O Cristianismo é a religião daqueles que acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Jesus Cristo é, para os cristãos, a grande mensagem de Deus à Humanidade. O nome Jesus vem do hebraico “Yeshua”, significa “salvar”.
O símbolo cristão é a Cruz. Para os cristãos, a cruz é o “sinal +” e representa a vitória de Jesus sobre a morte.
Peixe = IXTUS: I - Iesous - Jesus; X - Xristus - Cristo; T - Teos - Deus; U - Ulious - Filho; S - Soter - Salvador.
O Livro sagrado dos cristãos é a Bíblia. Mais do que um livro, a Bíblia é uma biblioteca; é uma coleção de 73 livros:
Antigo Testamento, (AT) 46 livros;
Novo Testamento, (NT) 27 livros.
Princípios da Fé
A fé cristã fundamenta-se na ressurreição de Jesus e apela à adesão pessoal e comunitária a Jesus Cristo e ao seu mandamento do amor. Desde muito cedo, os apóstolos serviram-se de pequenas fórmulas para explicarem quem era Jesus e em que consistia ser cristão: Símbolo dos Apóstolos ou Credo.
As celebrações cristãs têm dois ritmos: semanal e anual. Todas as semanas, ao Domingo (Dies Domini = Dia do Senhor), soleniza-se a ressurreição de Jesus, pela celebração da eucaristia (missa); é o dia do descanso semanal. O Ano Litúrgico contém a data das festas e celebrações litúrgicas, reportam aos acontecimentos mais importantes da vida de Jesus. Divide-se em dois ciclos: Páscoa e Natal.
A Liturgia é o conjunto das celebrações que constituem o centro da vida da Igreja, das quais se destaca como mais importante a celebração dos sacramentos.
Os sacramentos, para os cristãos, são sinais de que Deus está perto, muito perto, das pessoas. Um símbolo pode ser qualquer coisa que vemos e que representa algo que não vemos; se tomarmos como exemplo o amor que sentimos por alguém, utilizamos como símbolo desse amor uma carícia, um beijo, um abraço.
Locais de Culto
O lugar onde os cristãos se reúnem para celebrar a fé e a Igreja (e capelas).
Situa-se em Belém. É a igreja mais antiga da Terra Santa, construída em 326 por ordem de Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino.
É um local em Jerusalém onde a tradição cristã afirma que Jesus Cristo foi crucificado, sepultado e de onde ressuscitou no Domingo de Páscoa. É o local mais sagrado do cristianismo.
Situa-se no Vaticano, em Roma, onde, segundo a tradição está o sepulcro de S. Pedro, é a igreja mais venerada no mundo católico porque representa a unidade e a comunhão universal na figura do Papa como sucessor do apóstolo Pedro.