OUTRAS ATIVIDADES EM 2022-2023

SIGA

InstagramFacebook

Visita à exposição POSE, no  Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, a 5 de maio

O trabalho criativo COM_POSE desenrolou-se no seguimento da visita à exposição POSE, no CACC, da turma do 11.º B, do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS COIMBRA OESTE, acompanhada pelo curador José Maçãs de Carvalho.

Consistiu num trabalho de composição, através da montagem digital ou física de imagens, a partir de uma obra escolhida na exposição, com a qual as alunas e os alunos dialogaram, estabelecendo uma relação com a sua própria figura, retrato ou pose.

Conheça o esboço de apresentação do projeto aqui

O projeto «Crianças Perguntadoras» partiu de uma proposta do coordenador intermunicipal do PNA, António Cerdeira, ao Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste.  

É coordenado pela educadora Ofélia Libório, em parceria com a professora Joana Chélinho, da Escola Suerior de Educação de Coimbra.

Nesta fase experimental, decorre nos jardins de infância deTaveiro, S. Bento, Casais e Póvoa, dinamizados pelas educadoras

O projeto tem como finalidade estimular e desenvolver nas crianças a capacidade de formular e expressar perguntas. Selecionaram-se seis temas, entre aqueles que mais suscitam as suas perguntas: Guerra e Refugiados, Ambiente, Emoções, Género, Doença e Dinheiro.

Esses temas dão o mote a seis kits de materiais, a uma "máquina das perguntas" que cada grupo construiu e a atividades diversas que têm desenvolvido até agora.

Neste terceiro período do ano letivo, outros "perguntadores-agitadores" (investigadores, cientistas, artistas...) desenvolvem atividades com as crianças.

Brincadeiras teatrais em volta do livro «O Muro», de Giancarlo Macrì, Carolina Zanotti e ilustrações de Vallarino Sacco, no JI de Taveiro

Oficinas radiofónicas «A VOZ DOS ESTUDANTES»

No contexto das atividades paralelas à exposição «PRIMAVERAS ESTUDANTIS: da crise de 1962 ao 25 de Abril», promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, e patente no Convento São Francisco, alunas e alunos da EB23 Inês de Castro, da EB23 Taveiro e da ES D. Duarte) participam nestas oficinas promovidas pela RUC.


As sessões decorreram no Convento e nos estúdios da RUC. A formação teve a duração de 10 sessões e com o objetivo de preparar os formandos para a realização de um trabalho final, que consiste num programa de rádio à volta das lutas estudantis, do passado ao presente.


Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos/as do AECO participantes foram transmitidos a 15 de maio, pelas 10h00, no programa da RUC “Café Olé” e estão disponíveis em podcast aqui

O filme completo das sessões

 MUSEU MUNICIPAL DE COIMBRA - Visita com o Guarda-Chaves




No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, os alunos e professores do 10.º C, a convite do Museu Municipal de Coimbra, foram visitar algumas das suas coleções, na companhia do Guarda-Chave, a personagem criada pelo ator d' A Escola da Noite, Ricardo Kalash.

Projeto «UMA CRISE POR UMA PALAVRA»




O PROJETO EM AÇÃO


O projeto «Um crise por uma palavra» desenvolveu-se entre dezembro de 2022 e abril de 2023 e consistiu em, a partir da exploração da exposição «Primaveras estudantis», através de jogos de cooperação e de comunicação, exercícios de escrita criativa, desafiar as alunos e os alunos a recriar faixas, cartazes, fotografias, etc. e preparar uma exposição no próprio Convento São Francisco. É este resultado que pode ser visitado na exposição «POSSO FALAR?», patente até ao próximo dia 14 de maio.


Estas são algumas fotos de Carlos Gomes, relativas às atividades dos alunos do 9.ºB (EB23 Inês de Castro), 9.º F (EB2,3 Taveiro) e 9.ºI (ES D. Duarte), acompanhados pelos seus professores.


NAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO «POSSO FALAR?»


No dia 25 de abril, pelas 18.00 h, no Convento São Francisco, foi inaugurada a exposição «POSSO FALAR?», resultante do trabalho que as alunos e alunos das turmas do 9.ºB (EB23 Inês de Castro), do 9.º F (EB23 de Taveiro) e do 9.º I (ES D. Duarte) realizaram, no contexto do Programa de Mediação com Escolas daquela instituição, associado à Exposição «Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril» aí patente.


