Na palestra da ACNUR foram abordados diversos temas relacionados com os refugiados e migrantes. Estes temas são bastante importantes, visto que todos devemos ter conhecimento sobre os diferentes tipos de pessoas que nos rodeiam. A explicação deste tema também nos permite ajudar e integrar novas pessoas. Sendo assim, esta palestra permitiu-nos ter uma percepção mais detalhada do que é um refugiado.
Inês Loureiro
A ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados ), que é uma agência das Nações Unidas para os refugiados, trabalha para garantir que todas as pessoas tenham o direito de procurar asilo e encontrar protecção depois de fugirem da violência, da guerra e da perseguição no seu país. A ACNUR vai a países em guerra ou em dificuldades e tenta ajudaro máximo de pessoas que for possível.
No dia 7 de novembro, as turmas do 9º ano participaram numa palestra da ACNUR em que se criaram vários grupos de alunos e a cada grupo foi lhe atribuída uma personagem diferente dos outros grupos, e o objetivo de cada grupo era fazer uma brevedescrição sobre a personagem atribuída e apresentá-la a todos os grupos e professores.
Na palestra da ACNUR foram explicados os significados de várias palavras/termos como os diferentes tipos de migração, o que é um asilo e quais as suas causas e o que é um refugiado. A apresentadora da Palestra já esteve em Moçambique com a ACNUR para tentar ajudar pessoas em condições precárias.
Francisco Castelino
No dia 7.11.23, fomos ouvir uma palestra da ACNUR acerca da importancia desta organização na vida das pessoas. Os primeiros tópicos foram acerca das razões de haver pessoas que precisam de sair do seu pais, incluindo refugiados, deslocados internos e requerentes de asilo. Outros temas que foram falados foram, as guerras, perseguições pelo estado, e a importância desta agência e a sensibilização dos mais novos.
Infelizmente, há pessoas que olham de lado para este conjunto de individuos que foram obrigados a sair do sitio onde estavam por questões de saude, segurança ou até mesmo qualidade de vida. O que nós não devemos esquecer é que estas pessoas são iguais a nós. Bebem o mesmo nós, comem o mesmo que nós, tomam os mesmos medicamentos, têm todos sangue vermelho e não é por não terem condições suficientes ou por simplesmente terem de sair do seu pais que muda a sua “espécie” ou “raça”. Isto é o que nos devemos lembrar quando falamos ou pensamos sobre este assunto.
Resumindo, este tema é importante por questões de conhecimento geral, sermos bons cidadãos e para as próximas gerações ajudarem este problema e outros num mundo cheio deles.
Leonor Correia
Dia 7 de Novembro fomos apresentados pela primeira vez à ACNUR, através de uma palestra, aprendemos que esta pode ter também como nome “Agência da ONU para Refugiados", e que é uma agência da ONU dedicada a proteger e socorrer refugiados em todo o mundo. Falámos também do seu principal objetivo, sendo este garantir que os refugiados que foram forçados a fugir devido a conflitos e perseguições tenham a oportunidade de reconstruir as suas vidas em segurança e com os meios necessários.
Falaram-nos de pessoas que já tinham passado por situações de guerras e conflitos nos seus países e mostraram-nos o que essas pessoas tinham feito para ter algum impacto na vida dos refugiados que estavam a sentir na pele o que eles tinham sentido também.
Para finalizar tirámos todo o tipo de dúvidas que poderíamos ter acerca da palestra.
Maria Beatriz Guerra
A ACNUR, também conhecida como Alto Comissoriado das Nações Unidas para Refugiados, foi fundada após a Segunda Guerra Mundial, a 14 de dezembro de 1950, em Genebra, Suiça. Esta tem como principal objetivo assegurar os direitos e proteger todos aqueles que foram forçados a fugir do seu país, ou seja, refugiados. A ACNUR esforça-se para que todos tenham onde encontrar um refúgio seguro noutro país, também tentam que estas sejam soluções duradoras.
No dia 7 de novembro de 2023, nós, a turma 9o3a, foi apresentada à ACNUR através de uma palestra, esta decorreu no auditório da escola. Nela falamos de como a ACNUR possibilita aos refugados que acolhe, opurtunidades para reconstruirem as suas vidas no início em segurança. Também falamos de pessoas que já tinham passado por estas circunstâncias e o que elas fizeram para mudar a sua vida ou para ajudar qualquer um na mesma situação.
No fim tirámos as dúvidas que poderíamos ter acerca da palestra.
Miguel Ferreira
Em novembro, tivémos a oportunidade de participar de uma palestra promovida pela Acnur. A Acnur é uma fundação dedicada a auxiliar refugiados que, por diversos motivos, viram-se forçados a deixar seus países, especialmente em decorrência de conflitos armados. Durante a palestra, tivemos uma compreensão mais aprofundada sobre a missão da Acnur e as condições de vida enfrentadas pelos refugiados.
A atuação da Acnur vai além do simples fornecimento de auxílio; a fundação empenha-se na arrecadação de recursos destinados a amparar os refugiados em diferentes aspectos cruciais de suas vidas. Estes incluem nutrição, cuidados médicos, acesso a água potável e saneamento, garantia de educação, provisão de abrigo e infraestruturas básicas, assistência jurídica, e proteção internacional, entre outros.
A palestra proporcionou-nos uma visão abrangente sobre o trabalho da Acnur, inspirando-nos a compreender e apoiar ainda mais essa nobre causa.
Rodrigo Silva
A ACNUR é uma organização que tem como objetivo sensibilizar as pessoas e angariar fundos para tentar que os refugiados e os deslocados internos tenham acesso a água potável, saneamento, cuidados de saúde, educação, comida, etc. Sendo o seu principal objetivo salvaguardar os direitos e o bem-estar das pessoas que foram forçadas a fugir. Os temas apresentados pela ACNUR na palestra foram bastante importantes porque nos mostraram como é que a vida de uma pessoa pode ser totalmente "virada do avesso" devido a problemas como a guerra, a ditadura, a perseguição política ou religiosa – coisas que a maioria da população não tem culpa. Também foi importante porque nos mostraram que podemos todos ajudar essas pessoas, seja através de um pequeno donativo, de sensibilizar a população (como fizeram nesta palestra) ou de estar no local a fornecer comida, cobertores ou cuidados médicos. Penso que todos devíamos ajudar porque nunca se sabe se pode acontecer o mesmo connosco, mesmo tendo a sorte de viver num país muito seguro e civilizado.
Mafalda Miguel
A ACNUR é uma fundação que é parceira da ONU, foi criada em 2021 com o objetivo de sensibilizar e angariar fundos para apoiar osprogramas de ajuda humanitária,destinados aos refugiados e aos deslocados internos. Os programas fornecem comida, cuidados médicos, água potável, educação, etc. Mas o seu principal objetivo é garantir o bem-estar e os direitos destas vítimas.
Na palestra, foi nos explicado a importância que a ACNUR tem para estes indivíduos. Estes estavam viver a sua vida quando algo, seja uma ditadura, uma guerra ou qualquer outro fator - os forçaram a deslocarem-se da sua casa. E a ACNUR interviu para os ajudar. É necessário que esta sensibilização seja feita, não só para percebemos melhor a realidade dos refugiados, como sabermos como os apoiar. Sendo a fazer donativos, mas também a participar em campanhas de voluntariado. Uma vez que nunca se sabe o que pode acontecer e podemos passar ou conhecer alguém que está a passar por uma situação deste tipo. Todos devemos tentar ajudar porque se não houver uma fundação como a ACNUR, todas estas pessoas não teriam apoio.
Sofia Lima