Desde o princípio dos tempos, as pessoas olharam para a religião para explicar o mundo à sua volta e o universo escondido para além do seu alcance. Num mundo cada vez mais interdependente, compreender o papel da religião numa cultura específica pode ajudar-nos a compreender melhor os outros e a nós próprios. A série Religiões do Mundo oferece uma aprofundada e bem informada coleção de programas que abordam as diferenças e as semelhanças entre muitas das maiores religiões do mundo.
O Hinduísmo
O Hinduísmo teve início na India cerca de 1800 a.C. Várias outras religiões e filosofias desenvolveram-se a partir da do Hinduísmo, incluindo o Budismo e a tradição Jain (ambas no século VI a.C.) e a tradição Sikh (Século XV d.C.). Estas três tradições florescem hoje em dia principalmente na índia; o budismo floresceu no sudeste da Ásia. Vedanta, outra ramificação, é praticada em todo o mundo, como são o yoga, a meditação transcendental e outros exercícios espirituais e meditativos relacionados com o Hinduísmo.
O Budismo
O Budismo começou com Gautama, o Buda, no século VI a.C. e desenvolveu-se em duas principais práticas: Theravada (ou Hinayana) e encontra-se especialmente do Sri Lanka, na Birmânia e na Tailândia; Mahayana encontra-se no Japão, na China, na Coreia e na Indochina. O Zen, uma forma mais recente de Budismo, pode ser encontrada em todo o mundo. Alguns acreditam que o Budismo não é uma religião, embora este programa descreva as suas características religiosas: a crença numa realidade transcendente, sagradas escrituras, vida monástica e visões de uma vida futura e do objetivo da existência humana.
O Confucionismo e o Taoísmo
Confucius (século VI a.C.) determinou a família, a ética familiar e os valores e virtudes humanistas numa base individual. O Taoísmo está organizado com uma religião; o ying e o yang são vistos como princípios fundamentais do universo em muitas discussões religiosas e filosóficas. O I Ching, uma coleção de máximas, preceitos e fórmulas continua a merecer muita atenção.
O Judaísmo
Entre as mais velhas religiões do mundo que hoje subsistem, o Judaísmo fornece aos seus seguidores uma religião e um modo de vida. O Judaísmo é um parente quer do Cristianismo quer do Islamismo e esteve entre as primeiras religiões a reconhecer o único deus. A sua sagrada literatura, que radica numa ancestral tradição oral, inclui quer a Tora quer a Bíblia (também conhecida como Velho Testamento). Há várias formas de Judaísmo: Ortodoxo, Conservador, Reformista e Reconstrucionista. Cada uma delas é abordada neste episódio.
O Catolicismo e a Igreja Ortodoxa
Com raízes no Cristianismo do primeiro século, o Catolicismo e a Igreja Ortodoxa são seguidos por perto de 1 bilião de pessoas em todo o mundo. As doutrinas básicas da Igreja foram inventariadas nos primeiros Concílios Ecuménicos, iniciados no Séc. IV. As suas doutrinas éticas são baseadas no Novo Testamento e nas orientações da Igreja. A prática religiosa e de vida da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa divergiu através dos séculos, à medida que cada uma delas abraçou ideias diferentes acerca da adoração, da ética e das relações com a política e a cultura.
Islamismo
Talvez a menos compreendida das religiões, pelo menos na cultura ocidental, o Islamismo é a segunda maior religião do mundo com mais de 1 bilião de seguidores, um quinto da população mundial. A Indonésia, a mais populosa nação Islâmica, tem mais de 100 milhões de muçulmanos. O Islamismo foi proclamado pela primeira vez no século VII, e evoluiu em várias formas: Sunismo (90%), Shi’ah, misticismo Sufi, etc. As fontes da tradição Islâmica encontram-se no Corão e nas Tradições Proféticas. Também descritas neste episódio são as origens e ligações de grupos relacionados como os Druse, os Baha’i, a Nação do Islão entre outras.