A turma 9º3ª da Escola Rainha Dona Leonor é uma turma composta por 28 alunos que tem lados bons, e lados maus. Muitos dos alunos apresentam dificuldades nas suas aprendizagens devido a conversas paralelas na sala de aula, e alguns demonstram dificultades em demonstrar respeito, seja pelos professores e desciplinas nas aulas.
No entanto, os alunos da 9º3ª têm um sentido de união muito forte, ajudando-se uns aos outros em vários sentidos, seja na matéria de uma disciplina em que tê m dificuldades, ou noestado mental de algum colega que esteja a passar por dificuldades.
A turma 9º3ª pode não ser uma turma perfeita, mas posso dizer que fico muito contente que quando mudei de turma, vim para uma turma tão unida e acolhedora.
Alexandre Costa
A nossa turma é como uma biblioteca com muitos livros, todos muito diferentes. Somos livros em aberto. Tal como numa biblioteca temos livros com estilos e com tamanhos diferentes, uns ilustrados e outros não, com capa rija ou mole… E cada um pode ser lido de várias formas.
Apesar de todas as diferenças, somos muito unidos. Sempre prontos a ajudar o outro e a rirmo-nos das nossas piadas. Somos muito faladores mas sempre bem dispostos.
Contudo, no meio de tanta diversidade e “alegria”, os professores têm a dificil missão de nos ensinar. Mas o importante, como quando se lê um livro, é o que nós aprendemos e os bons momentos que nos ficam na memória.
Sofia Lima
A nossa turma tem 28 alunos e tem como problemas principais: pontualidade, atitudes e trabalho de aula. Acredito que estejamos todos a tentar resolvê,-los, mesmo que, por vezes, não o consigamos demonstrar. Apesar disso tem também um espírito de equipa e união muito forte quando necessário e conta com alunos disponíveis a ajudar os outros que precisarem de ajuda com problemas dentro ou fora da escola.
Como solução para os problemas vejo, eu e muitos outros, a mudança da planta da sala e uma maior dedicação por parte de cada um de modo a aproveitar melhor as aulas.
José Pedroso
A minha turma é muito divertida, mas muito barulhenta. Aliás, os professores costumam queixar-se bastante disso. O que é certo é que estamos juntos há três anos e conhecemo-nos muito bem. Daqui já saíram muitas amizades e, claro, já tivemos todos várias aventuras.
No próximo ano, cada um irá seguir diferentes caminhos, mas tenho a certeza de que teremos saudades destes tempos.
Catarina Santos
A nossa turma é composta por 28 alunos. Alguns aspetos positivos da nossa turma: somos uma turma unida acho que ninguém é excluido, somos bastante participativos ainda que às vezes incorretos a participar, e somos interessados pela matéria. Mas também há alguns aspetos negativos como: interrompemos os professores com comentários desnecessários bastantes vezes, muitas vezes chegamos atrasados na primeira hora da manhã e da tarde.
Tiago Igreja
A nossa turma é um grupo de amigos muito próximos uns dos outros e somos bastante unidos em muitas ocasiões. A nossa turma também é uma turma muito solidária, estamos sempre prontos para ajudar o outro. Porém nós não nos portamos tão bem nas aulas porque conversamos bastante entre nós e estamos quase sempre a interromper os professores no meio da sua explicação.
Tiago Fonseca
A turma 9ª3 é uma turma barulhenta, faladora, preguiçosa (especialmente as segundas e sextas-feiras).
Mas também é uma turma que eu consideraria unida. Diria que a turma trabalha bem para não deixar ninguém excluído, dá-se bem entre si e com outras turmas, existe muita modéstia da parte dos alunos que todos os dias vão ao bar da escola e partilham o seu pãozinho com os restantes de nunca tem dinheiro.
O 9ª3 tem uma personalidade que eu consideraria forte, tem um bom espírito de equipa e muita energia (...). Acho que mudar a planta de sala de aula não vai resolver o nosso problema com conversas paralelas, porque mesmo que mudem a planta as conversas continuaram, mas com um colega diferente e se ficarem isolados no fundo da sala vão falar sozinhos, para não dizer que é impossível isolar 28 alunos no fundo da sala. Diria que se pode fazer aulas mais interativas onde não se lê o tempo todo, já que a turma tem muita energia podia-se usar esta mesma para a motivar. Acho que trazer powerpoints e vídeos não vão tornar aula mais interativas. Podíamos fazer jogos relacionados com a matéria. Ou então trazer mais “coscuvilhices” que é uma das minhas partes favoritas nas aulas de História (alimenta a minha cusca interior). É uma forma de “sair” da aula, fazer com que se torne menos tensa ou menos formal. Ou tirar uma pausa para ler que foi uma ideia adotada pela professora de físico química que vê quando já não estamos propriamente a prestar atenção faz uma pausa, que apesar de pequena dá para descansar, e o clima de aula melhorou estamos mais calmos e atentos. Talvez em vez de castigar devessem abraçar a turma e usar essa tal energia a vosso favor.
