Agende sua consulta pelo Whatsapp
Após o tratamento da fratura do rádio, seja com cirurgia ou seja conservador (gesso), é comum ocorrer limitação dos movimentos do punho. "junta dura ou endurecida".
A Fisioterapia é fundamental para uma boa recuperação da amplitude de movimento das articulações e para evitar aderências, artrofibrose e outras complicações como Distrofia (Síndrome Dolorosa Regional Complexa)
O "inchaço" ou edema pode agravar quando a circulação sanguínea não está boa.
Com a elevação do braço ou da perna, o processo de retorno venoso do sangue é favorecido e isso melhora a circulação (das veias que levam o sangue ao coração) e assim aliviar o inchaço ou edema.
A movimentação também favorece uma boa circulação do sangue.
No Pós-operatório da Síndrome do Túnel do Carpo é fundamental a movimentação dos dedos... Eu recomendo que já se inicie no mesmo dia da cirurgia. Neste vídeo chamo a atenção para um detalhe que considero muito importante: a flexão da metacarpo-falangeana Fazer movimento e exercícios simples vai ajudar na prevenção de muitas complicações, como por exemplo a distrofia e fazer com que a recuperação seja muito mais rápida.
A fisioterapia e reabilitação pós-operatória são fundamentais para um bom resultado. Os exercícios com a bolinha podem ajudar quando bem indicados, mas em algumas situações ela pode ser prejudicial;
Na primeira fase da reabilitação da mão, o ganho de ADM (Amplitude de Movimento) é a prioridade e a bolinha não ajuda e pode até atrapalhar nessa fase!!
Tanto no tratamento conservador (com gesso) quanto no Pós-operatório de fraturas do Punho (rádio distal) é fundamental a movimentação dos dedos!
Eu recomendo que se inicie o mais precoce possível, pois isso já funciona como uma "fisioterapia" e uma reabilitação... Previne edema (inchaço) e pode evitar rigidez articular (endurecimento das juntas)
Neste vídeo eu chamo atenção para alguns detalhes que eu considero muito importante na hora de movimentar os dedos;
O uso da faixa elástica compressiva auxilia em muitos casos de reabilitação de lesão das mãos e dos dedos.
O dedo inchado atrapalha a recuperação do movimento e por isso é importante o controle do edema!
A faixa pode ser útil em Pós-operatórios (Lesões de tendão (tenorrafias), fraturas de falange, fraturas de metacarpo, lesões de ligamentos e luxações dos dedos).
É muito comum que após uma luxação, o dedo permaneça edemaciado por longo período.
Orientações que auxiliam no tratamento de doenças inflamatórias da mão e dos dedos como Síndrome do Túnel do Carpo, Tendinites, Tenossinovites, Síndromes compressivas e edemas e inchaços em geral.
Recuperação da Mão e Plasticidade Cerebral
Terapia com Rocky Balboa
Orientações para o Pós-operatório da Cirurgia de Tenorrafia (sutura do tendão) dos Flexores dos dedos da mão.
Após o tratamento cirúrgico, que é a sutura (costura) do Tendão, a mão e os dedos têm que ser protegidos por 3 semanas para não arrebentar os pontos...
Mas ao mesmo tempo, a mão não pode ficar completamente parada e imobilizada por muito tempo, pois o tendão tende aderir (grudar) no osso, na pele e nas polias... E essa aderência não melhora fácil com Fisioterapia e o dedo pode ficar duro e perder parte dos movimentos...
Movimento ATIVO dos dedos não são permitidos, pois pode romper os pontos.
Movimentos PASSIVOS são importantes para diminuir a aderência!!
Essas orientações já servem como fase inicial da FISIOTERAPIA!
1) O que é o inchaço/edema e qual o problema disso nas mãos e dedos?
2) Como é a recomendação pós-operatória imediata nos seguintes casos?
A) Rádio distal e EscafóideB) Fratura de metacarpos e falangesC) Lesões de tendão3) Como é a reabilitação após retirada da imobilização nos seguintes casos?
A) Rádio distal e EscafóideB) Fratura de metacarpos e falangesC) Lesões de tendãoDra Ieda, Terapeuta Ocupacional e Especialista em Terapia da Mão.
Exercícios de reabilitação da mão (musculatura intrínseca)
Abrir
Balançar
Cruzar
Dividir/dancar/dedão
Esticar
Fechar
A Musculatura intrínseca é especial = alta proporção de neurônio por fibra muscular.
Músculos de Altíssima Precisão:
Lumbricais
Interósseos palmares
Interósseos dorsais
Abdutor do mínimo
Oponente
Flexor curto
Tendões
Flexores profundos
Flexores superficiais
Extensores
Articulações:
Metacarpo-falangianas
Inter-falangianas proximal
Inter-falangeanas distal
Músculos intrínsecos:
Lumbricais
Interósseos Palmares
Interósseos Dorsais