Projeto de Leitura

Ler Opinar Ver Escrever Relacionar


O Projeto L.O.V.E.R. foi selecionado pelo Plano Nacional de Leitura 2027, em outubro de 2018, no âmbito do projeto ALER+ Jovem, vai ser implementado nos próximos dois anos letivos.

Objetivos

  1. Ler obras literárias e científicas que abordem os conteúdos de cada área do saber associando-os a situações e problemas do mundo atual, numa apropriação efetiva dos conhecimentos assente nos princípios preconizados no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (base humanista, saber, aprendizagem, inclusão, coerência e flexibilidade, adaptabilidade e ousadia).
  2. Partir dos livros e dos filmes para munir os jovens de múltiplas literacias (leitura, escrita, tecnológica, informação e comunicação) que lhes permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação.
  3. Comparar leituras (em vários suportes) em função dos temas, ideias e valores numa lógica de saber e de saber fazer, implicando a comunidade educativa num projeto de promoção da leitura através da articulação com parceiros.

"Os livros. A sua cálida, terna, serena pele. Amorosa companhia."

Eugénio de Andrade