Quinta-feira, dia 10 de fevereiro de 2022
No dia 10 de outubro de 2021, durante reunião de planejamento envolvendo bolsistas de iniciação à docência (doravante IDs), supervisor e coordenadora de área (CA), discutimos a criação de oficinas relacionadas à atividade pedagógica pensada anteriormente chamada ‘Book Club’. As oficinas criadas a partir do ‘Book Club’ tinham como objetivo promover o aprendizado de língua inglesa articulado com questões étnico-raciais. Ao mesmo tempo em que os alunos refletiam sobre a temática, as oficinas propunham o exercício das 4 habilidades linguísticas (Listening, Speaking, Reading e Writing), levando em conta o uso de material multimodal, objetivando desenvolver habilidades artísticas e criativas, usando as competências da Base Nacional Comum Curricular como fundamentação.
Para que o projeto em questão fosse desenvolvido, os 8 Pibidianos alocados no Centro de Excelência José Carlos de Sousa dividiram-se em dois trios e uma dupla a fim de criar três oficinas, as quais foram intituladas: “A mulher negra e seu cabelo”, “Who am I in the world” e “Dr. Martin Luther King Jr.”.
Oficina 01: “A mulher negra e seu cabelo”
Com o objetivo de promover ensino de inglês por meio da problematização de questões da representatividade da mulher negra de forma lúdica, foram selecionados três materiais audiovisuais para serem expostos aos alunos, como parte da oficina: O curta metragem ‘Hair love’, o trailer da minissérie ‘Self made’ e a canção ‘Feeling Good’ da cantora/compositora e ativista negra Nina Simone. Todas as atividades propostas a partir destes materiais eram voltados às questões da beleza da mulher preta, valorização do trabalho feminino voltado ao desenvolvimento de cosméticos para o cabelo afro e do sentimento de liberdade de ser e saber quem é e se sentir bem com isso.
Oficina 02: “Dr. Martin Luther King Jr.”
A oficina foi desenvolvida também de forma lúdica, e um dos materiais utilizados foi a biografia de Dr. Martin Luther King Jr. Para apresentá-lo aos alunos que ainda não conheciam e nem sabiam da sua importância para a população negra estadunidense, também foi utilizado na oficina um vídeo com um trecho do discurso do ativista, a fim de estimular também a prática do ‘listening’. Como continuidade da atividade e das discussões até então, os alunos foram encorajados a falarem de forma breve como o mundo deveria/poderia ser sob a ótica do ativista Dr. Martin Luther King Jr.
Oficina 03: “Who am I in the world?”
A oficina foi composta por material a ser utilizado em duas aulas. Na primeira aula, a oficina se inicia com a inquietante pergunta: quem sou eu? É a partir dela que os alunos começam um debate de aquecimento para o tema central que foca no ser comumente marginalizado na sociedade patriarcal, na qual o racismo é estrutural. Nos slides, há uma explanação breve sobre as diferenças que temos e como nos constituímos no mundo, o que se conecta à reprodução da música-video ‘Brown skin girl’ de Beyoncé. A canção trata do enaltecimento da pessoa preta e reforça a questão da representatividade apresentar no vídeo personalidades como: Kelly Rowland, Lupita Nyong’o e Naomi Campbell. Já na segunda parte da aula, o foco esteve na autora Maya Angelou. Os slides apresentam uma breve descrição acerca de quem foi a autora e o que ela realizou em vida, além de um vídeo com maiores detalhes sobre sua história. Para finalizar a explanação acerca de quem foi a autora, há um vídeo dela declamando o poema ‘Still I rise’ que relata o poder do amor própri, de saber exatamente o que somos e sentir orgulho disso. Como atividade para a consolidação da aprendizagem houve uma orientação para que os alunos fizessem algo que melhor representasse a maneira como se sentiram em relação aos vídeos e como se viam no mundo, quem eram.
As oficinas foram realizadas em diversas aulas ao longo do mês de novembro, contando com momentos de desenvolvimento artístico dos alunos, exposição dos temas étnicos-raciais, exposição de opiniões e desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas em língua inglesa (speaking, reading, listening, writing). Por conta de medidas restritivas impostas em virtude da pandemia do novo coronavírus, os IDs não tiveram autorização para estar de forma presencial na sala de aula. Em virtude da situação, o professor supervisor ministrou as oficinas enquanto os IDs acompanharam de forma virtual através do Google meet.
Como resultado, obtivemos feedbacks positivos por parte dos alunos, os quais contribuíram para a realização de cada uma das oficinas, discutindo os temas e participando das atividades propostas. Ainda, recebemos retorno positivo do supervisor sobre o andamento das atividades durante a realização das oficinas, assim como um parecer mais completo depois de sua finalização.
A seguir é possível visualizar algumas imagens relativas aos momentos de execução das oficinas:
COMENTÁRIOS: