Aplicar Avaliação Diagnóstica

Por que avaliação diagnóstica?

A avaliação diagnóstica é fundamental nesse processo, pois a partir dela, será possível alinhar o escopo, além de perceber as dificuldades e as necessidades dos estudantes. Desse modo, ficará mais fácil para escolher com o que trabalhar em sala de aula (problemas, projetos, ferramentas, dentre outras).


Como Aplicar a Avaliação Diagnóstica?

Exemplos:

Produção de texto: Para retomar os gêneros trabalhados em cada série nas diferentes modalidades organizativas, pode ser planejada uma situação em que os alunos possam produzir um texto de determinado gênero e analisar os aspectos linguísticos e discursivos.

Resolução de problemas envolvendo as operações: Pode ser utilizado diferentes tipos de problemas que envolvam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Análise de dados das turmas: Outra sugestão, seria procurar o índice de aproveitamento e resultado de avaliações anteriores.

A tabulação dos dados obtidos na avaliação diagnóstica oferecerá um mapa da turma e permitirá identificar quais são os alunos que precisam de uma orientação maior.