Judaísmo é o nome dado à religião do povo judeu. Surgiu em Israel, no séc. XIII a.C. com a revelação a Moisés no monte Sinai. De acordo com a fé judaica, a revelação do Deus uno e único aconteceu de forma muito concreta através da sua intervenção na história do povo hebreu.
A experiência da libertação, a Aliança e a Lei (Decálogo) são as fontes vivas da fé e da própria existência de Israel.
Símbolos
Candelabro de 7 braços – simboliza Israel e a sua missão de ser a luz do mundo.
Dois triângulos que simbolizam a fé a história do povo hebreu.
Textos Sagrados
Torah: é a escritura mais importante do Judaísmo, é a Lei. Em sentido estrito designa apenas o Pentateuco (cinco primeiros livros da Bíblia).
Tanakh: é a totalidade da “Bíblia” hebraica.
Princípios fundamentais:
Proclama a existência de um só Deus.
Reconhece a presença e revelação de Deus nos acontecimentos da história.
Baseia-se na Aliança entre Deus e Israel, o povo eleito.
Espera a vinda do Messias e a vida eterna.
A era judaica começa com a criação do mundo 3761 a.C., segundo os hebreus. Tem como base o ano lunar, com doze meses de 29 ou 30 dias, num total de 354 dias. Os judeus contam as semanas de Sábado a Sábado. O Shabbat (Sábado) é o dia mais importante da semana. Para os judeus o dia começa ao pôr-do-sol.
Shabbat – é o principal momento do calendário judaico: plenitude da criação. Circuncisão: (corte do prepúcio) simboliza a aliança com Deus marcando a pertença ao Senhor. A iniciação religiosa: bar-mitzvah - rapazes acontece no primeiro sábado após o seu décimo terceiro aniversário; bat-mitzvah - meninas ocorre aos doze anos de idade. Pessah – Páscoa judaica: recorda a Libertação do Egito e a Aliança de Deus.
Jerusalém e Templo
Sinagoga significava, originariamente, povo reunido. Depois veio a significar o edifício em que os judeus se reúnem para celebrar a sua fé.
Jerusalém: Sião ou cidade de David é o centro dos centros, a base do quase mítico reino de David, o local onde se centralizou o culto no Templo e o lugar de todas as instituições políticas e religiosas.