Mariana Jacinto
A 3.ª turma do 9.º ano da Escola Rainha Dona Leonor é uma turma razoável.Não tem um comportamento fantástico, não tem as melhores notas e de vez em quando há desentendimentos mas é uma turma mais ou menos unida e não há nenhuma inimizade muito aparente.
É uma turma fragmentada em pequenos grupos que se juntam em combinações diferentes dependendo do dia.
É uma turma em que alguns têm mais destaque outros menos, uns procuram notoriedade outros atenção reduzida.
É uma turma com 28 frequentadores da escola, alguns são alunos, outros são adolescentes e outros (eu) são preguiçosos.
Mas mesmo com algumas falhas gosto dela e não consigo imaginar uma turma melhor.
David Silva
A nossa turma tem 28 pessoas. Embora tenhamos um bom aproveitamento, o comportamento da turma tem sido um problema. Somos bastante conversadores, o que por vezes interrompe e interfere no desenvolvimento da aula. A maior parte das pessoas distraem-se muito facilmente o que leva a uma aprendizagem mais lenta. Apesar dos aspetos negativos, a nossa turma também é unida, solidária e cooperativa. No geral, somos uma turma com muito potencial tendo que mudar a atitude e o comportamento.
Inês Loureiro
O 9.º3.ª é uma turma que já está junta desde 2021, sendo nesta altura o 7.º3.ª. Na minha turma há 15 raparigas e 13 rapazes, tendo quase todos 14 anos. O delegado da minha turma é o Tiago Igreja (n.º27) e o subdelegado é o Francisco Castelino (n.º5). Somos uma turma faladora e por vezes distraída, mas apesar destes defeitos gostamos de aprender coisas novas. Somos criativos, somos inclusivos, mas acima de tudo somos bons jogadores de futsal, já ganhamos um interturmas em 2022, no 8.º ano.
Gostamos de professores que têm a certeza de que nós entendemos e que não dão apenas a matéria, também gostamos de professores que sabemos que podemos falar com eles sobre outras atividades fora da escola e que podemos desabafar caso haja alguma coisa que nos incomode.
A turma tem um aproveitamento relativamente bom durante as aulas e as notas no final dos períodos costumam variar, em média, entre 3 e 4. As disciplinas em que os alunos têm mais dificuldades são matemática e físico-química, apresentando, maioritariamente, nível 2 no final dos períodos em cada uma destas disciplinas. A disciplina em que os alunos apresentam mais facilidade é educação física, apresentando, em média, níveis de 4 e até 5.
Apesar de estarmos no 9.º ano e para o ano trocarmos de turma, espero manter todas as minhas relações com as pessoas da turma iguais, espero continuar com as pessoas do 9.º3.ª no meu coração durante muitos muitos anos.
Miguel Ferreira
A nossa turma tem alunos com boas capacidades para ter boas notas, mas por falarem ou não cumprirem as tarefas pedidas não as conseguem ter, temos muitos alunos na turma a praticarem exercício físico fora da escola, existem alguns a ajudarem outros através do programa de mentorias e há alunos no quadro de honra e alguns quase lá, em contrapartida nós falamos muito, somos desorganizados e não sabemos ouvir os outros.
Francisco Raposo
O 9.º3.ª é uma turma bastante boa, mas pode ser mais respeitosa, não só com os professores mas também entre os alunos. A turma tem vários
aspetos positivos, por ser uma turma inteligente, unida, divertida e amigável, e vários alunos muito bons que entraram no quadro de mérito!
O 9.º3.ª pode ser uma ótima turma, mas como todas as turmas tem alguns aspetos negativos, como, por vezes, o respeito com os professores e atéentre os alunos e a organização escolar de cada aluno, isto é, alguns alunos não cumprem os trabalhos em aula pedidos, não trazem os materiais pedidos ou não fazem os TPCs, mas a turma tem vindo a melhorar alguns destes aspetos, tendo ainda de melhorar alguns deles.
Para a turma melhorar por completo, tem de partir de cada um dos alunos fazer a sua parte, começando por todos os alunos serem organizados, fazerem todos os trabalhos pedidos e trazerem os materiais pedidos, pois sem eles não vão conseguir progredir nas disciplinas.
Mesmo com alguns aspetos negativos, o 9.º3.ª é uma ótima turma e quase toda a gente gostaria de estar inserido nela.
Francisco Castelino
A turma 9.º3.ª é uma das quatro turmas do nono ano que compõem a Escola Secundária Rainha D. Leonor.
Somos uma turma de 28 alunos todos com personalidades diferentes, há quem prefira a educação física, outros que preferem educação visual e até outros que preferem matemática e físico-química. Mesmo tendo gostos e personalidades diferentes somos uma turma bastante unida.
Quase todos os professores costumam referir-se a nós como uma turma muito simpática mas muito faladora, que é um dos aspetos negativos da nossa turma. Por outro lado, a nossa turma é muito participativa e está sempre de bom humor.
Mafalda Miguel