A Leitura Biológica é uma técnica que foi desenvolvida pelo Dr. Emmanuel Corbeel e que tem como base os estudos do Dr. Ryke Geerd Hamer, e segundo o mesmo, “A diferenciação entre a psique, cérebro e corpo é puramente acadêmica. Na realidade, eles são uma só coisa.
Uma coisa sem a outra é inconcebível”. De acordo com esses estudos, o cérebro age como mediador entre a psique e o corpo, com ambos recebendo e transmitindo funções. No mesmo instante que surge um conflito, a psique associa ao evento uma memória negativa e essa associação é inconsciente. O resultado disso é que futuramente, quando a pessoa sofrer um conflito em que a percepção for parecida, o corpo fará uma releitura daquele conflito inicial, potencializando a reação, gerando assim sintomas físicos e emocionais. Por exemplo: doenças de pele podem ter um fundo emocional relacionado à perdas e separações. Dores musculoesqueléticas podem estar relacionadas ao sentimento de impotência e desvalorização.
Com a técnica, damos informações verbais baseadas em mapas cerebrais específicos a tecidos embrionários e memórias filogenéticas, dessa forma, resignificando o conflito e estimulando o mecanismo de autocura.
Segundo a Dra. Elke Nevado, você deve procurar as técnicas quando perceber que algum órgão não está funcionando bem, quando apresentar algum tipo de dor e/ou quando apresentar instabilidade emocional. Ou seja, quando você se encontrar em uma situação que não tenha a “sensação de bem-estar”, pois este é um indício de que o organismo não está equilibrado.