Os indígenas

os indígenas

O território hoje compreendido pelo município de Caxias do Sul, foi habitado por indígenas do tronco linguístico Macro Jê, que chegaram à Encosta Superior do Planalto Meridional por volta de 2.000 anos antes da nossa era.

Seus descendentes atuais são os índios Kaingang ou Xokleng, que vivem em determinadas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

visita virtual ao museu

Visita virtual ao Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn

Parte do acervo referente aos povos originários de Caxias do Sul. Fotógrafo: Guilherme Sorgetz

Os kaingang

Os Kaingang viviam da caça e da coleta do pinhão e de frutas silvestres.

Eles eram nômades, pois fixavam-se em locais com abundância de alimento e animais, sazonalmente, e deslocavam-se quando a oferta de alimento diminuía e ou de acordo com as estações.

Confeccionavam alguns objetos em um tipo de cerâmica e pedra e abrigavam-se em “casas subterrâneas”, criadas pela movimentação de terra e com aspecto similar ao de buracos.

Suas habitações

A estrutura de sua habitações podia ter até 11m de diâmetro e 4,5m de profundidade, muito conhecidas como buracos de Bugre, pois eram construídas abaixo do nível da superfície, elas possuíam esse formato pelo seu uso temporário que, segundo escavações arqueológicas realizadas, observou-se que as estruturas eram ocupadas várias vezes.

Parte do acervo referente aos povos originários de Caxias do Sul. Fotógrafo: Guilherme Sorgetz
Ferramentas como: Polidor, quebra-coquinhos; percutores e lâminas de machado. Fotógrafo: Guilherme Sorgetz

Sítios arqueológicos

Ainda hoje, o município de Caxias do Sul, conta com locais ocupados pelos indígenas e fazem partte de nossa história. Esses locais são considerados Sítios arqueológicos e devem ser preservados para aprofundamento de futuros estudos. Há sítios localizados nos distritos de Ana Rech, Santa Lúcia do Piauí, Vila Seca e Criúva, entre outros.

Campo dos Bugres

Esta região era conhecida como Campo dos Bugres, pois séculos atrás, quando a primeira estrada era aberta na região, nas subidas de morros, abrindo picadas na mata virgem, os tropeiros atingiram um grande espaço aberto, onde encontraram vestígios da presença de indígenas. Eles denominaram o local de “Campo dos Bugres”.

Mãos de pilão, almofariz com mão de pilão e bifaces Fotógrafo: Guilherme Sorgetz
Colar feito de cascas de sementes unidas com imbira, em 1879. Fotógrafo: Guilherme Sorgetz

Por que bugres?

O termo Bugre vem do latim, referindo-se aos habitantes da região conhecida como Bulgária. Desde seu início, a expressão já era depreciativa, uma vez que os Búlgaros, muitos séculos atrás, eram considerados hereges pela igreja Católica Apostólica Romana, assim o termo passou a ser usado para falar de pessoas rudes, grosseira, incultas e heréticas, e isso era exatamente como os conquistadores e os colonizadores europeus enxergavam os povos indígenas brasileiros em geral, portanto, foi com naturalidade que passaram a aplicar a eles a depreciativa designação de Bugres.

O acervo

O acervo do Museu Municipal possui acervo doado pelos professores Fernando La Salvia e João Alberione. Podemos observar acervo diverso de objetos confeccionados em pedra e cerâmicas. Eles os utilizavam em suas atividades cotidianas, como caçar, se alimentar, se proteger, se enfeitar e nos seus ritos.

Fragmentos de cerâmica. Fotógrafo: Guilherme Sorgetz
Fragmentos de cerâmica. Fotógrafa: Paola Morgan Riva

A cerâmica

Eles também confeccionavam a cerâmica: potes, tigelas, entre outras feitas a partir do barro modelado e que serviam para acondicionar alimentos.

Povos que habitam a América do sul

Os povos que habitaram a América do Sul viveram independentes do resto do mundo durante milhares de anos. Na Floresta Amazônica, hoje, ainda é possível se observar muitos povos indígenas vivendo em harmonia com a natureza.

A cidade de Caxias do Sul continua recebendo diferentes etnias até hoje, formando a cidade plural que somos.

Núcleo, bolas de boleadeira, peso de rede/furadores, bumerangóides, adornos e pontas de projétil. Fotógrafa: Paola Morgan Riva

Pesquisas relacionadas

UM POUCO SOBRE - Arqueologia #1

Primeiro episódio da websérie "um pouco sobre", nesse episódio, aprofundamos mais sobre o estudo da arqueologia de Caxias do Sul.