SIGA

InstagramFacebook

AGENDA AECO 2023-2024

Projeto «VAMOS CUIDAR DO PATRIMÓNIO»

Baseado no livro O Património É Meu, É Teu, É Nosso. Vamos Cuidá-lo, da autoria da Dra. Adília Alarcão, nasceu o projeto "Vamos Cuidar do Património", que tem como objetivo sensibilizar os alunos para a necessidade de preservar o património. Este projeto visa envolver os alunos no estudo e na defesa do património local, implicando um maior conhecimento do espaço que os rodeia, convocando conhecimento de diferentes áreas disciplinares, consubstanciado numa prática de cidadania ativa.

Este projeto está em conformidade com os princípios consignados no Perfil dos Alunos à Saída da escolaridade obrigatória, sendo os Domínios de Autonomia Curricular (DAC), o espaço adequado à sua concretização.

Baseado nos pressupostos anteriores e mediante convite efetuado pelo Museu Machado de Castro e pela sua Liga de Amigos, e integrado no Plano Nacional das Artes (PNA), a turma F do 8.º ano, da Escola Básica 2,3 de Taveiro, aceitou prontamente o desafio. 

Inicialmente registou-se uma reunião no Museu Machado de Castro com o objetivo de apresentar o projeto, onde estiveram presentes outras escolas envolvidas, tendo o nosso agrupamento sido representado pela Coordenadora de estabelecimento da EB2,3 de Taveiro, Isabel Pacheco Mendes, e pela Coordenadora do Projeto na EB2,3 de Taveiro, Ermelinda Cruz. Posteriormente, o  Professor António Cerdeira, coordenador intermunicipal do PNA, e após a distribuição de um exemplar do livro O Património É Meu, É Teu, É Nosso. Vamos Cuidá-lo, contextualizou e explicou o projeto à turma. Seguidamente realizou-se uma reunião com todos os docentes envolvidos no projeto, nomeadamente os docentes de Português, Francês, Inglês, Ciências Naturais, História, Educação Visual, Físico-química, Geografia, Educação Física e Cidadania e Desenvolvimento. 

Com o objetivo de dar prossecução ao projeto, os alunos envolvidos farão um levantamento do património da sua freguesia, que será registado em fotografia, esboços, entre outros, com vista à realização de uma exposição no Museu Machado de Castro. Posteriormente, realizar-se-á uma visita dos alunos ao Museu, sendo os docentes e alunos envolvidos recebidos pelas personalidades responsáveis pelo projeto.

Exposição “Vamos cuidar do Património

29 de maio de 2024, pelas 14H30, no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC)

Esta exposição apresenta o trabalho realizado por alunos do 2º e 3º ciclos da região centro, a partir do livro “O Património é meu, é teu, é nosso. Vamos cuidá-lo” de Adília Alarcão, em colaboração com a AMIC – Liga de Amigos do MNMC, o Plano Nacional das Artes, a Fundação Bissaya Barreto e os “miniBIOQS - Associação Ciência para Todos”.

ATIVIDADES 23 e 24 de abril / COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

            CONHEÇAS AS «SALAS DA LIBERDADE» e as «ATIVIDADES-FESTA« AQUI

Instalação o «O 25 DE ABRIL LETRA A LETRA

A instalação o «O 25 DE ABRIL LETRA A LETRA» é uma das atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste para festejar o cinquentenário do 25 de abril.

No âmbito do projeto cultural do AECO, «Raízes e utopias», as educadoras de infância e as professoras e professores do 1.º CEB trabalharam com as crianças, ao longo de várias semanas, na montagem, conceção e criação de 45 letras, cada uma na sua sala. Na semana em que se celebra o 25 de abril, as letras serão reunidas a formar a frase: 25 DE ABRIL VAMOS PLANTAR A LIBERDADE NO PEITO DE TOD@S

Participaram as educadoras, professores e crianças dos estabelecimentos de Ameal, Almas de Freire, Arzila, Casais do Campo, Cruz de Morouços, Espirito Santo das Touregas, Fala, Póvoa de São Martinho, Ribeira de Frades, Taveiro, São Martinho do Bispo e São Bento

O projeto teve o apoio da empresa CJM FUEL SOLUTIONS - UNIPESSOAL LDA, que ofereceu as letras em cartão ondulado reciclado natural, e do Convento São Francisco – Câmara Municipal de Coimbra, no acolhimento da instalação.

MURAL SUSTENTÁVEL DO 25 DE ABRIL

O «MURAL SUSTENTÁVEL DO 25 DE ABRIL» é uma das atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste (AECO) para festejar o cinquentenário do 25 de abril.

