Batizado com o nome do Deus grego do céu, Urano também é chamado de “O Gigante de Gelo”.
Sétimo planeta do sistema solar, Urano é o terceiro planeta gasoso do nosso sistema (se iniciarmos a contagem do Sol em diante, são cinco no total, no caso de incluirmos Plutão) e, também, aproximadamente quatro vezes maior que o nosso planeta! Se compararmos a Terra com uma maçã, Urano seria uma bola de basquete. A luz solar demora em torno de 164 minutos para atingir o planeta, ou seja, 2h44min.
Um dia em Urano dura 17h, mas um ano no Gigante de Gelo dura aproximadamente 84 anos terrestres. Assim como Vênus, Urano gira em direção oposta, e diferentemente de qualquer outro planeta, ele rotaciona de lado. Isso mesmo, de lado, quase na horizontal. Curioso, né?!
Assim como Júpiter e Saturno, Urano é composto basicamente por hidrogênio e hélio, mas também apresenta metano em sua composição. A maioria da massa do planeta é composta por um material denso, composto por água, metano e amônia, e a temperatura perto do núcleo chega a aproximadamente 4.982° C. Bastante quente, devido a influência do metano, pois retém o calor dos raios provenientes do sol e, por conta disso, o planeta fica com a cor azul esverdeada.
A temperatura média da superfície do planeta é de -220°C. Um lugar muito frio e, provavelmente, não é propício à vida. As condições são extremas, pois além da temperatura, Urano possui uma enorme pressão e ventos extremamente rápidos, que podem chegar a 900 km/h.
Diferentemente dos planetas rochosos, Urano é o terceiro planeta que apresenta anéis. São 13 no total, sendo que os mais internos são estreitos e escuros, já os mais externos são mais coloridos.
O planeta possui 27 luas catalogadas e, enquanto as luas dos outros planetas levam nomes de deuses das mitologias grega e romana, os satélites naturais de Urano levam nomes de personagens de obras de William Shakespeare e Alexander Pope.
Todas as luas internas de Urano parecem ser uma mistura de gelo e rocha, e as luas externas possuem composição desconhecida, pois provavelmente são asteróides capturados pelo planeta.
Urano também possui eixo de inclinação como a Terra, ou seja, se pudéssemos estar em sua superfície, poderíamos sentir as estações do ano, no entanto, não como as do nosso. No Gigante de Gelo as estações do ano são as mais extremas do sistema solar, pois estudos comprovam que o polo norte do planeta pode ter 21 anos de noite no inverno, 21 anos de dia no verão, e 42 anos de dia e noite no outono e primavera.
Urano, no ano de 1986, recebeu uma visita, apenas de passagem, da sonda Voyager 2. Essa sonda foi a única a estudar todos os quatro planetas gigantes do nosso sistema solar.