Entre os dias 5 a 31 de outubro de 2023, ocorreu a 24ª edição da Festa do Cinema Francês que trouxe vários filmes do cinema francês a teatros em Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu e Lagos. No dia 10 de outubro, as turmas do 9.º ano foram, pelas disciplinas de Francês, História e Cidadania, ao Cinema de São Jorge para assistir um filme francês deste festival chamado “La Guerre des Lulus”, que em português significa A Guerra dos Lulus. Esta visita envolveu as três disciplinas porque o filme tem uma relação com os conteúdos lecionados nas três disciplinas: Francês, porque o filme é francês e está em francês; História, porque abordam-se os conteúdos de História do 9.º Ano (a 1.ª Guerra Mundial); Cidadania, porque se abordaram temas discutidos nas aulas de Cidadania, como os direitos humanos.
O filme decorre durante a 1.ª Guerra Mundial na Fase das Trincheiras, e abordam-se vários temas que ainda hoje são atuais, como a guerra e o racismo, porque ainda hoje em dia estamos a passar por duas grandes guerras (Ucrânia vs Rússia) e (Israel vs Hamas) e o racismo que hoje não é tão grande como no século XX mas ainda está presente.
Francisco Castelino
No filme "La guerre des Lulus” de Yann Samuelle, cinco jovens órfãos franceses tentam sobreviver à 1ª Guerra Mundial. Ao longo desta obra são abordados vários temas como o racismo, o machismo e o bullying que são problemas que ainda estão muito presentes na sociedade atual e como o facto de não haver fronteiras naturais, que os humanos é que as criaram, mostrando assim que somos todos iguais mesmo sendo de lugares diferentes.
Um dos ensinamentos mais importantes que este filme nos transmitiu foi que é sempre mais fácil sermos amigos das pessoas mais parecidas connosco, mas que aprendemos muito mais com asmais diferentes.
Gostei muito deste filme porque me fez refletir sobre os temas apresentados e ter uma ideia sobre como se vivia durante a 1ª Guerra Mundial.
Mafalda Miguel
Vimos o filme "a guerra dos lulus" e foi muito bom, porque com o filme conseguimos aprender de uma maneira diferente. Eu gostei muito disso pois não devemos aprender só de uma forma. No filme consegui melhorar a minha pronúncia de francês pois tentei-me focar mais na pronúncia já que era uma visita de estudo de francês, mas no filme também abordavam-se temas sobre racismo, diversidade e guerra e conseguimos interligar esses temas com história e cidadania pois estamos a falar de guerras em História e um dia iremos falar de racismo e diversidades culturais em cidadania. Estes temas abordados são muito importantes pois fazem-nos refletir sobre a sociedade atual já que os temas são muito atuais. Concluindo acho que com o filme conseguimos melhorar o nosso sotaque francês e refletir sobre os temas abordados e que a nossa vida não é tão má como parece.
Tiago Igreja
A “Guerra dos Lulus” mostra-nos a experiência de um grupo de crianças na 1ª Guerra Mundial, sendo estes Lucien, Luce, Luigi, Ludwin, Lucas. O filme oferece nos uma perspetiva única emocionante do grande evento histórico que foi a 1ª Guerra Mundial. Ao vermos este filme conseguimos compreender melhor os desafios, as emoções e a relação entre as pessoas em tempos de conflito, onde se tem que lutar pela sobrevivência diariamente.
Na disciplina de História e Cidadania tentamos não só compreender factos históricos, mas também compreender como o mundo foi mudando ao longo dos anos. “A Guerra Dos Lulus” ajuda-nos a compreender experiências que talvez sejam mais ignoradas e esquecidas, as crianças que viviam no meio da guerra e caos, especialmente os órfãos que não tinham parentes ou ninguém a olhar por eles.
Na minha opinião é importante ver e discutir o filme tanto em sala de aula, mas também em casa. Não discutir só o filme em si, mas também as consequências sociais, as histórias pessoais e os dilemas éticos.
Graças a ter mencionado este filme em casa descobri que o meu trisavô foi para a guerra das trincheiras onde foi dado como morto, mas passado uns meses volto a casa são e salvo.
Mariana Jacinto
“La Guerre des Lulus”, é um filme francês baseado numa coleção de banda desenhada escrito por Régis Hautière e desenhado por Hardoc. Este é um filme, cujo diretor é Yann Samuell, estreou a 18 de janeiro de 2023 na França e foi possível ver o filme no cinema São Jorge durante a Festa do Cinema Francês.
Este filme aborda alguns temas como o racismo, o papel das mulheres e as consequências da guerra. O filme conta a história de quatro crianças Lucien, Luigi, Lucas e Ludwig que se escondem na floresta depois do orfanato onde viviam ser destruído por causa da guerra. Mais tarde, quando voltavam para o seu esconderijo encontram uma rapariga, Luce, que depois de lhes oferecer comida e falar com eles passa a ser uma Lulu. Depois de perceberem que França está a passar por uma guerra, em conjunto, decidem ir para a Suíça. Ao longo da história eles vão encontrando e simpatizando com vários adultos, que infelizmente morreram ou foram presos pelos alemães, contudo os protagonistas tiveram de seguir caminho.
Francisco Raposo
O filme, “A Guerra dos Lulus” de Yann Samuell, relata a história de cinco jovens orfãos que se deparam com a 1ª GuerraMundial. É possível ver a guerra na perspetiva deles, eles foram apanhados no meio de uma grande confusão e sem ninguém para os apoiar, uma vez que eram orfãos. Assim, juntos e com a ajuda de algumas pessoas solidárias, tentaram sobreviver e escapar da guerra.
Ao longo desta história são abordados temas como: as consequências da guerra, a destruição, o caos e a morte; a união é muito importante, os Lulus juntos tentaram sobreviver, garantindo que nenhum ficava para trás; e que as fronteiras não existem, ao longo do filme vemos que pessoas como o Hans, que era alemão, e mesmo assim tratou- os bem e tentou ajudá-los a fugir.
Todos estes temas já tinham sido abordados na aula de História e de Cidadania. Falámos sobre como uma guerra afeta a vida de muitas pessoas, seja de que lado for. As guerras são algo que deve ser evitado, especialmente tendo em conta que estudamos as razões e as consequêcias delas terem acontecido. A guerra é sempre uma derrota para todos os envolvidos.
Este filme ajudou-nos a perceber melhor o que é estar no centro do conflito e o que as pessoas têm de passar para sobrevivê-lo. Relembra-nos de todas as pessoas que ficaram para trás e que no fim, é a vida de pessoas inocentes que está em jogo.
Sofia Lima
No filme de Yann Samuell, “La Guerre des Lulus“, um grupo de jovens órfãos escapam a um ataque à abadia onde viviam e percorrem uma difícil jornada com destino à Suíça. Ao longo da sua jornada, são abordados temas como a quebra de fronteiras entre pessoas diferentes de nós através do convívio como o “inimigo”, que é demonstrado, por exemplo na cena com o caçador de elefantes, em que o grupo fica reticente ao encontrar Moussa, deduzindo que ele não falava a sua língua (francês). São também abordados temas relacionados com o machismo, visto que os Lulus começaram por recusar Luce no seu grupo, por ser rapariga, um tema já trabalhado a cidadania. É também abordado o preconceito, visto que os jovens pensavam que a Mme Berrault era uma bruxa, apenas por ter modos diferentes de agir e viver.
Leonor Vilas Boas