No Dia do Agrupamento, para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos, elaboramos uma atividade para as crianças do 2°D da Escola Bairro de São Miguel. Começamos por dividir a turma em grupos e cada grupo ficou com uma tarefa atribuída. O meu grupo ficou encarregue do mural. Durante várias semanas desenhamos, pintamos e colamos. Enquanto isso os outros grupos organizaram o dia, a decoração, a apresentação e fizeram o outro mural. Quando chegou o dia de apresentar a atividade, correu tudo muito bem. Todos ajudaram e as crianças ficaram a perceber mais sobre o 25 de Abril e o porquê desta Revolução. Penso que este trabalho foi essencial para todos, não só para as crianças mas também para nós que trabalhámos em equipa e que aprendemos mais sobre o tema. Se eu ainda tivesse no 2°ano gostaria muito que me tivessem ensinado mais sobre a liberdade e sobre esta revolução.
Inês Loureiro
No dia do Agrupamento, a nossa turma, 9º3, organizou uma visita guiada, a uma turma do Bairro de São Miguel, à nossa sala para lhes mostrar os murais, com o tema "A Revolução Começa na Educação" e o seu processo de criação. Também falamos com eles como era no tempo antes da Revolução dos Cravos e como a sua escola estava dividida entre rapazes e raparigas e mostramos algumas fotos da sua escola. Este site, também, foi-lhes mostrado, principalmente as Biografias de Abril, onde foram mostradas várias pessoas contribuíram para essa data. Depois dividimo-los em duas equipas, rapazes e raparigas, para simbolizar a época, e fizemos perguntas sobre o 25 de Abril. No final acabamos com um pequeno lanche e bebidas antes de eles se irem embora.
Francisco Raposo
O trabalho de Cidadania começou com uma explicação longa sobre o 25 de Abril e a sua importância. Depois, a professora disse que tínhamos que fazer uma apresentação para os alunos da Escola Bairro de São Miguel. A professora formou grupos para facilitar o trabalho, para que houvesse pessoas responsáveis por cada parte: alguns pela decoração da sala, outros pela criação dos murais que ficariam na parte externa da sala e outros pela apresentação do trabalho aos alunos.
Miguel Barros
No Dia do Agrupamento, organizámos uma atividade para alguns alunos do 2º ano da Escola do Bairro de S. Miguel, que tinha como base o tema criado em cidadania: “A Revolução começa com a Educação”. Nós achamos este tema muito importante, visto que é apenas com a educação que conseguimos pensar por nós mesmos e não sermos muito influenciados por outras pessoas. A primeira coisa que fizemos foi um desenho que representasse o tema trabalhado. Depois, com base nesses desenhos, cada grupo apresentou uma proposta para os murais que iriam decorar a parede da nossa sala. Ao fim de várias horas a pintar, desenhar, colar e cortar, não só tínhamos a sala decorada como também dois grandes murais que nos mostravam muito bem o que era o 25 de Abril.
Quando as crianças chegaram, explicamos-lhes o que é que era o 25 de Abril e porque é que era muito importante para a história do nosso país. Quase todos já sabiam mais ou menos o que tinha acontecido, então foi muito giro vê-los a participar e a contar-nos o que sabiam. Em seguida, mostramos o nosso site e algumas das biografias sobre pessoas importantes do 25 de Abril. Além disso, explicámos também como é que era a sua escola antes da Revolução de Abril e passámos algumas músicas relacionadas com o tema.
Para finalizar e descontrair, fizemos um jogo com perguntas sobre o 25 de Abril e depois lemos alguns poemas. No fim, podemos concluir que esta atividade foi uma aprendizagem não só para os mais pequenos, mas também para nós.
Mafalda Miguel