Rocha é um agregado consolidado de um ou mais minerais formado por processos naturais abaixo da crosta terrestre, pela fusão do magma, extravasamento e sedimentos orgânicos . Além de minerais, as rochas também podem conter matéria orgânica, fósseis, água, vidro vulcânico e outros componentes sólidos naturais.
As rochas estão em constante transformação, passando de um tipo a outro, em virtude das dinâmicas interna e externa da terra. Podendo ser classificadas em:
ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS: são formadas pela cristalização de magmas, que são líquidos na sua maioria silicáticos e de alta temperatura, provenientes do interior da terra.
ROCHAS SEDIMENTARES: são o produto da consolidação de sedimentos da superfície terrestre.
ROCHAS METAMÓRFICAS: são o produto da transformação de qualquer tipo de rocha quando exposta a um ambiente cuja as condições físicas (pressão, temperatura) ou composição química são muito distintas daquelas onde a rocha se formou originalmente.
https://didatico.igc.usp.br/rochas/
TEIXEIRA, Wilson (Org.). O ciclo das rochas. In: TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a terra: A terra sólida: minerais e rochas. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. Cap. 6. p. 130-151.
Colabore em melhorar nosso site clicando AQUI!
A avaliação e sugestões para o Museu Virtual de Rochas e Minerais tem por objetivo entender o nível de satisfação de nossos usuários e acolher possíveis sugestões para melhorar o acesso ao conteúdo.