Na cerimónia participaram alunos, pais e professores. A professora Teresa Loja Morais, subdiretora do AECO, bem como as professoras diretores de turma, respetivamente, Maria João Gomes, Luísa Almeida e Sílvia Fernandes, receberam das mãos da artista Adriana Campos, autora do projeto em conjunto com Joana Corker e Carlos Gomes, um carvalho, que deverá ser plantado nas escolas, simbolizando o espírito do projeto e o desejo de que "as primaveras sejam cuidadas pelas escolas e floresçam dentro delas".


Fotografias de Carlos Gomes.

«CONVERSA COM A COMUNIDADE» - "25 de Abril: da noite para o dia…”

15 de maio de 2023, no Ateneu de Coimbra


No âmbito do programa da Comissão Consultiva Concelhia do PNA «25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário» e do projeto Cultural do AECO.


As alunas e os alunos das turmas do 12.º C e do 8.º A, acompanhados pelos professores Serafim Duarte, Manuela Carvalho e ainda as estagiárias do núcleo de estágio de História, tiveram oportunidade de ouvir o professor Augusto Monteiro falar sobre o 25 de abril de 1974 e alguns dos aspetos mais negativos do período da ditadura, como a censura, a propaganda, a educação, a guerra colonial ou os direitos das mulheres.


Manuel Rocha, Fátima Januário e Beatriz Rosa, da Direção do Ateneu, falaram também do papel desta associação cultural na oposição à Ditadura. No final, ofereceram cravos aos alunos e, todos juntos, cantaram a «Grândola, Vila Morena».

Oficina de Clown «O QUE HÁ POR TRÁS DO NARIZ?»

com as turmas do 6.º A e do 6.º H, da  EB23 Inês de Castro e EB 23 de Taveiro 

Nos dias 27 e 28 de abril, nas escolas EB23 Inês de Castro e EB 23 de Taveiro, os alunos das turmas do 6.º A e do 6.º G, respetivamente, tiveram uma oficina de clown, «O QUE HÁ POR TRÁS DO NARIZ?», com a atriz-palhaço ENNE MARX (https://youtube.com/@aslevianas). A oficina colocou os alunos em contato com a linguagem e o jogo do clowning, que tem como princípio a essência de cada um e o despertar da comicidade, através de exercícios que trabalham sobretudo o olhar, a escuta e a perceção.


Estas oficinas, assim como a de MONTAGEM FÍLMICA, com Miguel Mira, que decorreu em 11 de janeiro último, com a turma do 1.º PSI da Escola D. Duarte, são propostas disponibilizadas às escolas pelo Teatro Académico de Gil Vicente, no âmbito do seu Programa de Mediação, em parceria com o Plano Nacional das Artes e o Projeto Cultural do AECO

Trabalhos dos alunos da turma do 6.º G , da EB2,3 de Taveiro, sobre a Oficina.

Turma do 6.º A com a com a atriz-palhaço ENNE MARX

A turma do 6.º G com a atriz-palhaço ENNE MARX

PROPOSTA PNA

«UM DIA DE AULAS NO PATRIMÓNIO»


Em parceria com diversas instituições e agentes culturais, e dirigida a turmas de tara todos os níveis de ensino.

As instituições aderentes acolhem uma turma para um dia de aulas. No decurso da aula, num período que não deverá exceder 30 minutos, um responsável da instituição de acolhimento promove uma atividade de interesse pedagógico para os/as alunos/as. Pode ser uma breve história da instituição, falar do edifício de acolhimento ou de uma personagem histórica associada ao local, apresentar uma peça museológica ou uma obra de arte, realizar uma oficina prática, etc. 

Aceda à Ficha de Inscrição e às Fichas das instituições

INSTITUIÇÕES e AGENTES CULTURAIS PARCEIROS:


Casa de Infância Dr. Elysio de Moura (Colégio de Santo António da Pedreira) I Centro de Artes Visuais (CAV) I Centro Cultural Penedo da Saudade - Instituto Politécnico de Coimbra I Círculo de Artes Plásticas (Jardim da Sereia) - CAPC I Convento de S. Francisco I Convento de Santa Clara-a-Velha I Museu da Água I Museu Municipal (núcleos da Torre de Almedina e Edifício Chiado) I Museu Nacional Machado de Castro I Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra I Seminário Maior de Coimbra I Teatro Académico Gil Vicente

Pode recolher o FILME COMPLETO AQUI



Pode ler TESTEMUNHOS DOS PARTICIPANTES AQUI (brevemente)

DIA MUNDIAL DO TEATRO






No dia 27 de março, DIA MUNDIAL DO TEATRO, teve lugar uma sessão, no Auditório José Manuel Melo, na Escola Secundária D. Duarte, em que foi lida a mensagem do dia e apresentadas dramatizações e peças de teatro pelos alunos do CP de Animador Sociocultural e da Trupe Leal Conselheiro.


