A Microfisioterapia é uma técnica francesa que tem como base científica a Embriologia, a Filogênese e a Física Quântica. Do ponto de vista Embrionário, a pele e o sistema nervoso são formados a partir do mesmo grupo celular: o Ectoderma; existindo assim, uma comunicação entre a mente e o corpo.
O corpo humano, como todo ser vivo, é capaz de se adaptar, se defender e se corrigir de eventos agressores. Quando essas agressões ultrapassam o limite de defesa do corpo, haverá uma modificação no funcionamento das células, prejudicando a vitalidade do organismo, fazendo com que determinadas regiões ou órgãos estejam mais susceptíveis a doenças. A técnica, que foi desenvolvida pelos fisioterapeutas e tem o objetivo de desencadear mecanismos de autocorreção para reprogramar a memória celular dos traumas físicos, psíquicos e tóxicos que ficaram registrados no organismo.
A Microfisioterapia vai procurar através de uma técnica de “micropalpação” manual e específica, os traços deixados por essas agressões, impressas no corpo do paciente, estimulando o reestabelecimento da vitalidade do organismo.
Uma revolução da Fisioterapia atual
Na década de 1980 os fisioterapeutas franceses Patrice Bénini e Daniel Grosjean desenvolveram esta técnica manual que propõe a partir de palpações mínimas e suaves na pele, desencadear um processo de auto-cura das lesões. Segundo os fundadores da técnica, todo ser vivo é concebido para reagir as agressões sofridas, mas quando essas ultrapassam o limiar de defesa do organismo, a vitalidade dos tecidos é alterada e surgem as várias doenças. Os microfisioterapeutas acreditam que é possível restabelecer o equilíbrio do organismo oferecendo-lhes doses infinitamente pequenas daquilo que gerou a lesão no tecido - exatamente como fazem os remédios homeopáticos.
O objetivo da Microfisioterapia é restaurar a vitalidade dos tecidos do corpo que foram afetados por algum trauma - seja uma torção, uma infecção por vírus ou um choque emocional. A terapia se baseia na descoberta de que todos os tecidos do corpo, do epitelial ao nervoso, guardam a memória dos traumas físicos e psíquicos que sofreram em qualquer fase da vida. Podemos reencontrar e datar os acontecimentos que iniciaram o processo de desorganizar um tecido ou um órgão, provocando o desenvolvimento de doenças. Esse diagnóstico é feito por meio de micro-palpações na derme e na epiderme. A ação do terapeuta é realizar no tecido palpado atos que simulem, em micro-escala, a origem do trauma e despertar os mecanismos de auto-correção. ?? como uma vacina, que inocula o vírus em pequena quantidade, que não causa a doença mas faz o organismo produzir anticorpos.
A Microfisioterapia é indicada para qualquer pessoa, independente da patologia ou idade. Não existe agravamento das patologias mas poderão surgir reações físicas ou emocionais. O corpo tenderá eliminar os agentes agressores e poderão surgir reações físicas e/ou emocionais que devem desaparecer em dias ou semanas. ?? indicado a ingestão de água para que a eliminação destes eventos seja facilitada.
As sessões geralmente são espaçadas entre 30 a 90 dias dependendo da prescrição e estado individual de cada pessoa; resultados devem surgir entre as duas ou três primeiras sessões.
A Microfisioterapia é uma técnica complementar que visa encontrar a causa dos problemas, não se opõe a Medicina ou Fisioterapia, atua de forma preventiva e curativa.