Terça-feira, 18 de maio de 2021
Aula para tratar da temática “Street Art”. A aula teve início a partir da apresentação da pibidiana Letícia sobre a “street art”, dando sua definição e ressaltando como essa manifestação artística é expressa. Após essa introdução, Letícia apresentou aos alunos a recomendação da pibidiana Fernanda, um vídeo do personagem Bart Simpson pichando a parede da escola e provocou os alunos a respeito da situação presente no vídeo. Pediu, então, a opinião deles acerca do debate “Grafite, vandalismo ou arte?”. A maioria dos alunos entrou em consenso e a resposta foi: “depende da situação e do local em que o autor fizer a ilustração”. Disseram, ainda, que na situação que o vídeo apresentava, fora uma pichação, tanto pelo local inapropriado, quanto por ser um insulto ao diretor. Para aprofundar mais o tema, a pibidiana Fernanda apresentou alguns tipos de artes de rua, começando com algumas definições, citando os materiais utilizados e ressaltando o propósito/mensagem por trás dessas artes. Por fim, para comprovar se os alunos haviam compreendido os conceitos e propósitos por trás das artes apresentadas, complementou a apresentação demonstrando algumas imagens e pedindo para que os alunos as relacionassem aos tipos de arte de rua descritos anteriormente. Os alunos captaram muitas das ideias e definições, demonstrando ter sido o resultado satisfatório. Para finalizar a aula, a professora falou sobre a atividade assíncrona que depois seria aplicada.
Terça-feira, 04 de maio de 2021
A professora iniciou a aula com a correção de uma atividade assíncrona voltada ao tema “Talents”, onde, através da análise de imagens, os alunos deveriam descrever o talento apresentado em cada foto. Após a correção da atividade, a pibidiana Fernanda iniciou a sua dinâmica utilizando o site quizizz. A dinâmica consistia basicamente numa extensão da mesma atividade assíncrona que a professora havia passado, com o diferencial de apresentar um leque de palavras mais avançadas para que os alunos pudessem aumentar o seu vocabulário. Através da apresentação de imagens contendo alguns personagens de desenhos populares executando ações, os alunos deveriam escrever ou selecionar a resposta condizente com a imagem. Após a dinâmica, a professora perguntou se os alunos haviam aprendido alguma palavra nova e o resultado foi positivo: eles responderam que sim e citaram algumas das novas palavras. Para finalizar a aula, a professora solicitou a disponibilização da dinâmica para que os alunos que não estavam presentes pudessem participar posteriormente.
Sexta-feira, 23 de dezembro de 2020
A oficina sobre o gênero fanfic, na XXVIII Jornada Esportiva, Cultural e Científica do Colégio de Aplicação( JECCCA), no dia 16/12, teve como tema principal a série Stranger Things, série de televisão americana dos gêneros ficção científica, terror, suspense e drama adolescente, criada, escrita e dirigida pelos irmãos Matt e Ross Duffer para a plataforma Netflix. O objetivo da oficina foi explicar sobre o gênero fanfic para os participantes, apresentar um resumo da história e falar sobre as principais personagens. Em seguida, disponibilizamos 1 hora para que eles produzissem uma fanfic sobre a série, instigando a imaginação e, também, o conhecimento do vocabulário em inglês, pois eles também criaram uma versão em inglês da fanfic. Depois das oficinas realizadas em grupos separados, através das salas de extensão do Google Meet, retornamos para a sala principal para que os alunos apresentassem suas fanfics e contassem sobre suas ideias e impressões durante a realização da Oficina. O dia foi maravilhoso, os alunos adoraram as produções, aproveitaram a oficina e em breve as fanfics serão publicadas por eles! Let's create stories!
Sexta-feira, 23 de dezembro de 2020
O Colégio de Aplicação realizou um evento sobre a Consciência Negra “Quanto vale ou é por quilo? Vidas negras realmente importam?”, de 16 a 20 de novembro de 2020. O projeto “Isso é coisa de Preto” teve início em 2019 e tem uma visão acerca das questões culturais e sociais afrodescendentes. Neste ano, o evento configurou-se em uma Comissão Permanente do Codap, na qual os alunos se engajam na organização coletiva e são instigados à pesquisa. Inserido no contexto pandêmico, o projeto foi desenvolvido de forma remota através da plataforma de comunicação Google Meet, e assim foram realizadas atividades interdisciplinares pautadas em: A valorização das diferenças étnico-raciais por meio da literatura; Caminhos para uma educação antirracista e Contribuição de cientistas negros/as na história da Matemática. Além dessas atividades, houve exposição de mostras fotográficas, curta-metragem, debates, mesas redondas, mural virtual e, ao final do evento, a realização do Cine Codap com o filme “Quanto vale ou é por quilo?” (2005, Bra). Durante a semana, os alunos dos 8° 9° e 1° anos exibiram seus trabalhos e participaram ativamente do evento sob orientação da professora Jane dos Santos e com o auxílio de pibidianos que realizaram monitorias. Foram dias marcantes que nos fizeram refletir sobre o questionamento “vidas negras realmente importam?”
Sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
Na tarde de terça-feira, (27/10/2020), nós, PIBIDianos do CODAP, participamos dos atendimentos remotos pela primeira vez, nas turmas dos 8°, 9° anos do fundamental e 1°anos do ensino médio. Para esta aula especial de Halloween, fomos divididos em grupos para a aplicação das atividades dinâmicas, preparadas sob a orientação da supervisora Jane dos Santos. Aplicamos um Quiz sobre as tradições do Halloween, a partir de filmes sugeridos pelos alunos, como Harry Potter, Corpse Bride e The Nightmare Before Christmas, através da plataforma Quizziz. Realizamos, também, um tour guide utilizando a plataforma Google Earth e alguns slides pelos lugares mais assombrados do mundo, como The Catacombs of Paris e The Island of the Dolls, bem como um Quiz musical utilizando a música 'I'm in love with a monster', da banda Fifth Harmony e tema do filme 'Hotel Transylvania'.