Um simples dia do calendário da humanidade, porém com alguns acontecimentos importantes na história.
Desde fatos como nascimentos e falecimentos de figuras icônicas, até a comemoração do Dia Internacional da Matemática e do Pi.
Oficializado pela UNESCO em 26 de novembro de 2019, o Dia Internacional da Matemática (IDM, na sigla, em inglês) foi criado para incentivar escolas, universidades e diversas outras instituições a mostrar a alunos e pessoas em geral a importância da matemática para a sociedade.
Inclusive, um site foi criado para que a comunidade matemática possa apresentar suas atividades sobre o assunto, podendo vir de qualquer lugar do mundo. Clique aqui e confira o site disponibilizado em inglês.
Para nós brasileiros, a data pode parecer um pouco estranha, mas pense no formato de data americano, no qual o número do mês vem primeiro e o dia vem depois, 14 de março, ou seja, 14/03 fica 03/14, analogamente 3,14, o valor do pi.
Nessa data já existia o Dia do Pi (𝛑), que foi criado em 14 de março de 1988. Desde então, pessoas comemoram o dia 3/14 andando por ambientes circulares e comendo alimentos que lembravam essa forma, como tortas e pizzas. Para os mais fiéis, os geeks (nerds), o auge do evento acontece à 1h59 da manhã, pois essa sequência seria o valor do Pi até a quinta casa decimal, 3,14159.
Há relatos que o primeiro a realizar estudos sobre o 𝛑 foi Arquimedes, ainda na antiguidade, e não é à toa que não é errado chamar o Pi de constante de Arquimedes. A letra que conhecemos hoje é oriunda do alfabeto grego e foi introduzida pelo linguista britânico William Jones, no século XVIII.
O Pi é um número irracional que é obtido pela divisão do comprimento de uma circunferência pelo diâmetro da mesma, que sempre resulta 3,141592… e assim vai.
Algumas aplicações práticas do 𝛑:
Comprimento de uma circunferência: C = 2 π . r ;
Área do círculo: A = π . r² ;
Volume de uma esfera: V = 4/3 . π . r³ ;
Volume do cilindro: V = π . r² . h ;
No GPS ;
No automobilismo ;
Campos de forças da gravidade e magnetismo da terra.
Neste dia nasceu ninguém menos que Albert Einstein, o físico teórico alemão que desenvolveu a famosa teoria da relatividade geral, publicada em 1915.
Albert também é muito conhecido pela equação mais famosa da física, E = mc², onde E é a energia, m a massa e c é a velocidade da luz no vácuo.
Porém, nesta mesma data faleceram duas personalidades importantes para os seres humanos: em 1883 morria o pai do Marxismo, Karl Marx, filósofo, sociólogo, dentre outras formações.
Já em 2018, faleceu o físico teórico britânico, Stephen Hawking, que realizava estudos e teorias sobre buracos negros, física quântica, radiação Hawking, Big Bang, entre outras.