Após muitas curiosidades e perguntas sobre o tema, os alunos puderam ver na prática o que é, como se calcula e quais os principais elementos para se calcular o tão questionado número 𝝅.
Procedimento:
A experiência simples, porém explicativa, envolveu poucos materiais: objetos circulares (potes, latas de refrigerante, tampas e até mesmo um transferidor), barbante e régua.
A atividade consistiu em mostrar aos alunos a teoria estudada na aula anterior, por meio da medição dos objetos, e os cálculo do raio e diâmetro, além do comprimento (perímetro) dos objetos circulares.
Com o desenrolar das medições, os alunos (previamente separados em grupos) foram anotando em seus cadernos os valores encontrados, para depois fazer o cálculo do comprimento pelo diâmetro, e observar se os resultados obtidos correspondiam, de fato, com a teoria.
Após o término da atividade, os alunos puderam acessar um QR Code com seus respectivos celulares para poder responder um questionário de verificação de aprendizagem. A plataforma utilizada foi o Google formulários. (segue sequência de fotos).
E você, o que achou? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe sua mensagem clicando aqui.