Gastronomia de Aveiro

Leitão da Bairrada

Distinguido como uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal, o Leitão da Bairrada, crocante e suculento, atrai visitantes de todo o pais e até mesmo turistas estrangeiros.

O segredo está na escolha dos leitões (da raça Bísara), na forma como são criados e como são confecionados, em especial no tempo de assadura e nos temperos utilizados. Quanto aos acompanhamentos, são geralmente batatas cozidas com pele ou batatas fritas às rodelas e salada.


Caldeirada de enguias

Proveniente das rias abundantes em vegetação submersa, as enguias fazem parte de um dos pratos de peixe mais presente nas ementas dos restaurantes da região de Aveiro, em especial das zonas ribeiras.

Prato preparado à base de enguias apresentando uma cor amarelada e textura macia. Características particulares: Caldeirada confecionada com "pó de enguias" ou "pó de peixe" (Gengibre Amarelo ou Açafrão das Índias ou Curcuma) Curcuma longa L, designadamente a raiz seca e depois moída.

Sobremesa


Ovos Moles 

Os típicos ovos moles são servidos em barraquinhas de madeira decoradas com coloridas pinturas de temática regional ou em revestimento de hóstia imitando formas marinhas.

Percorrendo um pouco mais a doçaria aveirense, encontramos outros legados de conventos religiosos da região de igualmente fazer crescer água na boca. Deixamos aqui apenas alguns exemplos: raivas, ovos em fio, castanhas doces, bolos de vinte e quatro horas, fatias húmidas, regueifa, barrigas de freira, cavacas e claro as famosas Tripas (hoje em dia podem ser recheadas com os mais variados recheios – com ovos-moles, leite condensado, chocolate ou compotas, etc…).