Cineclube

Cineclube é um projeto criado pela equipe da Diretoria de Museus para realizar a divulgação de documentários e filmes com o objetivo de aprofundar o estudo sobre Caxias do Sul, suas diferentes regiões e etnias.


Campo dos bugres

Sinopse: O resgate da história de Caxias do Sul antes da chegada da imigração. Os relatos dos historiadores Campos Neto e João Spadari Adami inspiraram a realização do Documentário Campo dos Bugres, com direção de Juliano B. Flores. A obra remonta a travessia do Capitão Antônio Machado de Souza e sua cruzada entre Montenegro e os Campos de Cima da Serra no ano de 1864, abrindo novo caminho pela floresta dos pinhas, o que culminou na descoberta do Campo dos Bugres, atual cidade de Caxias do Sul. O documentário traz informações preciosas sobre a origem indígena e gaúcha da região serrana do Rio Grande do Sul. Uma narrativa com atores, depoimentos históricos e constituição.

Duração: 15 min. Ano: 2009

ECO DAS MONTANHAS

Sinopse: As memórias de um idioma antigo – o cimbro – formam uma delicada ponte entre dois personagens de realidades e terras distantes. O filme documentário Eco das montanhas narra o encontro entre um jovem do norte da Itália e uma anciã brasileira descendente de imigrantes italianos, no sul do Brasil. A partir desse encontro, palavras antigas são resgatadas, uma canção exilada no tempo encontra, emfim, ecos da identidade de pessoas e de culturas separadas pelo tempo, pela história, pelo mar. Agora, a memória une e adia o ocaso de uma língua, de uma tradição originária do velho mundo e praticamente desconhecida no mosaico de origens e influências da cultura brasileira. Produção Brasil e itália

Duração: 45 min Ano: 2008

Caxias do Sul, Tradição e Inovação de um Povo

Sinopse: Um filme documentário em longa-metragem que investiga como surgiu, como se desenvolveu, os fatos mais importantes, as figuras proeminentes, as influências sociais, econômicas, políticas e culturais que formam a Caxias de hoje. Através de imagens inéditas, fotografias depoimentos e registros do cotidiano, o filme apresenta a saga de um povo que construiu uma cidade de referência mundial em crescimento e qualidade industrial, calcada em muito, dedicação e pioneirismo.

Duração: 74 min. Ano: 2010

PROIBIDO FALAR ITALIANO

Sinopse: Conta a história de Agnolino Capobanda, 90 anos, descendente de imigrantes italianos, que foi perseguido por falar o único idioma que sabia, o italiano. Durante as décadas de 30 e 40, o Regime do Estado Novo tentou unificar o país criando uma identidade brasileira única, especialmente durante os anos em que o Brasil atuou na Segunda Guerra Mundial. Foram tempos difíceis, onde muitos imigrantes eram perseguidos e humilhados.

Duração: 24 min. Ano: 2012

A HONRA DO TRABALHO

Sinopse: As histórias contadas aqui têm um eixo em comum: o da honra de ter trabalhado em uma empresa que cresceu fazendo crescer a competência de seus trabalhadores. Muitos deles, depois de fazer carreira na Eberle, abriram suas próprias indústrias, levando para elas os mesmos valores, que poderiam ser resumidos na expressão: “fazer com zero defeito”. Sentir-se honrado pelo trabalho feito num ambiente que estimulava o aprender e o fazer bem feito: eis a história comovida de homens e mulheres que viveram dentro da Metalúrgica Eberle, patrimônio da cultura industrial de Caxias do Sul.

Duração: 37 min. Ano: 2013

fESTUVA 1954

CAXIAS DO SUL RS

Sinopse: Filme produzido com o objetivo de divulgar a Festa da Uva de 1954 e a cidade de Caxias do Sul. Na análise, deve-se considerar o contexto e a tecnologia daquele período. O uso das imagens foi cedido por Matha e Myrthes Tomazoni ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Duração: 19:46 Ano: 1954

Inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante

Sinopse: Documentário que mostra a inauguração da pedra fundamental em 28/02/1950 pelo Presidente da República Eurico Gaspar Dutra e a Inauguração do Monumento Nacional ao Imigrante em 28/02/1954 pelo Presidente da República Getúlio Vargas

Duração: 5 min. Ano: 1954