A Terapia Manual é uma das ferramentas da fisioterapia que consiste na aplicação de técnicas com as mãos sobre o corpo do paciente, com o objetivo de promover o retorno da função normal dos seus sistemas. Todas as pessoas podem se beneficiar das técnicas que a Terapia Manual oferece e não precisa estar doente ou com alguma disfunção para solicitar o atendimento de um fisioterapeuta que trabalha com esta ferramenta.
Várias abordagens ou técnicas da Terapia Manual evoluíram com o passar dos anos e são muito aplicadas, para o trabalho de condições clínicas neuromusculoesqueléticas, englobando articulações, músculos, fáscia e sistema nervoso periférico. As modalidades que um terapeuta manual utiliza em seus atendimentos são: mobilização articular, manobras miofasciais, manobras neuro meníngeas, cadeias musculares, terapia crânio-sacral e terapias viscerais.
Para entendermos como funciona e quais objetivos alcançados através da Terapia Manual, precisamos saber que a base da especialidade é o conhecimento da anatomia, principalmente a anatomia musculoesquelética.
Após uma avaliação cinesiofuncional, o fisioterapeuta terá informações necessárias para identificar e corrigir as possíveis disfunções de movimento que podem estar relacionadas às articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores. Através de cada técnica ou combinação de técnicas específicas para cada queixa, proporcionará ao paciente:
Redução de dores musculares e articulares;
Diminuição das tensões;
Lubrificação intra-articular;
Aumento da flexibilidade dos tecidos conectivos (músculos, cápsulas, ligamentos, tendões);
Prevenção contra bloqueios intra-articulares;
Melhora no funcionamento visceral e neural.