Estiveram presentes, para além dos 30 alunos-atores, cerca de 80 espectadores, entre professores, convidados de entidades parceiras e ex-alunos do AECO.


A MÚSICA PODE DERRUBAR MUROS?

conversa com DINO D’SANTIAGO

Várias turmas do AECO/Escola Secundária D. Duarte participaram, no dia 10 de fevereiro, no Convento São Francisco, na conversa com Dino D´Santiago, "A Música pode derrubar muros?", integrado no Festival Política, também com a participação da vereadora Ana Cortez Vaz e moderada por Bárbara Rosa, co-diretora do Festival Política.


Com o mote do poder de transformação que a música e do papel que os artistas podem ter na sociedade, Dino D´Santiago dialogou com as alunas e os alunos sobre saúde mental, sobre o poder de cada uma/um para lutar pelos seus projetos, sobre as dificuldades que há que vencer para isso, mas também o que os outros podem ajudar nessa (des)construção.

27 de janeiro - DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Mais informação AQUI

Alunos do 10.º A,11.º D e 10.ºC visitaram a exposição "Judeus de Coimbra" e ao Pátio da Inquisição, desvendados pelo Guarda Chaves. Outros assistiram à sessão do filme "O Cônsul de Bordéus".

VISITA AO TEATRO LOUCOMOTIVA

A visita ao Teatro Loucomotiva, em Taveiro, realizou-se no dia 25 de janeiro, no período da manhã, com o grupo do JI de Taveiro.

O Teatro Loucomotiva é parceiro do projeto cultural do AECO. O presidente da Direção do grupo, Dr. Luís Melo e o ator Luís Esteves receberam as crianças. Estas foram acompanhadas pela educadora titular do grupo, Ivone Marques, pelas educadoras Ofélia Libório e Ana Paula Ramalho (educadora coadjuvante à quarta feira) e pela assistente operacional Maria do Céu Santos.

As crianças fizeram uma visita guiada às instalações e tiveram a oportunidade de brincar no palco, em jogos de cena dinamizados pelo Luís Esteves.

Foram realizadas várias aprendizagens, com especial destaque para a aquisição de novo vocabulário.

Mais tarde, os pequenos visitantes fizeram desenhos para mostrar-nos o que aprenderam e sentiram no Teatro.

Exposição «PRIMAVERAS ESTUDANTIS: da crise de 1962 ao 25 de Abril»




Em paralelo a esta exposição, promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e patente no Convento São Francisco, o respetivo Projeto Educativo e Mediação de Públicos propôs algumas atividades, entre elas a VISITA ENCENADA, com Graça Ochoa. Ao longo do período em que esteve patente, docentes e alunos do AECO participaram na iniciativa:

Oficina TAGV

«OFICINA DE MONTAGEM FÍLMICA», com Miguel Mira 

11 de janeiro


No âmbito do Projeto Cultural do AECO e do PROGRAMA DE OFICINAS TAGV 2022 a oficina teve como objetivo familiarizar os participantes com as bases teóricas e práticas da montagem fílmica.


A turma do 1.º PSI pôde, ao longo de 3 horas, trabalhar com o formador MIGUEL MIRA.

Este é formado em Computer Animation na Full Sail University. Estagiou na Take it Easy Films e trabalhou como editor de vídeo em Amesterdão. É doutorando em Estudos Fílmicos e de Imagem pela Universidade de Coimbra. É também um artista digital, investigador e formador. Como artista, cria peças que testam os limites do software para refletir sobre a nossa época contemporânea digital. Como investigador, interessa-se pela interseção de vários meios de comunicação, nomeadamente cinema e realidade virtual (RV).

SESSÃO ESPECIAL DO DA «EMBARCAÇÃO»


Em parceria com o Nova Ágora - Centro de Formação de Associação de Escolas e com o Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, e a propósito da nova temporada em Coimbra de Embarcação do Inferno, de Gil Vicente, A Escola da Noite e o Cendrev - Teatro Garcia de Resende organizaram, a 12 de janeiro, uma sessão especial do espectáculo «Embarcação», particularmente dirigida a professores/as do ensino básico e do ensino secundário da região, a que também assistiram os alunos da Trupe Leal Conselheiro.


Após o espectáculo, o professor da Universidade de Coimbra José Bernardes, consultor científico do projecto, proferiu uma palestra sobre a mais conhecida e representada peça de Gil Vicente. Outras turmas do AECO foram também a outras representações.

