Revivências

O projeto «Revências», iniciado no ano letivo de 2021-2022, na EB1 de Espírito Santo das Touregas, pretende atender à especificidade cultural do meio que envolve a escola, dando a conhecer o património local, valorizando-o e salvaguardando-o.

 OBJETIVOS:

Alargar o conhecimento do território ao nível patrimonial e dos recursos culturais;

Articular a escola, o currículo, os conteúdos, o território, a comunidade, o património e a cultura local;

Descobrir as tradições no que diz respeito à arquitetura, pintura, artesanato, gastronomia, música, às festas populares, entre outras;

Contribuir para o desenvolvimento da consciência acerca da importância da valorização do património histórico e ambiental;

Fomentar o interesse pela descoberta de histórias e lendas;

Mobilizar e dinamizar os diferentes intervenientes em torno de uma intenção colectiva; 

Preparar para a vida ativa, fomentando atividades e experiências que permitam mobilizar saberes e aceder a novos conhecimentos; 

Promover o desenvolvimento das competências do Perfil dos Alunos para a Educação Inclusiva e a Cidadania;

Produzir recursos e estratégias pedagógicas apoiadas nas artes e no património que promovam a transversalidade do currículo;

Proporcionar momentos lúdicos e de partilha.

ESTRATÉGIAS:

Fomentar trabalhos de pesquisa em livros, revistas e documentos eletrónicos;

Proporcionar visitas ao exterior (museus, igrejas, junta de freguesia, associação recreativa…);

Realizar entrevistas a pessoas da comunidade (pais, avós e outros elementos da comunidade);

Desenvolver atividades com a participação dos pais e familiares e ainda, da comunidade envolvente;

Estabelecer parcerias com agentes culturais e artísticos, autarquias e outras instituições do seu território;

Realizar workshops sobre diversas temáticas no âmbito do projeto;

Apresentar/expor trabalhos produzidos pelos alunos em espaços culturais e/ou datas comemorativas.

Espectáculo final do projeto «Revivências»


No dia 27 de junho, no Auditório José Manuel Melo, na Escola Secundária D. Duarte, professoras, auxiliares, pais e encarregados de educação, amigos e colaboradores, todos se juntaram às crianças  para o espectáculo final. O espetáculo contou com momentos de dança, cantares, teatro e brincadeiras tradicionais numa viagem pelo nosso Portugal.

Nas palavras de um dos parceiros do projeto, o Professor João Amado, da Museu-Escola do Brinquedo Tradicional Popular, «na companhia deles fizemos uma viagem maravilhosa por terras de Portugal, numa “Revivência” das nossas tradições populares em duas horas emocionantes e feliz! Esteve lá tudo, desde os pauliteiros de Miranda ao bailinho da Madeira, passando pelo fandango ribatejano (que incendiou verdadeiramente a plateia!) ao cante alentejano! Nem foi esquecido o Zeca Afonso nem a despedida de Coimbra…  tudo intercalado com a declamação de quadras populares (à maneira dos nossos tempos de escola) e jogos tradicionais… o berlinde, o pião, o arco e tanta outra coisa onde também revimos alguma marca da nossa mensagem em torno dos jogos e brinquedos populares. Maravilhoso! Há professores/as que reconhecem a importância educativa destas “revivências” … e há meninos que brincam com engenho e arte! Parabéns a todos! ... Estivemos lá e voltámos felizes.»

«Revivências com o GEFAC»


O Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra desenvolve na escola um conjunto de sessões com os alunos sobre diferentes manifestações populares portuguesas com interesse etnográfico

Nas primeiras quatro sessões, focar-se-ão regiões com particular interesse em cada vertente, nomeadamente, a música no Alentejo e nas Beiras, a dança no Minho, o teatro popular em Trás-os-Montes e rituais nos Açores :

 - 17 de janeiro de 2023 | Música - Beiras e Alentejo

 - 14 de fevereiro de 2023 | Máscaras - Trás-os-Montes

 - 14 de março de 2023 | Festas do Espírito Santo - Açores

 - 18 de abril de 2023 | Danças - Minho

O projeto terminará com duas sessões de preparação de uma apresentação, pensada e planeada em conjunto com os professores da escola.


Os alunos da EB1 de Espírito Santo das Touregas

agradecem o acolhimento na EB1 de Casais de Campo

 a CANTAR AS JANEIRAS

«A CANTAR AS JANEIRAS»



No Dia de Reis, os alunos da EB1 de Espírito Santo das Touregas  foram cantar as Janeiras aos alunos da EB1 de Casais de Campo.

O ano de 2023 trouxe uma novidade para as crianças da EB1 de Espírito Santo das Touregas – a mudança temporária de instalações. Na verdade, uma vez que a sua escola precisava de intervenção urgente no telhado, paredes e chão, foi necessário deslocar os alunos para a EB1 de Casais do Campo.

Para agradecer o acolhimento das duas turmas neste estabelecimento, as crianças recém-chegadas foram de sala em sala cantar as Janeiras e oferecer uma lembrança aos seus novos colegas. No final, as crianças do Jardim de Infância também quiseram cantar a sua música das Janeiras às crianças de Espírito Santo das Touregas.

Integrada no projeto “Revivências”, esta foi mais uma oportunidade para aprenderem um pouco mais sobre o passado e de conhecerem músicas tradicionais desta época.

«FILMINHOS À SOLTA»

Numa parceria com os Caminhos do Cinema Português, as crianças da EB1 Espírito Santo das Touregas, em conjunto com a EB1 Cruz de Morouços, foram, no dia 16 de dezembro, na Casa do Cinema de Coimbra, assistir à exibição de curtas-metragens europeias.

Veja a  ficha pedagógica dos filmes exibidos

... e ainda os votos de Boas Festas,

com uma música tradicional do Algarve