Lei "Cultura Melhor, Sociedade Melhor", ajude a transformar o campo cultural da cidade.
O Museu Municipal Maria Clary Frigeri Horn foi criado pela Lei Municipal nº 2 de 3 de outubro de 1947, tendo funcionado por 20 anos no prédio situado na Rua Dr. Montaury, em frente a Praça Dante Alighieri. Quando houve a demolição do prédio, o acervo pertencente ao Museu foi transferido provisoriamente para o CTG Rincão da Lealdade.
Às vésperas dos 100 Anos das comemorações do Centenário da Imigração Italiana, em 1974, diversas ações passaram a ser desenvolvidas no município, dentre elas a retomada do Museu Municipal que agora passaria a ocupar o prédio da antiga prefeitura, construído em 1884.
A espaçosa edificação foi residência da família Morandi Otolini, no final da década de 1880. O sobrado colonial com janelas simetricamente alinhadas, demonstram uma tradição neoclássica, traduzida pela concepção eclética. A escadaria com balcão balaustrado e pelota decorativa, a fachada com cornija que marca a divisão dos pavimentos e platibanda cega são alguns dos elementos arquitetônicos que destoam dos casarios de madeira predominantes naquele período. TEXTO TEXTO TEXTO
Em 1894, a casa foi arrematada em leilão pelo poder público. Transpondo anos e governos, foram sendo feitas melhorias e ampliações. Assim, ela foi sede Guarda Municipal, Escola, Intendência e Prefeitura. Desde 1974, mudanças foram feitas para abrigar as exposições, os acervos, as oficinas e as salas técnicas do Museu Municipal, tal como a construção de um anexo em 1998.
A sala das exposições itinerantes.