Agende sua consulta pelo Whatsapp
Após um Ferimento para certificar-se que não há lesão de Tendão ou Nervo (e também músculos e ligamentos) e os vasos sanguíneos (artéria e veia), é importante realizar o exame físico.
Todo corte na mão em que foi necessário dar pontos (sutura), deve necessariamente ser avaliado quanto a possibilidade de lesão das seguintes estruturas:
-Tendão flexor Profundo
-Tendão flexor Superficial
-Nervo digital Radial
-Nervo digital Ulnar
-Tendão extensor
E nas lesões do pulso pode haver lesão de:
-Nervo Mediano
-Nervo Radial
-Artéria Radial
-Artéria Ulna
Nem sempre é necessário exames de ressonância e ultrasson para confirmar a integridade dessas estruturas nobres, desde que seja realizado um bom exame físico.
Estréia em agosto.
Neuroma é um tipo de tumor de nervo, que geralmente se desenvolve após um traumatismo (corte com vidro, faca, acidente, fratura, compressão prolongada
1) O que é?
2) Como é o tratamento?
O Neuroma de Morton no pé é o mais frequente, mas ele também se forma com frequência nos cotos, após amputações de dedos.
Pode dar sintomas como choque, queimação, dormência, formigamento, hipersensibilidade e dor membro fantasma (parestesias).
Os cortes com faca e vidro comumente levam a lesões de tendões e nervo dos dedos.
Neste vídeo é apresentado um caso que foi feito a tenorrafia e a neurorrafia, isto é, a sutura do tendão e do nervo.
O procedimento foi realizado sob anestesia local. (Técnica WALANT)
Tendão é a parte final do músculo que se insere no osso (como na imagem)
Nervo, a grosso modo, é como se fosse "fiação elétrica"; ele leva a mensagem de tato e sensibilidade do corpo para o cérebro e leva o comando (por exemplo, o desejo de movimento) do cérebro para o músculo... O músculo por sua vez contrai e movimenta o tendão, que vai movimentar a articulação.
Eles durante a cirurgia apresentam coloração (branca-amarelada) e aspecto (cilíndrico) semelhante.
Neurotmese do nervo digital (nervo dos dedos da mão) decorrente de corte na palma da mão, submetido a tratamento cirúrgico com microneurorrafia com prolene 7.0
A degeneração Waleriana é um processo de "limpeza" no qual a parte do axônio que é separada do corpo do neurônio (porção distal) degenera.
O nervo após a neurorrafia cresce em média 1mm por dia.