo tanto na conta do Ads quanto na conta do Analytics.
9 - Após isso, basta clicar em "Próxima", "Próxima" e "Enviar".
10 - Feito todos os passos anteriores o setup da conta do Analytics foi concluído. Agora basta realizar a instalação da propriedade por Google Tag Manager ou Gtag (global site tag) com o ID da métrica da propriedade.
As antigas metas viraram Conversões no GA4. Mas não se preocupe, elas ainda estão semelhantes ao Universal Analytics, porém, a configuração mudou um pouco.
As metas basicamente são os objetivos de rastreamento do cliente, muito semelhantes as conversões do Google Ads.
Ou seja, o que gera valor agregado pro cliente no site, é que são as metas. Nesse exemplo pode entrar compras, envios de formulários e até mesmo cliques no botão do WhatsApp.
Para uma conversão ser criada no GA4, agora devemos configurar um EVENTO (Analytics Event Tracking) e em seguida transformá-lo em uma conversão.
Para falar sobre migração, primeiro precisamos explicar quais tipos de metas existem no Universal Analytics:
Meta de Destino:
Rastreia quando o cliente chega em alguma página, como por exemplo uma página de "obrigado" após um envio de formulário.
Meta de Duração:
Rastreia quando o cliente passa determinado tempo em uma ou mais páginas do site, por exemplo "3 minutos na página de produto".
Meta de Evento:
Rastreia um evento personalizado enviado por código ou GTM. Isso é muito semelhante ao que faremos no GA4 para migrar as metas. Como exemplo podemos usar uma meta de compra, ou seja, quando o usuário fizer uma compra no site, enviamos um evento gtag pro Universal Analytics que recebe o evento e dispara a meta.
Meta de Páginas:
Rastreia a quantidade de páginas visitadas por um usuário, por exemplo, se o usuário visitou 3 ou mais páginas do site.
Como agora sabemos os tipos de metas, devemos começar a migração.
Para cada tipo de meta que será migrada, vamos criar uma tag de evento do GA4 para essa meta.
Por exemplo: Se o cliente tem uma meta no UA de clique no botão do WhatsApp que será migrada para o GA4, você irá criar uma tag desse evento no GTM ou código (dependendo do que o cliente tiver instalado no site) e disparar com acionador no clique do botão do WhatsApp.
No exemplo abaixo, criei duas metas para exemplificar uma migração. Uma meta será do tipo destino e outra do tipo duração.
Vou começar a migração pela meta do tipo Duração.
Como podemos ver na configuração da meta de "5min na página de produto", ela é bem auto descritiva, irá disparar a meta assim que o usuário fizer 5 minutos na página de algum produto.
Vamos clicar nessa meta e ver os detalhes dela:
Como podemos ver, ela tá com uma duração definida de 5min.
Agora vamos simular a configuração uma tag no estilo GA4
Para configurar uma conversão no Analytics GA4, precisamos agora enviar os "Eventos" como dissemos anteriormente, e para enviar os eventos podemos fazer de 2 formas distintas: Criar o evento diretamente no Dashboard do Analytics GA4 ou criar uma Tag no GTM ou via Código para configurar o evento.
Como temos no exemplo acima 2 tipos de metas que serão migradas, iremos primeiro configurar a de duração via GTM e posteriormente a de Destino via Analytics GA4.
1 - Com o GTM aberto, entre na seção "Tags" e clique no botão "Nova" para criar uma nova Tag.
2 - Clique em "Configuração da Tag" e selecione "Evento do GA4"
3 - Clique em "Tag de configuração". Nesse momento irá abrir uma lista onde você pode selecionar a Tag do GA4 do cliente (caso ele tenha instalado o GA4 por GTM) ou o ID da Métrica do GA4 externo. No caso desse exemplo eu usei externo, ou seja, defini manualmente o código.
4 - No campo "ID da métrica" inseri o ID da propriedade do GA4. No campo "Nome do evento" inseri um nome de evento personalizado. Nesse campo eu posso tanto enviar qualquer nome, como alguns nomes de eventos reservados no próprio GA4 como por exemplo "Add_to_cart" ou "View_item". Como no nosso exemplo estamos falando de uma meta personalizada do Universal Analytics que está sendo migrada, eu posso usar o nome que achar conveniente. Só tome cuidado com acentuação e espaços, eu preferi colocar no formato abaixo: Sem acentuação, minúsculo e com underlines cobrindo os espaços.
5 - Após finalizar a configuração da tag iremos adicionar o acionador. Clique abaixo em "Acionamento" e escolha o acionador desejado. Como no nosso caso a meta é uma meta de "Duração", irei usar um acionador do GTM chamado "Timer", onde eu posso definir algumas opções pro disparo da tag em um período de tempo determinado. Como você pode notar abaixo, fiz as configurações de intervalo, limite e página pra disparar. Na print há as explicações de cada campo.
6 - E pronto, a tag está configurada. Após configurar a tag e o acionamento, basta copiar o nome do evento do GA4 (vamos precisar do nome para criar a conversão no painel do Analytics) e salvar todas as configurações e enviar (publicar) o contêiner.
Após esse processo, chegamos na metade da configuração. Em alguns casos você não precisa fazer mais nada, apenas pode testar se o evento funciona via Tag Assistant e fechar o caso, pois o cliente já terá esse Evento nos relatórios disponível para ele visualizar. Porém, se o cliente disser que precisa desse evento como conversão no Ads ou que quer marcar esse evento como Conversão apenas pelos relatórios específicos do Analytics, vamos precisar seguir para o passo 7.
