Atividades "Escola UNESCO"

Participando, desde 1989, na rede de escolas UNESCO, o AECO partilha os princípios de que a educação é a chave do desenvolvimento e de uma cultura de paz. Visa-se os objetivos «aprender a viver juntos» num mundo pruralístico e de uma grande diversidade cultural, o trabalho em projetos de um modo dinâmico e lúdico, incentivando o ensino pela arte.







2023-2024






2022-2023



8 de março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Imagina um mundo de igualdade de género. Um mundo livre de preconceitos, estereótipos e discriminação. Um mundo diverso, equitativo e inclusivo. Um mundo onde a diferença é valorizada e celebrada. Juntos, podemos forjar a igualdade das mulheres. Coletivamente, todos nós podemos #EmbraceEquity. 

É necessário celebrar as conquistas das mulheres e aumentar a sua visibilidade, ao mesmo tempo que se denunciam as desigualdades. 

Esta é uma das  mensagens importantes do Dia Internacional da Mulher 2023 para ajudar a construir um mundo de igualdade de género. 


PARTILHA UMA FOTO DO TEU ABRAÇO A ESTA CAUSA!


Informa-te junto do(a) Representante de Turma ou do(a) teu/tua Diretor(a) de Tuma!

27 de janeiro - DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Mais informação AQUI

Visita à exposição "Judeus de Coimbra" e ao Pátio da Inquisição, desvendados pelo Guarda Chaves e sessão do filme "O Cônsul de Bordéus".

Informação útil pode ser encontrada também nos seguintes sítios internet:

1- Museu Aristides Sousa Mendes (MVASM (sapo.pt))

2-  Yad Vashhem (www.yadvashem.org)

3- Museu Fronteira da Paz- Vilar Formoso (Pólo Museológico – Município de Almeida (cm-almeida.pt)

4- Projeto Protect the facts (www.againstholocaustdistortion.org/)

5- Memshoá (INÍCIO | memoshoa )

10 de dezembro - DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

A Declaração Universal dos Direitos Humanos encarna a eterna aspiração da humanidade à liberdade, à justiça e à dignidade. Não é fruto de uma única cultura ou tradição, mas antes um alicerce que nos permite usufruir de uma vida plena, e a todas as nações do mundo viver em paz. Há 70 anos, as nações do mundo uniram-se para definir este conjunto de direitos humanos fundamentais, inalienáveis e universais.

Nos sites a seguir apresentados podem ser encontradas propostas de atividades (malas pedagógicas) e informação relevante sobre a temática, que, se acharem pertinente, podem explorar durante a próxima semana:

Descarregue o cartaz AQUI

17  de novembro - DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

Este ano celebramos o Dia Mundial da Filosofia imediatamente a seguir ao Dia Internacional para a Tolerância. Esta coincidência é profundamente significativa, dada a ligação entre a tolerância e a filosofia. A filosofia alimenta-se do respeito e da consideração pela diversidade de opiniões, pensamentos e culturas que enriquecem a forma como nós vivemos neste mundo. Tal como a tolerância, a filosofia é uma forma de convivência dentro do respeito pelos direitos e valores comuns. Representa também uma capacidade para ver o mundo através de um olhar crítico, consciente dos pontos de vista dos outros, fortalecida pela liberdade de pensamento, de consciência e de crenças.

Por todas estas razões, a filosofia é mais do que uma disciplina académica: é uma prática quotidiana que ajuda a viver melhor e de forma mais humana.

O questionamento filosófico aprende-se e aperfeiçoa-se desde a infância como uma chave essencial para estimular o debate público e defendendo o humanismo, que padece da violência e das tensões do mundo. Esse questionamento não oferece nenhuma solução predeterminada, mas sim uma perpétua busca do questionamento do mundo e visando procurar encontrar o nosso lugar nele. Nesse caminho, a tolerância é tanto uma virtude moral como uma ferramenta prática de diálogo. A tolerância não tem nada a ver com um relativismo ingénuo segundo o qual tudo equivale ao mesmo: trata-se de uma exigência individual de escutar, ainda mais forte, pois é fundamentada no compromisso decidido de defesa dos princípios universais de dignidade e liberdade.