Sessão de Cinema para o 1.º CEB, na CASA DO CINEMA DE COIMBRA, a 16 de dezembro de 2022, organizada pelos Caminhos do Cinema Português

Participaram os alunos, professoras e assistentes operacionais da EB1 Espírito Santo das Touregas e da EB1 Cruz de Morouços.

Estes são alguns dos trabalhos feitos pelos alunos da EB1 Cruz de Morouços.

ACEDA NA IMAGEM

Trupe Leal Conselheiro


Vídeo-poema_«Estatutos do homem»,


de Thiago de Mello (excerto)


Visita

«TRINTA METROS»

guiada pela Catarina Moura, do Projeto Educativo e Mediação de Públicos do Convento S. Francisco

23 de novembro

Os alunos do 3AFAS visitaram os bastidores do Convento São Francisco, numa  viagem que começa no subpalco do Grande Auditório e termina numa complicada teia de varas, panejamento e com uma concha pelo meio (acústica, está claro). São 30 metros, bem medidos desde o subsolo até ao tecto, para palmilhar no interior desta caixa, para descobrir os espaços mais escondidos, como o fosso de orquestra e os alçapões, e ficar a saber o que são as pernas, quarteladas e o urdimento, como funciona a complexa mecânica de cena e os modernos sistemas de iluminação e de som.

No dia 16 de novembro, respondendo a uma solicitação da Cáritas-Renascer, o 3º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural do AECO participou na Palestra «Violência na infância: do (des)cuidar ao (des)amor», com a dramatização «PEDRO E O SEU AMIGO VAMPIRO», no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha.

«PEDRO E O SEU AMIGO VAMPIRO», a partir do filme de animação de Regina Pessoa, «Kali, o pequeno vampiro» (2012)

A Escola Secundária D. Duarte foi a escola anfitriã da Palestra " Que Direitos na Cidade?" promovida pela Coordenadora de Cidadania, a colega Graça Gonçalves, no dia 15 de novembro.


Esta palestra faz parte do programa "Direito à minha Cidade", iniciativa do Instituto Jurídico da Fac. de Direito da Universidade de Coimbra, Conversas com Escolas.

Também a atividade "O Barroco Coimbrão", promovida  pelo grupo disciplinar de Português, que teve lugar no dia 31 de outubro (turmas do 11º ano dos CCH)  e desenvolvida em articulação interdisciplinar, foi , igualmente, um pretexto para celebrar o dia e recordar que a nossa cidade é detentora de um Bem, reconhecido pela UNESCO como património de interesse mundial para a Humanidade(UC- Alta e Sofia).

Mais informação na página do projeto e Facebook 

«Direito à minha cidade»

Conversas na Escola, outubro e novembro

No sábado à noite, 15 de outubro, docentes, técnicos, pais e alunos do AECO foram juntos ao TEATRO, ver a peça «Aqui, onde acaba a estrada», de Igor Lebraud, pel' A Escola da Noite, sobre o tema dos migrantes, no TCSB (ao Pátio da Inquisição),pelas 21h30.

Palestra pela Doutora Catarina Martins, «Vamos ver a coisa ao contrário? Desconstruir o Racismo nas Artes»_12/10/2022 

Articulando a área da Cidadania, as finalidades da UNESCO, bem como as parcerias no âmbito do Projeto Cultural do AECO, a atividade consistirá numa palestra e debate com alunos do secundário e docentes, "Vamos ver a coisa ao contrário? Desconstruir o Racismo nas Artes", proferida pela Doutora Catarina Martins, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra *

Haverá uma introdução ao conceito de racismo, alguns exercícios de análise de representações racistas, de várias artes e períodos históricos e também da cultura popular e de massas, e depois sugestões de artes que combatem o racismo, nomeadamente, artes negras.

* A iniciativa assinala a abertura oficial do ciclo de programação "Afro-Portugal: Contas de Torna-Viagem", que decorre em Coimbra entre 12 e 22 de Outubro, em vários espaços da cidade. O ciclo (cujo programa completo pode ser consultado aqui: https://tagv.pt/agenda/afroportugal/) visa contribuir para os actuais debates sobre memória colonial e racismo e coloca em destaque as vozes artísticas negras, africanas e afrodescendentes em Portugal, de várias gerações. Inclui performances, exposições, filmes, debates, literatura, música, workshops, ações socioeducativas e o espectáculo teatral "Aurora Negra”.

PROPOSTA PNA

Visita para professores

«COIMBRA REPUBLICANA»

7 de dezembro de 2022


Mais pormenores AQUI e no QR code 

Possibilidade de marcação da visita, ao longo do ano letivo, para alunos





A visita deve ser combinada através dos contactos


Tel.: 239840754


email: museu.municipal@cm-coimbra.pt