Magnetita

Fe3O4 

DEFINIÇÃO

A magnetita é um óxido muito comum, ocorrendo em muitos tipos de rochas. Tem enorme importância como minério de Fe, V e Ti, entre outros. Participa da composição de muitos outros tipos de minérios. Magnetita é o mineral mais magnético conhecido e pode conter Ti, Mn, Mg, Zn, Ni, Al, Cr e V. Integra o Grupo do Espinélio e possui relações complicadas com ilmenita, hematita, hercynita e ulvöespinélio. Magnetita é o mineral opaco mais importante e mais comum em quase todas as rochas ígneas e metamórficas, ocorrendo geralmente em grãos pequenos. Nas rochas ígneas normalmente ocorre como titanomagnetita, com a substituição de algum Fe por Ti (Fe2TiO4). Através de processos de segregação magmática ou metamorfismo de contato pode formar depósitos econômicos. 

Associa-se a cromita, ilmenita, ulvoespinélio, rutilo, apatita, silicatos (em rochas ígneas); pirrotita, pirita, calcopirita, pentlandita, esfalerita, hematita, silicatos (ocorrências hidrotermais e metamórficas); hematita e quartzo (ocorrências sedimentares). Não há uma paragênese específica, própria, diagnóstica 

REFERÊNCIA

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Magnetita. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/minmicro/Magnetita.pdf\>. Acesso em: 20 dez. 2023.