Planejamento

Na atividade de Planejamento, há sete etapas descritas a seguir:

Definir Escopo: Nesta etapa, o professor delimita o projeto a ser desenvolvido com os alunos. Por meio da documentação do escopo, são solicitados os seguintes itens: definir a turma a ser trabalhada, a disciplina e o conteúdo a serem disseminados, os temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem trabalhados (a fim de incentivar habilidades socioemocionais , mas não limitado a eles), as áreas da STEAM que serão inseridas (para permitir que o aluno trabalhe de maneira multidisciplinar), bem como as competências e habilidades do século XXI que serão desenvolvidas.

Verificar Recursos Tecnológicos: Nesta etapa, o professor escolhe a ferramenta, de acordo com a realidade da escola. Portanto, deve ser verificada a disponibilidade de computadores com acesso à Internet aos alunos, investimentos em equipamentos e recursos, entre outros. Dessa forma, será possível adaptar os exemplos e sugestões de acordo com a realidade da escola. Como material de apoio para os professores, o TAEP4.0 oferece sugestões de ferramentas para Gamificação, Robótica, Programação, Realidade Aumentada e Storytelling Digital.

Preparar Avaliação Diagnóstica: Esta etapa apresenta a necessidade de realizar uma avaliação diagnóstica com os alunos. Assim, será possível alinhar o escopo, além de perceber as dificuldades e necessidades da turma. Essa etapa pode facilitar a escolha dos elementos apropriados, como problemas, projetos, ferramentas, materiais, entre outros. Portanto, são apresentadas sugestões sobre como realizar a avaliação diagnóstica na sala de aula.

Definir Desafios Problemas: Nesta etapa, a escolha dos desafios a serem trabalhados na solução de problemas é incentivada. Nesta atividade, a construção do conhecimento ocorre por meio da discussão do problema em grupos. Os alunos estudam um assunto específico, anotam suas dúvidas ou dificuldades e, em seguida, apresentam os problemas resolvidos. Além disso, são apresentados alguns exemplos de problemas que podem estar vinculados a projetos.

Definir Projeto: Nesta etapa, o projeto é delimitado ajustando as etapas anteriores. Na aprendizagem baseada em projeto, os alunos se envolvem em um processo de pesquisa, procuram recursos e aplicação prática de informações até chegarem a uma solução ou produto.

Preparar Materiais de Apoio: Para esta etapa, as etapas anteriores precisam ser bem definidas: escopo, ferramentas, problemas e design. Além disso, a avaliação diagnóstica deve ter sido aplicada. Dessa forma, será possível conhecer as necessidades dos alunos e, posteriormente, será mais fácil produzir os materiais de apoio. Os materiais de apoio consistem em tudo o que os alunos usarão durante a atividade, incluindo slides, planilhas, canetas, manuais, entre outros.

Organizar Projeto: Nesta etapa, é indicado organizar os materiais de apoio, escolher a configuração da sala de aula que permita a interação entre os participantes. Para isso, são levados em consideração o tamanho da sala de aula, número de cadeiras e mesas, computadores com acesso à internet, entre outros. Em geral, a logística da sala de aula deve ser projetada para reduzir riscos e evitar desconforto.