Segunda-feira, 03 de janeiro de 2022
A pandemia de COVID-19 impôs à sociedade diversas restrições, a exemplo do distanciamento físico entre as pessoas, em virtude do número de infectados e mortos em consequência da doença no nosso país. Diante desse panorama, o ambiente escolar também se viu impactado, já que diversas abordagens pedagógicas tiveram que ser adaptadas para o período.
Considerando o momento pandêmico que a comunidade escolar do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo ainda vivencia, a necessidade do uso de tecnologias e interação por meio dela, além do desenvolvimento de práticas pedagógicas mais atrativas para os alunos, realizamos a 2nd Halloween Fair – Morning Edition, feira escolar, que também adquiriu o formato de gincana, a qual teve seu momento de culminância virtualmente no dia 30/10/2021 com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da escola.
A 2nd Halloween Fair – Morning Edition foi realizada em salas virtuais do Google Meet e YouTube (em alguns momentos com salas simultâneas e em outros em sala única) –, planejada da seguinte forma:
• 1º momento: abertura da 2nd Halloween Fair – Morning Edition (duração de 30 min. - ao vivo);
• 2º momento: apresentações de seminários dos alunos em salas simultâneas, permitindo que aos espectadores contemplar diferentes trabalhos pesquisados e explanados;
• 3º momento: apresentações gastronômicas, por meio das quais os alunos apresentaram uma gravação do preparo de uma receita relacionada ao Halloween, em inglês (15 min. - gravado);
• 4º momento: concurso de fantasias virtual (30 minutos - ao vivo - com a necessidade de inscrição prévia);
• 5º momento: apresentações artísticas - incluindo música, dança, desenho, encenação etc. com a temática Halloween (duração de 50 minutos - gravado - precisou de inscrições);
• 6º momento: encerramento da 2nd Halloween Fair – Morning Edition (duração de 30 minutos), com finalização e contagem de pontos para cada tarefa realizada. Para isso, houve uma comissão julgadora formada por 03 professoras de inglês: profa. Cecília Neri (SEED-SE), profa. Alessandra Elisabeth (doutoranda UFS), profa. Ana Karina Nascimento (Coordenadora de Área do Pibid Inglês), as quais foram atribuindo pontos a cada grupo de acordo com a apresentação/cumprimento das tarefas.
Seguem alguns registros das atividades desenvolvidas:
FASE 4 “A” e 9º ANO “A”:
As turmas da "FASE 4 A" e "9º ano A" ficaram responsáveis pelo tema "Brazilian Halloween: is it possible a dialogue between Brazilian and foreign traditions? (Halloween brasileiro: é possível um diálogo entre as tradições brasileiras e estrangeiras?)", analisando como as comemorações estadunidenses e europeias chegaram ao Brasil e quais os impactos gerados na cultura brasileira.
3ª “A” e 8º “A”:
Na turma do 3°A e 8°A foi abordado o tema "Witches, candies, costumes... where does it come from? Discovering the symbolism and origins of Halloween." A equipe responsável pela apresentação explicou sobre a origem dos Celtas, simbolismos do Halloween e significado das cores. O objetivo era que houvesse um aprofundamento acerca dos simbolismos presentes na comemoração.
1º “C” e 3º “B”:
A equipe do 1° C e 3°B apresentou o tema Wicked Witch - A bruxa má, essa que é a principal representante do "Dia das Bruxas", como conhecemos erroneamente o Halloween. A equipe tratou dos estereótipos atribuídos a esse personagem que sempre assume uma forma feminina (quando é associado às más práticas), suas consequências e de que forma, nos séculos posteriores a anos de perseguição, tortura e morte, as mulheres buscam ressignificar o termo "bruxa" como um símbolo de resistência.
2º “A” e 3º “C”:
As turmas do 2° A e 3°C trabalharam o tema "Halloween in media: a matter of preserving the traditions of the holiday", focando em como o Halloween é abordado na mídia, e em geral, os impactos midiáticos na celebração anual do Dia das Bruxas. Também foi abordada a questão capitalista envolvida na difusão do Halloween pela mídia.
1º “B” e 3º “A”:
Com o tema "Different Representations of Halloween around the World and in Brazil: its impacts on local cultures", a equipe formada pelas turmas do 1° B e 3° A apresentou como a tradição do Halloween, apesar de haver sido propagada pelos EUA, é representada ao redor do mundo em diferentes países, além de estabelecer um paralelo com a situação no Brasil e o peso dessa "nova" tradição na cultura local.
1º “A” e 2º “C”
Os alunos do 1º ano A e do 2º ano C, apresentaram os trabalhos referentes ao seu tema: Halloween Literary: Spooky stories to tell in the dark. Nas apresentações, eles trataram sobre como o Halloween é representado no universo literário, bem como apresentaram contos que eles produziram.
2º “B” e 3º “D”:
As turmas do "2° ano B" e "3° ano D" ficaram responsáveis pelo tema "Halloween nowadays: linking traditional aspects to contemporary resignifications", analisando como essa data era celebrada em sua época original, comparando como essas tradições foram adaptadas para os dias de hoje. O objetivo da equipe era apresentar pontos de semelhança e divergência em relação à comemoração como foi originalmente apresentada.
COMENTÁRIOS:
Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
No dia 21 de janeiro, os pibidianos do Colégio Jackson de Figueiredo tiveram uma agenda diferente, sendo liberados da reunião do grupo de estudos do PIBID para a participação na 3° Feira de Matemática do Colégio Jackson de Figueiredo. Na Feira, realizada via Google Meet, os alunos do Ensino Médio realizaram apresentações com temas diversos, dentre eles: matemática na psicologia, oceanos de plástico, matemática na culinária, mulheres na matemática, matemática na medicina, quadriláteros e triângulos, matemática na genética, a importância da matemática no esporte e proporção áurea. Foram abordados, também, pontos muito interessantes, como aspectos e fatos do nosso dia-a-dia que parecem tão simples, monótonos e comuns, mas que possuem a matemática como ponto chave para a sua realização e acabam por passar despercebidos. Vale destacar, ainda, a interdisciplinaridade do evento.
A interdisciplinaridade é um elo entre o entendimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas, sendo importante por abranger temáticas e conteúdos que transpassam uma visão conteudista, permitindo a utilização de recursos inovadores e dinâmicos. Assim, o aluno passa a ver sentido no que aprende, algo muito importante em um cenário em que muitas vezes o estudante não consegue notar a aplicação do que aprende no seu dia-a-dia ou no seu futuro. Além de ser o primeiro contato dos pibidianos com os alunos da escola, os integrantes puderam ver um pouco do resultado obtido a partir das publicações feitas na página do Instagram @pibidcejf.2020, as quais foram elaboradas para auxiliar os alunos no desenvolvimento de seus trabalhos. Expandindo ainda mais a interação matemática-inglês, as turmas sob a orientação do supervisor Édipo usaram o idioma inglês nos materiais para a apresentação.
COMENTÁRIOS: