Geografia de Evora

É cortada por três grandes bacias hidrográficas – as do Tejo, do Sado e do Guadiana. O Concelho de Évora tem uma área de 1.307 km2, que corresponde a 5% do total da Região. A área urbana do concelho ocupa 1.643 ha e distribui-se por 19 freguesias: 7 urbanas (3 no Centro Histórico de Évora) e 12 rurais.

O Concelho de Évora integra-se numa vasta planície que se estende ao sul de Portugal – a região do Alentejo. A peneplanície alentejana apresenta uma ondulação suave a uma cota média de 240 metros e é pontuada por alguns relevos de pequena altitude, como a serra de S. Mamede. É cortada por três grandes bacias hidrográficas – as do Tejo, do Sado e do Guadiana.

O Concelho de Évora tem uma área de 1.307 km2, que corresponde a 5% do total da Região. A área urbana do concelho ocupa 1.643 ha e distribui-se por 19 freguesias: 7 urbanas (3 no Centro Histórico de Évora) e 12 rurais. Apesar das transformações verificadas nos últimos anos, a paisagem da região ainda se caracteriza pela cultura de cereais em regime extensivo, com zonas de pastagens e manchas de floresta de sobro e azinho. O olival, as vinhas e as culturas de regadio (arroz) são outras marcas características do concelho.