Chumbo (Pb)

O chumbo (Pb), pertencente ao grupo IV B da Tabela Periódica, apresenta dois estados de oxidação estáveis: Pb(II) e Pb(IV), sendo o íon plumboso (Pb+2) o mais relevante na química ambiental. Sua densidade é de 11,34. Classificado como chalcófilo, o Pb possui longa resistência no ambiente devido à baixa solubilidade e baixa modificação por atividade microbiana, garantindo sua presença na cadeia solo-planta-animal. Em comparação com outros metais pesados, o Pb é considerado o menos tóxico para as plantas, com uma ordem de toxidez que varia entre diferentes espécies. Alguns estudos mencionam um efeito aparentemente benéfico da adição de Pb aos fertilizantes, porém é pouco provável que as hortaliças, que recebem altas doses de adubos, alcancem concentrações de Pb no solo que excedam os limites permitidos, como 2 mg/kg no Canadá. O teor de Pb na crosta terrestre é, em média, de 16 mg/kg. Está presente em rochas ultramáficas, basálticas, graníticas, calcários, entre outros. No solo, o cromo aparece na solução, como acontece com os elementos em geral, é a fonte imediata para raiz, estando nele contido em equilíbrio dinâmico com os demais compartimentos. Também pode estar presente em superfícies adsorventes do complexo de troca argila-húmus, óxidos de Fe, Al e Mn, carbonatos alcalinos terrosos, húmus, rede cristalina de argila.

MINERAIS QUE POSSUEM CHUMBO EM SUA COMPOSIÇÃO:

Galena , Vanadinita .

 

REFERÊNCIAS:

FERNANDEZ, Manlio S.  Nutrição mineral de plantas. SBCS, 2006.

MALAVOLTA, Eurípedes. Manual de nutrição mineral de plantas. Pavilhão de Chimica, ESALQ: CERES, 2006. 

MARÇAL, Wilmar Sachetin; CAMPOS NETO, Otávio; NASCIMENTO, Marcos Roberto do. Valores sangüíneos de chumbo em bovinos Nelore suplementados com sal mineral naturalmente contaminado por chumbo. Ciência Rural, v. 28, p. 53-57, 1998. 

SHARMA, Pallavi; DUBEY, Rama Shanker. Toxicidade de chumbo em plantas. Brazilian Journal of Plant Physiology, v. 17, p. 35-52, 2005.