No âmbito do PROJETO CULTURAL, «Raízes e utopias», a atividade desenvolvida pelo CLUBE CIÊNCIA VIVA e pela ÁREA DISCIPLINAR DE ARTES teve como objetivo a criação de um tríptico em pano cru, pintado com tintas ambientalmente sustentáveis. sobre a revolução do 25 de abril. Cada um dos três painéis, de 1,3 metros por 5 metros, foi pintado num estabelecimento do AECO, Escola Secundária D. Duarte, Escola Básica 2,3 Inês de Castro e Escola Básica de Taveiro. A partir da semana do 25 de abril, os painéis estão reunidos para exposição, por períodos sucessivos, na fachada de cada escola.

O projeto iniciou-se com uma pesquisa e experiências de produção de tintas a partir de pigmentos naturais. Seguidamente, foi realizada uma pesquisa sobre os murais do 25 de abril, a partir do arquivo do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra. Por fim, associando ícones e palavras da revolução e mensagens atuais passou-se a uma fase de conceção e pintura dos painéis. 

2.º ANO DO PROJETO 

Conheça o esboço de apresentação do projeto aqui

O projeto «Crianças Perguntadoras» partiu de uma proposta do coordenador intermunicipal do PNA, António Cerdeira, ao Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste.  

É coordenado pela educadora Ofélia Libório, em parceria com a professora Joana Chélinho, da Escola Suerior de Educação de Coimbra.

Brincadeiras teatrais em volta do livro «O Muro», de Giancarlo Macrì, Carolina Zanotti e ilustrações de Vallarino Sacco, no JI de Taveiro

OS AGITADORES EM 2023-2014

O projeto tem como finalidade estimular e desenvolver nas crianças a capacidade de formular e expressar perguntas. Selecionaram-se seis temas, entre aqueles que mais suscitam as suas perguntas: Guerra e Refugiados, Ambiente, Emoções, Género, Doença e Dinheiro.

Esses temas dão o mote a seis kits de materiais, a uma "máquina das perguntas" que cada grupo construiu e a atividades diversas que têm desenvolvido até agora.

Neste terceiro período do ano letivo, outros "perguntadores-agitadores" (investigadores, cientistas, artistas...) desenvolvem atividades com as crianças.

Curso de Formação "Prática cidadã do aluno através da arte dentro e fora da sala de aula"

Setembro a Novembro de 2023

 Objetivos do Curso:

CONCURSO PARA O LOGOTIPO

do tema «Raízes e Utopias: cuidar e construir»

PATRIMÓNIO CONHECER PARA PROTEGER

ESPECTÁCULO no Auditório José Manuel Melo_12 dez. 2023

A sessão incluiu dois momentos principais, um deles a cargo dos professores e alunos do Conservatório Regional de Coimbra, estes pertencentes às turmas do 7.º A, 8.º A e 9.º A do ensino articulado de Música, na Escola Básica 2, 3 Inês de Castro. O segundo momento consistiu na apresentação do Quarteto de Coimbra.

Do programa constou um Medley de Zeca Afonso, pelo professor João Nogueira, ao piano. Seguiu-se a interpretação da «Canção de Embalar», também de José Afonso, pelas alunas Camila Santos, Francisca Almeida e Mafalda Pratas, acompanhadas pelo professor João Ferreira, na guitarra clássica, que também acompanhou, o Rodrigo Oliveira a cantar a «Balada da Despedida», original de Rui Lucas, António Vicente e João Paulo Sousa. Por mim, apresentou-se o Ensemble Vocal do conservatório Regional de Coimbra, dirigido pela professora Cristiana Carvalho, com a «Canção de Coimbra» (José Galhardo / Raul Ferrão / José Dos Santos), com o acompanhamento do professor João Nogueira, ao piano.

O segundo momento da sessão consistiu na apresentação do Quarteto de Coimbra, com algumas guitarradas e fados de Coimbra. O Quarteto de Coimbra, formado em 2022, é um conjunto de músicos formados em Coimbra, que têm tido um aprofundado trabalho de estudo e execução de repertório da Canção de Coimbra. Para além do trabalho em torno da herança musical e cultural da cidade, o Quarteto tem apresentado temas originais tentando contribuir para esse legado. O grupo é constituído por Fábio Almeida (voz), Simão Mota (guitarra), Tiago José Rodrigues (guitarra) e Vasco Rodrigues (viola).

AÇÃO DE FORMAÇÃO «Raízes e utopias» - O Projeto Cultural do AECO 2023-2025



CFAE Nova Ágora

4 de outubro 2023 (16.30 -19.30)