Este foi o livro selecionado para o 1º momento do CNL.
Participaram 38 alunos de 10º e 11º anos.
Vencedoras: Joana Monteiro e Maria Lamas (10º A)
O medo, uma reação química do cérebro, é, no entanto, algo tão forte que, tal como a hiena que come a zebra de dentro para fora, nos consome de forme tão intensa, mas tão subtil que nem nos apercebemos da sua capacidade de nos matar.
Os Anagramas de Varsóvia
As alunas vencedoras no 1º momento do CNL leram este livro para prestarem provas na fase concelhia.
A Joana Monteiro, interpretou uma das personagens e obteve o 3º lugar pelo que irá representar o Agrupamento na fase intermunicipal.
O Apocalipse dos Trabalhadores
Livro selecionado para a fase intermunicipal do CNL que decorreu na BM da Maia, no dia 26 de abril de 2019.
"a história sempre trágica de duas empregadas de limpeza e carpideiras profissionais que, entre cansaços e desilusões, encontram ainda motivos de esperança. Cada uma ao seu modo, descobrem caminhos nada óbvios para a felicidade, explicando uma inteligência que radica mais na emoção do que na prudência envergonhada do bom senso.O retrato mais genuíno de Portugal é, ao mesmo tempo, um sinal de força e de confiança para que, um dia, o país se encontre com a generosidade que define tanto o seu próprio povo."
in, Wook
Apesar de a obra estar extremamente bem escrita, devo confessar que me dececionei um pouco com o livro, pois achei o ritmo lento. É um livro que requer muita atenção, fiquei perdida algumas vezes e tive que reler certas partes. Numa perspetiva histórica é um livro muito rico e retrata problemas que ainda estão presentes na atualidade, por isso, apesar de não ser o género de livro que mais aprecio, agradou-me ter uma experiência literária diferente.
Ana João, 11ºBSinopse: Este romance foi escrito em 1937 e retrata a vida de um grupo de menores abandonados que crescem nas ruas da cidade de Salvador, Bahia, vivem num trapiche, roubam para sobreviver e são conhecidos como os "Capitães da Areia.
Participaram 62 alunos de 10.º 11.º e 12º anos.
Alunas vencedoras (representantes do Agrupamento na fase concelhia)
Joana Monteiro, 11º A, e Nádia Pereira, 12º B
Sinopse: Romance premiado, foi adaptado ao cinema e é extremamente atual. A vida parecia fácil e a felicidade também. Mas, Portugal entrou em colapso, Daniel perdeu o emprego, a mulher foi-se embora com os filhos à procura de melhores oportunidades, os seus dois melhores amigos encontram-se ausentes. Apesar da desgraça em que se transformou a sua vida, a sua vontade de refazer tudo parece inabalável. Porque, sem futuro, o presente não faz sentido.
Alunas vencedoras (representantes do concelho de S. João da Madeira na fase intermunicipal, a decorrer em Vila Nova de Gaia, no dia 22 de abril de 2020):
Joana Monteiro, 11.ºA, e Nádia Pereira, 12.ºB.
Sinopse: "Na Lisboa de finais dos anos noventa, um jovem escritor em crise vê o seu caminho cruzar-se com o de um grande escritor. Dessa relação, nasce uma história que mescla realidade e ficção, um jogo de espelhos que coloca em evidência alguns dos desafios maiores da literatura.
A ousadia de transformar José Saramago em personagem e de chamar Autobiografia a um romance é apenas o começo de uma surpreendente proposta narrativa que, a partir de certo ponto, não se imagina como poderá terminar. José Luís Peixoto explora novos temas e cenários e, ao mesmo tempo, aprofunda obsessões, numa obra marcante, uma referência futura." (in, Quetzal Editores)
NOTA: devido à pandemia provocada pela Covid19 não se realizou a fase intermunicipal.
Padlet de leituras, 11ºA, 2019/2020 (ainda em construção)