Batizado com o nome do Deus dos mares da mitologia romana, Netuno é mais um planeta chamado de “O Gigante de Gelo”.
Oitavo planeta do sistema solar, Netuno é o quarto planeta gasoso do nosso sistema (se iniciarmos a contagem do Sol em diante, são cinco no total, no caso de incluirmos Plutão) e, também, aproximadamente quatro vezes maior que a Terra! Se compararmos o nosso planeta com uma maçã, Netuno seria uma bola de basquete. A luz solar demora em torno de 248 minutos para atingir o planeta, ou seja, 4h8min.
Um dia netuniano dura 16h, enquanto um ano no Gigante de Gelo dura aproximadamente 165 anos terrestres. Netuno também possui estações do ano, pois seu eixo de rotação é inclinado. Cada estação dura aproximadamente 40 anos.
Assim como seus vizinhos gasosos, Netuno é composto basicamente por hidrogênio e hélio, mas também apresenta metano em sua composição. A maioria da massa do planeta é composta por um material denso, composto por água, metano e amônia. Bastante quente devido a influência do metano, pois retém o calor dos raios provenientes do sol. Dos planetas gigantes, Netuno é o mais denso.
A temperatura média da superfície do planeta é de -210°C. Um lugar muito frio e, provavelmente, não é propício à vida. As condições são extremas, pois além da temperatura, Netuno possui uma enorme pressão e ventos ultrassônicos que podem chegar a 2.000 km/h. Para se ter uma noção, os ventos mais fortes aqui da Terra podem chegar a 400 km/h.
Diferentemente dos planetas rochosos, Netuno é o quarto planeta que apresenta anéis. São entre 9 e 10 no total. Essa incerteza se dá porque o planeta é muito distante e as leis de movimento não obedecem uma ordem correta. Acredita-se que uma das Luas de Netuno tem uma influência direta nos anéis.
Imagens do planeta Netuno e seus anéis, tiradas pela sonda Voyager 2. Nas fotos, o planeta teve que ser “excluído” por conta da sua superexposição ao Sol.
O planeta possui 14 Luas conhecidas e a maior dela é Tritão. Como Netuno é o maior Deus dos mares, seus satélites naturais receberam também os nomes de Deuses dos mares, porém de menor expressão. Tritão é o único satélite natural do sistema solar que circunda seu planeta na direção oposta. Isso sugere que, provavelmente, essa Lua é um corpo capturado por Netuno.
No ano de 1989, Netuno recebeu a visita da sonda Voyager 2. Essa sonda foi a única a estudar todos os quatro planetas gigantes do nosso sistema solar. A Voyager retornou com uma enorme quantidade de informações sobre Netuno e suas Luas, confirmando evidências que o planeta tinha anéis fracos, assim como os outros planetas gasosos.