Declaração de 2016 Irina Bokova  (à data Diretora  Geral da UNESCO)

Descarregue o cartaz AQUI

16  de novembro - DIA INTERNACIONAL DA TOLERÊNCIA

O Dia Internacional para a Tolerância é uma iniciativa da UNESCO, expressa na Declaração de Princípios sobre a Tolerância, aprovada pela Conferência Geral da UNESCO na sua 28ª reunião, em Paris, no dia 16 de novembro de 1995. 

No Artigo 1º da Declaração apresenta-se o significado de tolerância: 

“1.1 A tolerância é o respeito, aceitação e apreço pela riqueza e diversidade das culturas do nosso mundo, dos nossos modos de expressão e das nossas maneiras de exprimir a nossa qualidade de seres humanos. É fomentada pelo conhecimento, abertura de espírito, comunicação e liberdade de pensamento, de consciência e de crença. A tolerância é a harmonia na diferença. Não só é um dever de ordem ética; é igualmente uma necessidade política e jurídica. A tolerância é uma virtude que torna a paz possível e contribui para substituir uma cultura de guerra por uma cultura de paz. 

1.2 A tolerância não é concessão, condescendência, indulgência. A tolerância é, antes de tudo, uma atitude ativa fundada no reconhecimento dos direitos universais da pessoa humana e das liberdades fundamentais do outro. Em nenhum caso a tolerância poderia ser invocada para justificar lesões a esses valores fundamentais. A tolerância deve ser praticada pelos indivíduos, pelos grupos e pelo Estado. 

1.3 A tolerância é o sustentáculo dos direitos humanos, do pluralismo (incluindo o pluralismo cultural), da democracia e do Estado de Direito. Implica a rejeição do dogmatismo e do absolutismo e fortalece as normas enunciadas nos instrumentos internacionais relativos aos direitos humanos. 

1.4 Em consonância com o respeito pelos direitos humanos, praticar a tolerância não significa tolerar a injustiça social, nem renunciar às próprias convicções, nem fazer concessões a esse respeito. A prática da tolerância significa que toda a pessoa tem liberdade de escolha das suas convicções e aceita que o outro desfrute da mesma liberdade. Significa aceitar o facto de que os seres humanos, que se caracterizam naturalmente pela diversidade do seu aspeto físico, da sua situação, do seu modo de expressar-se, dos seus comportamentos e dos seus valores, têm o direito de viver em paz e de ser tal como são. Significa também que ninguém deve impor as suas opiniões aos outros.

Descarrgue o cartaz AQUI

31  de outubro - DIA MUNDIAL DAS CIDADES

Proclamado pela ONU e celebrado pela UNESCO este dia é uma oportunidade para explorar temas/problemas relativos à urbanização, sustentabilidade das cidades, património (da nossa e de outras cidades)...

 Atualmente mais de metade da população mundial vive em cidades e o mundo debate-se com a sua sustentabilidade!

1- A ESDD será a escola anfitriã da Palestra " Que Direitos na Cidade?" promovida pela Coordenadora de CD , a colega Graça Gonçalves, no dia 15 de novembro.

2- O programa "Direito à minha Cidade" da iniciativa do Instituto Jurídico da FDUC disponibiliza as Conversas com Escolas on line conforme informação do Coordenador do PNA , o colega João Paulo Janicas (informação infra).

3- A atividade "O Barroco Coimbrão", promovida  pelo grupo disciplinar de Português, que terá lugar no dia 31 de outubro (turmas do 11º ano dos CCH)  e desenvolvida em articulação interdisciplinar, será , igualmente, um pretexto para celebrar o dia e recordar que a nossa cidade é detentora de um Bem, reconhecido pela UNESCO como património de interesse mundial para a Humanidade(UC- Alta e Sofia).

Feliz Dia Mundial das Cidades!

As “Conversas na Escola”, realizadas em 4 escolas anfitriãs, têm a duração aproximada de 1 tempo letivo e são transmitidas online, de acesso livre mediante inscrição aqui . Mais informação detalhada pode ser consultada através da página do projeto

Descarregue o cartaz AQUI

17 de outubro - DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

10 de outubro - DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

Descarregue o cartaz AQUI

Descarregue o cartaz AQUI

Descarregue o cartaz AQUI

Cartazes realizados pelos alunos do 3.º ano do Curso Prof. de Animador Sociocultural

Dia Internacional da Erradicação da Violência Contra as Mulheres

25 de novembro de 2022


Sinopse