7 - Caso você queira transformar esse evento em conversão, basta entrar no Analytics GA4 do cliente, no menu da esquerda clicar em "Configurar" depois ir em "Conversões" e clicar no botão "Novo evento de conversão"
8 - Irá abrir um popup onde você deve inserir o MESMO NOME DE EVENTO COPIADO NO PASSO 6. Ou seja, o mesmo nome de evento da Tag do GTM, e que no nosso caso é "tempo_em_pagina". Após isto basta clicar em "Salvar".
9 - E pronto, o evento já virou uma conversão (meta) do GA4. Certifique se de que a opção "Marcar como conversão" está habilitada.
E assim migramos nossa primeira meta do Universal Analytics para o GA4 usando o GTM. Caso queira seguir essa estratégia para todas as metas do cliente, você pode, bastando apenas mudar os acionadores nas tags que forem sendo criadas no GTM. Veja abaixo um exemplo de acionador pra uma migração de "Meta de destino":
Acionador Page URL contém (destino). Onde destino é a página de destino que será trackeada.
Após finalizar a migração de todas as metas, o cliente pode decidir por importar para o Google Ads ou não, mas lembre-se, se for importar, deixe a "Ação de conversão" configurada como SECUNDÁRIA para não interferir nas campanhas do cliente, há não ser que o cliente dê o consentimento ou peça para que a conversão fique como primária mesmo sendo importada do Analytics.
1 - Entre na propriedade do Analytics 4 do cliente e no menu suspenso a esquerda selecione a opção "Configurar.
2 - Clique no botão "Criar evento"
3 - Em seguida clique no botão "Criar". Irá abrir essa janela para você criar seu evento personalizado. No exemplo de agora, estamos migrando a meta de destino, portanto, a configuração ficou dessa maneira.
Após esse processo, chegamos na metade da configuração. Em alguns casos você não precisa fazer mais nada, apenas pode testar se o evento funciona via Tag Assistant e fechar o caso, pois o cliente já terá esse Evento nos relatórios disponível para ele visualizar. Porém, se o cliente disser que precisa desse evento como conversão no Ads ou que quer marcar esse evento como Conversão apenas pelos relatórios específicos do Analytics, vamos precisar seguir para o passo 4.
4 - Caso você queira transformar esse evento em conversão, basta entrar no Analytics GA4 do cliente, no menu da esquerda clicar em "Configurar" depois ir em "Conversões" e clicar no botão "Novo evento de conversão"
5 - Irá abrir um popup onde você deve inserir o MESMO NOME DE EVENTO CRIADO NO PASSO 3. Ou seja, o mesmo nome de evento da Tag do GTM, e que no nosso caso é "obrigado". Após isto basta clicar em "Salvar".
6 - E pronto, o evento já virou uma conversão (meta) do GA4. Certifique se de que a opção "Marcar como conversão" está habilitada.
E assim migramos nossa segunda meta do Universal Analytics para o GA4 usando o DashBoard do Analytics. Eu particularmente sugiro que você decida apenas um meio para realizar as migrações, ou seja, se começou pelo GTM, migre todas pelo GTM e vice versa.
Outra limitação desse modo de fazer pelo Dashboard é que você só pode gerar eventos personalizados usando os parâmetros existentes no dashboard. Caso você se interesse você pode olhar a documentação abaixo para conhecer os parâmetros que o Analytics disponibiliza para criarmos os eventos pela plataforma.
https://support.google.com/analytics/answer/9216061?hl=en
Esse modo é recomendado para sites que não suportam a instalação do Google Tag Manager ou de códigos personalizados (Gtag) como por exemplo GoDaddy ou Google Sites.
Uma maneira menos convencional de enviar os eventos para o GA4 é utilizando a tag global e código JS (função Gtag) para realizar o envio de eventos.
Esse método tem alguns pontos negativos e positivos:
Pontos positivos:
Flexibilidade para gerar o código da maneira como você quiser.
Existe suporte em nossa ferramenta no link go/techsyntax onde a ferramenta gerará o código do evento automaticamente.
Códigos geralmente são mais personalizados, e as soluções também, ou seja, tendo conhecimento técnico, é possível enviar qualquer tipo de evento pro GA4.
Pontos negativos:
Exige conhecimento de código JS.
O cliente deve ter o GA4 instalado por Global Site Tag (Gtag).
O cliente deverá ter acesso administrativo ao código do site, o que sabemos que nem sempre acontece.
De qualquer maneira é uma opção a se utilizar.
Segue abaixo um exemplo de um evento sendo enviado no JSFiddle e também algumas documentações.
Segue algumas documentações referente aos eventos Gtag no GA4:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/ga4/events?hl=pt-br&client_type=gtag
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/ga4/reference/events
A migração para o GA4 pode parecer uma tarefa assustadora no começo, mas com o tempo e com a frequência você nota que nem sempre a tarefa é difícil. O mais complicado mesmo são as migrações de E-Commerce que acontece em 1/4 casos de migração, fora isso, migrar metas e eventos são coisas fáceis de se fazer e algo que já fazemos em nosso cotidiano normalmente.
Lembre-se que esse é um conteúdo didático e o aprendizado vem com a prática, ou seja, os conhecimentos aqui nessa documentação pode ajudar muito no dia a dia, leia com atenção!
E lembre-se, qualquer dúvida: Ajuda SME!