Proveniente do Deus Mercúrio (mensageiro dos Deuses), o planeta leva esse nome devido ao seu rápido movimento em relação aos outros planetas
O primeiro planeta rochoso do nosso sistema solar é o menor em comparação aos outros planetas, porém não é o mais quente (por incrível que pareça), mesmo sendo o que está mais próximo da nossa estrela. Ele não possui atmosfera, apenas uma exosfera, que tem alguns elementos químicos em sua composição (oxigênio, sódio, hélio, hidrogênio e potássio) que vêm dos ventos solares. Suas temperaturas são extremas, tanto de dia (podendo chegar a 430°C), quanto de noite (chegando a -180°C). Por esse motivo, é um ambiente que não propicia a existência de vida como estamos acostumados. A radiação solar também é um fator importante para essa condição.
Mercúrio possui uma rápida translação no sol e, por esse mesmo motivo, um ano no planeta correspondem a 88 dias terrestres. Porém, um dia solar (um ciclo diurno-noturno completo) em mercúrio dura 176 dias na Terra, porque ele tem uma velocidade de rotação, em seu próprio eixo, muito pequena.
O planeta não possui satélites naturais, mas quando analisamos o tamanho de Mercúrio, podemos notar que ele é um pouco maior que a nossa Lua. Impressionante, não?!
O vídeo abaixo mostra o tamanho do planeta em relação ao Sol durante uma de suas translações.
Por conta do planeta estar tão pertinho do Sol, a luz demora cerca de 3,2 minutos para chegar em sua superfície.
Mercúrio tem uma superfície sólida, mas com crateras, e seu solo se assemelha com a da nossa Lua. O planeta, assim como a Terra, não possui anéis.
Quando Mercúrio está em sua aproximação máxima em relação ao Sol, e se estivéssemos na superfície do planeta, o Sol seria mais de três vezes maior do que conseguimos observar aqui na Terra.
No momento, a ESA (Agência Espacial Européia) e a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) possuem uma missão em conjunto: a BepiColombo, que está levando duas naves espaciais até Mercúrio. Mas o Mariner 10 (foto) da NASA, foi a primeira missão que explorou o planeta mais próximo do Sol. A missão Messenger (foto), também da NASA, foi a primeira a orbitar o planeta.