APRESENTAÇÃO

O PROJETO CULTURAL do AECO 2021-2023, no PLANO NACIONAL DAS ARTES

O PCE do AECO é o documento estratégico para os primeiros dois anos (2021-2023) da participação do Agrupamento de Escola Coimbra Oeste no Plano Nacional das Artes. Nesse contexto, visa contribuir para o acesso das crianças e jovens à fruição artística e à produção cultural, como condição para a sua formação integral como cidadãos e também para o desenvolvimento das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, para a Educação Inclusiva e a Cidadania (cf. também Plano Nacional das Artes. Uma Estratégia. Um manifesto)

«NATURA CULTURA:  as fontes da criação»

O tema visa criar um nó de possibilidades que suscite a reflexão e ofereça uma direção comum para os diferentes projetos e as atividades.

Deste modo, quer-se contribuir para uma maior articulação entre os projetos transversais e especializados do AECO, consolidar a comunicação inter e intra ciclos, entre os diferentes estabelecimentos e ainda entre os diversos intervenientes da comunidade educativa e os agentes culturais e artísticos e do património do território.

TEMA

EIXOS ESTRATÉGICOS

LINHAS PRIORITÁRIAS DE AÇÃO

Tendo em conta a realidade cultural do AECO e que o Projeto Cultural de Escola não deve querer substituir-se ao seu plano de atividades, mas antes propor uma linha estratégica de atuação, que potencie e sirva de orientação das atividades, com vista a cumprir as finalidades propostas no Plano Nacional das Artes, apresentam-se como linhas estratégicas de ação prioritárias para este Projeto Cultural: