Google Classroom

"O Google Classroom ou a Sala de Aula do Google é uma ferramenta on-line gratuita que auxilia professores, alunos e escolas com um espaço para a realização de aulas virtuais. Por meio dessa plataforma, as turmas podem comunicar-se e manter as aulas a distância mais organizadas."

Essa plataforma permite que o professor poste atualizações da aula e tarefas de casa, adicione e remova alunos e ainda forneça um feedback. O serviço é integrado ao Google Drive, fazendo parte de uma diversidade de aplicativos para a educação.

Para ter acesso ao serviço do Google, o usuário precisa possuir uma conta de e-mail na plataforma.

Além do uso em computadores o sistema ainda conta com a possibilidade de ser utilizada em smartphones e tablets, através de um aplicativo próprio disponível na Google Play e Apple Store, possuindo portabilidade entre dispositivos. Outro diferencial é o sistema de feedback que é disponibilizado para que o professor possa dar todo suporte nas atividades, desde o início até o final.

O sistema de atividade ou postagem na plataforma vai gerar uma notificação direta no email do usuário e no aplicativo Google Classroom. Algumas funcionalidades dessa ferramenta são:

  • A criação de turmas virtuais;

  • Lançamento de comunicados;

  • Criação de avaliações;

  • Organização de todo material de maneira facilitada e otimização da comunicação entre professor e aluno.

O Classroom é eficiente e prático, podendo ser utilizado no computador ou dispositivos móveis. O professor tem o controle e monitoramento dos alunos. Desta forma, o docente pode trabalhar facilmente com essa ferramenta, no entanto é necessário atentar-se apenas para realidade dos alunos, ou seja, saber se todos possuem acesso a esses meios tecnológicos ou de alguma forma providenciar soluções para inclusão de todos.

Mesmo com o avanço das novas tecnologias, ainda existem algumas barreiras que tornam a sua utilização pouco praticada nas escolas, a exemplo: a falta de laboratórios de informática ou laboratórios defasados, assim como o acesso limitado ao uso da internet e a baixa velocidade de navegação ou falta de conexão em determinadas localidades.

Exemplos do Google Classroom:

_ Por causa da COVID , no Paraná a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) usa do Google Classroom como parceria para o armazenamento de vídeos quais são transmitidos na televisão e no aplicativo Aula Paraná. Somado a isso , os docentes da rede estadual tem a capacidade de adicionar materiais de reforço e pedir outras tarefas com data marcada .

_ No Distrito Federal, o Google Classroom já era utilizado por 44 mil estudantes e 4 mil professores da rede pública dentro do programa Escola em Casa DF; agora, ele se tornou a ferramenta oficial para aulas à distância. O acesso não descontará da franquia de dados, então alunos e docentes poderão usá-lo totalmente de graça.



REFERÊNCIAS
Google for education. Disponível em: <https://www.google.com/intx/pt-BR/edu/products/productivity-tools/>. Acesso em: 30 de outubro de 2020.Google Classroom. Play Store. Disponível em: <https://play.google.com/store> Acesso em: 31 de outubro de 2020.