Realidade Virtual

No ano de de 1938, o francês Antonin Artud usou o termo em seu livro Le. Théâtre et son double, sugeriu um teatro onde "a ilusão de personagens (...) criava uma realidade virtual, simulando efeito 3D buscando "teletransportar" pessoas para outros lugares, um desejo da imaginação do ser humano.

Desse modo, a partir desse meio tecnológico, surgiram alguns objetos que possibilitaram tal feito, como o óculos de realidade virtual a qual cria uma ilusão através da estereoscópica, na qual duas imagens diferentes são geradas forjando a sensação de realidade. Eles têm a utilidade de assistir a filmes e games, nos anos 2010 essa tecnologia se aperfeiçoou atendendo a outras funções além de filmes e games, começou a ser utilizado, também em treinamento para soldados dos EUA, para o tratamento de fobias e na educação.

Nesse viés, a realidade virtual já vem sendo praticada na sala de aula. Em São Paulo, essa prática ganhou destaque no ensino infantil com as disciplinas de ciências, geografia e história, chamado de Google Expeditions. O professor que decide o ambiente que os alunos devem visitar.

Essa prática inovadora beneficia no aprendizado do aluno, pois o aluno irá conseguir o acesso virtualmente de lugares e espaços que outrora não poderia está ou visitar. Estão essa ferramenta promove essa integração de realidade e o virtual.

A realidade virtual, de modo geral, pode ser aplicada em cinco áreas específicas: jogos e entretenimento, comunicação à distância, simulação e treinamento, tele presença e visualização. Atualmente, também pode ser aplicada em diversos setores da indústria, desde o planejamento de fábricas, simulação da produção, auxílio na divulgação de produtos, treinamento de funcionários e validação de protótipos. Contudo, a todo momento surgem novas aplicações nas mais variadas áreas do conhecimento e de maneira bastante diversificada, em função da demanda e da capacidade criativa do homem.

Essa tecnologia é um ambiente gerado pelo computador em que o usuário tem disponibilidade de controles tridimensionais de maneira altamente interativa, podendo manipular e explorar dados em tempo real, como: à manipulação de objetos virtuais através de capacete , luvas ou corpo (usualmente), gerando uma experiência única.

Na área da educação, os profissionais tem focado na criação de ferramentas e programas computacionais aplicados ao ensino com o objetivo de aprender a teoria e a prática ao mesmo tempo, facilitando o aprendizado do aluno, pois, com a realidade virtual esse conhecimento poderá ser potencializado.

Os aparelhos necessários à realidade virtual são basicamente um console – celular, computador ou outro dispositivo – e um óculos especial, que disponibiliza uma pequena tela campo de visão.

Exemplos de Realidade Virtual :

_A escola de inglês Beettools procura revolucionar a educação de línguas com uso lúdico e da interação holográfica da realidade virtual para tal .

REFERÊNCIAS
BRAGA, Mariluci. Realidade Virtual e Educação Revista de Biologia e Ciências da Terra. vol. 1, núm. 1, 2001, p. 0 Universidade Estadual da Paraíba Paraíba, Brasil .
CASAS, Luís. Contribuições Para Modelagem de um ambiente inteligente de educação baseado em realidade virtual. 1999.Florianópolis , Brasil.